Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Governo implementará ações do PAR em 115 municípios

Fonte: Governo do Maranhão.


Anny Kristen e técnicos da Amde discutiram roteiro da visita aos municípios - Alta Resolução

Para implementar as ações do Plano de Ação Articulada (PAR), do Ministério da Educação (MEC), 36 técnicos coordenados pela Assessoria aos Municípios para o Desenvolvimento da Educação (Amde), começaram a visitar a partir do último dia 14, um total de 115 municípios para assessorar os técnicos locais na elaboração dos planos. Divididos em duplas, eles permanecerão dois dias em cada cidade.

A informação é da coordenadora da Amde, Anny Kristen Pires Mendes Gomes, acrescentando que neste roteiro foram incluídos os municípios de Imperatriz, Vargem Grande e Presidente Sarney. Anny Kristen destaca que o PAR foi criado visando a melhoria da qualidade do ensino público com a meta de atingir os índices registrados nos países desenvolvidos até 2022. Ela explica que a adesão ao plano é um ato voluntário do gestor, mas destaca que a não-adesão implica na impossibilidade de recebimento de recursos do MEC e do FNDE.

Ela informa, ainda, que somente os municípios brasileiros que aderirem ao PAR receberão recursos do governo federal por meio do FNDE e MEC, dentro das ações do plano com metas a serem cumpridas. A intenção do MEC é fazer com que os recursos alocados contribuam efetivamente para a melhoria da qualidade de ensino público.

Segundo Anny Kristen, o Maranhão saiu na vanguarda em todo o país ao concluir a elaboração do PAR nos municípios priorizados pelo FNDE. Com as ações que serão desencadeadas a partir de segunda-feira, a coordenadora da Amde acredita que o Maranhão também será o primeiro Estado a elaborar o PAR em todos os municípios.

Ela destacou que esta meta deverá ser alcançada graças às parcerias firmadas pelas secretarias de Educação e Articulação Política com as secretarias municipais de educação e os prefeitos, a partir da iniciativa do governador Jackson Lago e dos secretários Lourenço Vieira da Silva e Wilson Carvalho, para garantir a educação que o Maranhão quer e precisa.

A meta da Amde é concluir a elaboração do PAR nos 217 municípios até o final de fevereiro. Anny Kristen salientou ainda que o Maranhão foi o primeiro Estado a concluir a elaboração do plano nos 84 municípios prioritários, que registram o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Ela alertou, também, sobre a necessidade de criação do Comitê Gestor Local, caso as prefeituras ainda não o tenham procedido, para que sejam enviados os modelos de criação e designação. Lembrou que os municípios cujo PAR não sejam elaborados ficarão impossibilitados de receber recursos ou participar das ações previstas no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

Cerca de 200 municípios já aderiram ao PAR. Com isso, o Maranhão, proporcionalmente, é o Estado com maior número de adesões ao compromisso “Todos pela Educação”.

ROTEIRO DE VISITA DOS TÉCNICOS DA AMDE

14/01 a 16/01

Barão de Grajaú
Centro Novo
São Pedro da Água Branca
Amarante do Maranhão
São João do Paraíso
São Raimundo
Loreto
Fernando Falcão
Senador Alexandre Costa
São Roberto
Marajá do Sena
São João do Carú
Bernardo do Mearim
Santa Luzia
Bela Vista
Penalva
Presidente Vargas


17/01 a 19/01

Sucupira do Riachão
Maracaçumé
Cidêlandia
Buritirana
Campestre do MA
Balsas
Benedito Leite
Barra do Corda
Gonçalves Dias
Esperantinópolis
Arame
Alto Alegre do Pindaré
Lima Campos
Poção de Pedras
Altamira do Maranhão
Pio XII
Viana
Anajatuba


21/01 a 23/01

São João dos Patos
Maranhãozinho
São Francisco do Brejão
Senador La Roque
Governador Edison Lobão
Nova Colinas
Pastos Bons
Tuntum
Governador Archer
Joselândia
Itaipava do Grajaú
Pedreiras
Brejo de Areia
Lago Verde
Cajari
Bacabeira


24/01 a 26/01

Lagoa do Mato
Presidente Médici
Itinga do MA
João Lisboa
Montes Altos
São Pedro dos Crentes
Presidente Dutra
Capinzal do Norte
São José dos Basílios
Buriticupu
Santa Inês
Trizidela do Vale
Lago do Junco
Matões do Norte
Vitória do Mearim
Rosário
Passagem Franca
Centro do Guilherme
Açailândia
Davinópolis
Carolina
Colinas
São Domingos do MA
Santo Antônio dos Lopes
Dom Pedro
Bom Jesus das Selvas
Pindaré
Igarapé Grande
Lago da Pedra
Bom Lugar
Itapecuru-Mirim
Axixá

Share on Google Plus

About RN

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.