Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


O Rosário Notícias entrevistou Calvet Filho pré-candidato a Prefeito pelo PSDC

Por Renato Waquim / Isaias Rocha
Rosário Notícias / Zill de Bacabeira


CONVENÇÃO

O PSDC de Rosário, em Conferência Municipal que se realizou no último dia 13, confirmou o lançamento do jovem Calvet Filho, de 24 anos como pré-candidato à Prefeitura de Rosário, além de vários pré-candidatos a vereador e pré-coligações para a disputa das eleições municipais.

Além dos nomes dos pré-candidatos, o PSDC também renovou a sua direção municipal na Conferência, e elegeu os delegados que deverão representar o diretório local na Conferência Estadual.

Após um longo período de discussão com a sua militância, o PSDC definiu pelo lançamento de uma candidatura própria à Prefeitura. Os dirigentes entendem que há, no espectro político de Rosário, um largo espaço a ser preenchido por uma candidatura que tenha um perfil claro de esquerda, de sentido progressista. A avaliação dos lideres do partido é de que os nomes até o momento apresentados como prováveis candidatos a prefeito situam-se todos no campo, ou seja, todos já são velhos conhecidos da população.


ENTREVISTA

Após as confirmações na Conveção e na última quinta-feira Renato Waquim e Isaias Rocha entrevistaram o pré-candidato a prefeito do PSDC, o jovem Calvet Filho. A entrevista é autoria do Zill de Bacabeira, O Quarto Poder e do Rosário Notícias a principio.

O Policial Militar e militante sócio-ambiental sempre envolvido em movimentos estudantis, Calvet Filho se sente cada vez mais à vontade para dizer o que pensa. Nascido em Rosário, Maranhão, foi o candidato a deputado federal mais bem votado da cidade em 2006 e é dono de uma simpatia imensa, cultiva um estilo direto, sem filtros. Em sua residência, recebeu reportagem do RN para uma conversa que durou quase uma hora. Não economizou palavras na direção de políticos que considera desatentos às questões sociais de um povo, em certos casos, até mesmo acomodados. “Existem políticos de profissão, aqueles que vivem dela, e outro que entram para mudar e não aceitam injustiças, é assim que me considero, pois não aceito injustiças”, frisou. Como Policial Militar, ele visa melhorar a prestação de serviço para atender sempre os princípios da entidade, como cidadão sempre ralou para alcançar seu objetivo na área profissional. Calvet Filho diz que a solução para Rosário está na mudança, e apostar no novo será investir no desenvolvimento para se alcançar um objetivo. “Não há outro caminho”, sustenta e esclareceu seu posicionamento no segundo turno das eleições de 2006, "a chamada Frente de Libertação em Rosário me abandonou", afirmou.


RN - Calvet Filho nos conte um pouco de sua historia Política?

Calvet Filho - A minha história é como a de muitos brasileiros que se propõem a criar um espaço, e entrei na política recentemente em 2006 quando fui candidato a deputado federal, o mais bem votados nesse município.


RN – Você sempre viveu em Rosário?

Calvet Filho – Meus pais sempre moraram em Rosário, e sempre tivemos uma vida dura, pois sempre busquei alcançar meu objetivo, e diferente dos demais candidatos que buscam interesse próprio, mas não moram na cidade, e por isso não conhecem a realidade desse município, agora posso afirmar! “Eu sim conheço minha cidade porque vivo aqui”!


RN – Segundo informações da população, sua eleição é certa como vereador, mas por que você quer ser candidato a prefeito?

Calvet Filho – Tenho um projeto que visa o crescimento desta cidade, posso afirmar isso porque sei o que é “povo” e já passei tudo que um cidadão comum já viveu, na política existe muitas surpresa, não existe favoritismo é um jogo e só ganha quem tiver mais bem articulado.


RN – Qual a grande distinção do Calvet Filho para os outros pré-candidatos?

Calvet Filho – Como pré-candidato a Prefeito tenho suporte maior para ajudar a população de Rosário, pois conheço as necessidades do povo, até pelo o que eu já passei porque diferentemente deles que ouvem ou ver nos meios de comunicação relatos de pessoas passando fome ou passando dificuldades com os problemas da cidade, eu já passei por muita e observo essa realidade perto.


RN – A Senadora Roseana Sarney tem candidato a prefeito definido em Rosário, já que com você o número sobe para três o pretensos a concorrer na eleição majoritária do grupo político liderado pela família Sarney?

Calvet Filho - Recentemente estive conversando com a Senadora Roseana, e ela me falou que não têm preferido em Rosário, e disse que todos que estiveram com ela na eleição e que ainda permanecem receberão apoio, isso quer dizer, que eu também terei o seu apoio.


RN - A Segurança Pública é um dos grandes problemas em Rosário. Como você ajudará a solucionar esse problema?

Calvet Filho - Sou policial militar, por isso conheço bem essa área. Na minha Administração a prefeitura vai fazer muito no que se refere à segurança da população. A guarda municipal será tratada de maneira diferente. Ela vai ser treinada e preparada para atuar em praças, ruas, parques e escolas para dar segurança à população, colaborando, assim, com a Polícia Civil e a Polícia Militar, que ficam livres para operações de maiores envergaduras.


RN - Em Rosário seu nome surge como uma nova liderança para lutar contra grupos oligárquicos da política local. Como você recebe esta manifestação de parte da população?

Calvet Filho - Uma liderança não nasce de uma hora para outra. Em Rosário a necessidade surgiu face ao desgaste das “lideranças” que tomaram o município como se fosse propriedade privada, e pior que isso é o empobrecimento que implantaram em grande parte da população. O atual contexto é muito propício para o surgimento de novas lideranças, principalmente em decorrência da forma como se vinha fazendo política no município, sempre focada em grupos. Daí surgiu a necessidade de alguém que pense junto com a coletividade, pois não devemos fazer política voltada para interesses pessoais, mas pensando no coletivo. E quando todos imaginavam que seria um candidato de duzentos votos veio a surpresa tive mais de três mil votos e por isso só tenho a agradecer a meu povo que confiou o seu voto.


RN - Você se enquadra neste conceito de coletividade?

Calvet Filho - Acredito nisso, porque o meu surgimento no quadro político dinamizou mais o processo democrático de Rosário e isso pensamos que é a coletividade tendo mais opções de alternância de poder.


RN - Quem apóia sua iniciativa dentro do partido e fora dele?

Calvet Filho - Dentro do PSDC contamos com o estímulo de varias lideranças e também de pessoa que sonham com a mudança estrutural da política de Rosário, principalmente para erradicar de uma vez por toda políticas ultrapassada que não beneficiam a população e que impedem o surgimento de políticas para a juventude, pois por tradição os jovens são os que sempre lutam por mudanças e melhoras.


RN - Como sua pré-candidatura foi recebida pelos eleitores e políticos de Rosário?

Calvet Filho - Das pessoas, tenho sido recebido de forma muito agradável, sem sentimentos de rejeição, porque nós representamos uma nova opção em Rosário. Agora da parte dos políticos uma surpresa, eles não acreditaram mesmo na força da minha campanha e da forma que conduzir ela, achavam que era brincadeira e muitos diziam na minha cara que não votaria em mim porque eu poderia crescer inclusive amigos. Houve até quem afirmou que eu não teria 200 votos para Deputado Federal. Mas surpreendir com uma votação histórica conquistada na conscientização com pequenas palestras em vez dos imponentes palanques, pois nem estrutura para isso tenho. Agora a postura dos políticos mudou e agora estou ameaçando eles, estou incomodando tanto que eles preferem não acreditar que sou candidato, nem colocam o meu nome nas pesquisas induzidas para tentar barrar o meu crescimento.


RN – Como você observa as políticas para a juventude promovidas pelos seus adversários que já ocuparam vagas eleitorais na Câmara e Prefeitura?

Calvet Filho - Ao longo das últimas gestões os jovens foram abandonados porque os gestores não tinham o espírito de juventude e nem projetos para a juventude. Com isso, foram relegados ao plano inferior o incentivo à educação, esporte, capacitações profissionais. Se não incentivarmos os jovens teremos um grade numero de pais de família com rendas abaixo do necessário para o bem-estar psíquico e social. Até mesmo os movimentos articulados por jovens são marginalizados pelos políticos tradicionais que temem o surgimento de novas lideranças oriundas do povo e para o povo.


RN - O PSDC e Calvet Filho estão a procura de um vice?

Calvet Filho – Sim, mas o candidato à vice-prefeito provavelmente não será do PSDC, será de algum dos partidos que serão coligados, estamos estudando três possíveis nomes, mas estamos resguardando para fazer a escolha certa sem pressão e sem agressão por parte dos políticos tradicionais.


RN – Porque você se afastou da igreja evangélica?

Calvet Filho – Ainda sou evangélico, sou uma pessoa muito temente a Deus, mas infelizmente achei correto me afastar porque muitos diziam que eu estava freqüentando para conquistar votos e isso não é verdade, não misturo política com religião, a própria História mostra que isso não dar certo. Ainda freqüento raramente alguns cultos.


RN – Agora vamos esclarecer pela primeira vez publicamente e no RN, por que você abandonou a Frente de Libertação e apoiou Roseana Sarney no segundo Turno?

Calvet Filho – Em primeiro lugar as pessoas costumam dizer que foi por causa do meu pai e da minha mãe o que não é verdade . Eu nem tinha vinculo com a Senadora e o ex-presidente e Senador José Sarney. Sim apoiei a “Frente de Libertação” com Pavão Filho – PDT para Deputado Estadual, o Aragão para Governador pelo PSDC meu partido e João Castelo – PSDB para Senador nas eleições de Primeiro Turno. A verdade é que tivemos uma briga não concordando com a organização da “Frente de Libertação” já no Segundo Turno em Rosário. Candido Lima e Azis Santos tiveram na minha casa e me trataram de forma inadequada junto à organização da campanha como se não tivesse importância alguma. Eu já estava satisfeito com a minha grande votação e a repercussão dela, avisei que ficaria de fora, mas eles queria que minha participação porém em segundo plano.
Azis Santos afirmou que se agente quisesse dinheiro para a campanha teria que procurar o vice-prefeito Joaquim Neto e discordei dessa centralização de funções, para mim elas teriam que ser divididas entre todos, ou seja, uma parte das tarefas para cada, assim ganharíamos tempo, mas o grupo que foi montado em Rosário para apoiar Jackson Lago se quer reconheceu meus votos. Diferentemente a família Sarney sempre teve boas relações comigo mesmo sem então manter vínculos com Roseana Sarney, também sempre tive bom relacionamento com Fernando Sarney e sua TV Mirante, inclusive em movimentos estudantis que organizei e participei. E foi assim que me sentir a vontade para ser acolhido pelos Sarneys. Outra pessoa que sempre me ajudou muito foi o Ivan Sarney, foi nesse cenário de exclusão política que recebi o telefonema do próprio Ivan Sarney e ele perguntando o que eu queria para apoiar Roseana Sarney no Segundo Turno. Minha resposta foi simples, afirmei que queria muitos empregos para as famílias de Rosário e a instalação de campus universitário público. Não pedir dinheiro para mim na campanha, o dinheiro que foi enviado pela coordenação promovida por políticos de Morros - MA era para pagar as pessoas que escolhi para ir às ruas de Rosário pedir votos, eram pessoas de vários lugares, muitos são pessoas simples e hoje eles continuam comigo mesmo sabendo que não tenho dinheiro para mante-los, no entanto eles vão para rua comigo e vamos continuar apostando na força da conscientização com planejamento em busca sempre do bem coletivo.
Share on Google Plus

About RN

5 comentários:

  1. Gostei muito de sua entrevista...
    Povo de Rosário, temos hoje q largar essa velharada q só pensa em si e em seu bolso, todos já passaram pela prefeitura e não fizeram nada, temos q eleger é uma pessoa nova e com ideologia inovadora..., taí uma rapaz q está preocupado com o social e com o desenvolvimento de nossa cidade.
    Podemos observar q esse rapaz quer colocar outra cara em Rosário e nossa cidade está precisando d mudança e taí uma pessoa para mudar...
    Meu voto é seu...
    2009 de cara nova... Vc será nosso prefeito...

    ResponderExcluir
  2. Eleções a parte, Filho provou ser um cara muito inteligente, essa História do segundo turno é um caso pequeno comparado ao que seus adversários tradicionais já fizeram. Filho é único candidato que se perder as eleições para prefeito em 2008 já será um vencedor! Pois conseguiu manter seu nome como pré-candidato e com todos tubarões R. Calvet, Nonato Torres, Douglas Senna e Ivaldo Cavalcante querendo tomar o partido dele o PSDC na direção estadual e mesmo assim ele resistiu e está conseguindo sair candidato já ser á vencedor, parabéns rapaz. Qualquer votação qu esse rapaz tiver será uma vitória. É também ver finalmente um candidato jovem na politica rosariense finalmente apostando na conscientização, a maioria quer se eleger por ser parentes de ilustres e Calvet Filho quer ser eleito porque faz lutas, movimentos e conscientização do bem coletivo.
    Digo isso porque o conheci naquele movimento estudantil em Rosário contra o abandono de Zé Reinaldo na educação, foi até Renato Waquim que naquela época me apresentou ele. Ver um de nossos amigos e companheiros de lutas socio-ambientais de longas datas em uma campa a prefeitura me emociona e faz relebrar nosso passado em comum de lutas.

    Vaí Calvet Filho e não abaixe a cabeça mesmo porque nenhum político tradional de Rosário, S. Luís ou Bacabeira tem moral para falar mal de você.

    ResponderExcluir
  3. Duvido o Jornal "O Clarin" entrevistar um candidato do grupo sarneyzista que não seja Reinadlo Calvet, o RN está de parabéns, olha moro em Barreirinhas e sou de São Luís, trabalho para a prefeitura de Barreirinhas, fiquei tão empolgado com a garra desse rapaz aí que deu vontade até mudar o titulo eleitoral p/ Rosário. Gente fico triste sabendo que o hosital daí e de Bacabeira são verdadeiros assogues, essa crise na segurança rosariense é uma vergonha e vergonha maior foi não ter acontecido a Audiência Pública sobre Segurança até tinha ido para Rosário nesse dia 18 p/ participar dela para falar a secretária adjunta estadual de segunraça umas verdades sobre a região. Chegando próximo a Agência Central dos Correiros meu carro teve dois peneus cortados pela muitos burracos em uma das principais ruas do centro, fiquei até triste porque ali vizinho aos buracos fica a prefeitura municipal e será o que prefeito atual não vr isso?

    Rosário então precisa abandonar essa velharada mesmo como foi dito aí cima. Filho vc tem mais apoio do que imaginas, também quero que Rosário melhore e saia dessa burraqueira governamental que só produz vexames como aquele de Zé Sarney na ponte Rosário em 2006 e o golpe do pólo de confecções.

    ResponderExcluir
  4. Pelo que eu sei: Filho de peixe peixinho é...não irei falar dos pais de Filho, mais se fosse...Lembraria que quando sua mãe foi a TV de graça detonar com Raimundo João ela não economizou para esculhambar o então Prefeito da época, mais quando chegou as eleições municipais, Lá estava dando todo seu apoio a Raimundo João.O quê será que aconteceu???Mudou de idéia tão rápido!
    A história se repete quando Filho estava no 1ºturno detonando com os sarney, no 2ºmudou de lado! Essa resposta que ele deu ao RN não me convenceu! Ele mostrou que defende interesses políticos e partidários, se igualando aos "outros", e outra segundo o instatuto da polícia militar: Ele é proibido de participar de política partidária, só pode se candidatar depois de 10 anos, então Filho explique-nos, vc vai sair da PM ou vai encontrar um "jeitinho brasileiro" p/ ser candidato?

    ResponderExcluir
  5. Se filho de peixe peixinho é? Já ouviram falar da filha de Fidel Castro que fugiu de Cuba e hoje luta para que o E.U.A. receba os refugiados? Já ouviu falar do filho do Ozama Bin Laden que fugiu da guerra e agora luta pela paz, contra os atos de terrorismo? E aquela filha de Saddan Hussein que era contra o pai?

    Outra tudo o que Filho fez se colocado na balança não chega perto dos outros e convenhamos teve gente que apoiou a frente tendo que engolir o vice-prefeito.
    Hoje vejo todos que trabalharam na campanha de Jackson apoiando Marconi Bimba e todos que pediram votos p/ Rosengana pedindo votos p/ "neojacksitas" ou "ex-sarneyzista", tiro como exemplo Jorge do Bingo, um dos caras que mais trabalhou para eleger o 12 e foi abandonado pelos Aquinos, que pedia votos p/ Rosengana hoje se dar é bem na Aged, na cultura, na educação, na antiga GDR e outros. Filho não seria candidato se ficasse apoiasse o 12. Até o RN é perseguindo agora até pelos ex-sarneyzistas que a exemplo da oligarquia calvet e grupo ivaldo (ivaldo, nonato torres, douglas senna, vereadores e puxa-sacos) tentam censurar a comunicação. Se ivaldo ofereceu R$ 2.000,00 por mês e mais uma secretária para o RN sair do ar, o governo do Estado ofereceu o PDT pensando que o projeto do RN era politico em vez de comunicação. Enfim essa velharada tem que cair é fora mesmo, para dar vez a quem nunca foi politico.

    Vamos ver os outros: Sílo é um dos vereadores da câmara vice-campeã nacional de gastos (blz), Orlando Aquino foi o que mais trabalhou por Rosário mas seus parentes são sua derrota, Graça rouba recursos federais, ivaldo é ladrão-mor que quer eleger R. Calvet para continuar sustentando a corte que tem como bobos da corte Nonato Torres que se acha o homem mais poderoso abaixo do prefeito e o sec. de saúde que filosofa mas do que entende de saúde. Irlahi foi vice-prefeita de Calvet de 2000 a 2004 e agora lebrou que Rosário existe? Irlahi pediu votos em Rosário p/ 12 p/ ser chamada de jackista? Bimba não foi mal prefeito, mas vascilou nos últimos quatro meses e por ser menos pior que os tradicionais está bem nas pesquisas. Mas Calvet Filho é único que começa a ameaçar Bimba e um dos motivos é que o jovem é o único adversário de Bimba que não é aliado a Reinaldo Calvet e isso já é motivo para ter meu votos, pois se Calvet fez pacto com Ivaldo e R. J. Saldanha Neto, esses velhos já aprontaram de tudo, agora chegaaaaaaaaaaaaaa! Ou vai ser Bimba menos pior ou vamos conscientizar com um jovem de luta e vontade que será campeão até se ficar em segundo lugar.

    ResponderExcluir

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.