Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Lixo toma conta da cidade e Prefeitura põe a culpa na sociedade

Lixão na calçada da UBS coloca em risco a vida de pacientes, profissionais de saúde 
e de todos que convivem com esta triste realidade nojenta em pleno Centro da cidade.



Rosário-MA: Neste ano, muita gente já adoeceu e alguns até faleceram em Rosário por conta de doenças causadas por vírus que são transmitidos pelo mosquito Aedes Aegypti. Neste mês o Jornal Nacional mostrou a realidade de algumas das cidades da Região Metropolitana de São Luís, onde a proliferação de lixões atrapalha o combate ao Aedes aegypti  quando na oportunidade o jornalista William Bonner disse que as prefeituras e população são culpadas e que precisam assumir suas responsabilidades. Mas em Rosário mesmo com a presença dos lixões, em ruas e terrenos abandonados, tomando conta da cidade, a Prefeitura de Rosário surpreende ao colocar a culpa toda na sociedade que é descrita pelo governo Irlahi Moraes (PMDB) como "mal educada" ou "60% mal educada".


Na tarde de quarta-feira (30), a moradora Diana Cantanhede postou em uma rede social (Facebook) a foto de um lixão na Rua Henrique Rocha, mais precisamente na calçada da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro. A imagem gerou um grande debate sobre o que fazer para resolver essa problemática. No entanto, assessores do Governo Irlahi destilaram a resposta que já virou clichê, que tem sido orientada pela atual gestão, culpando unicamente o povo. Entre os comentários, está também o de Mauriceia Rodrigues Lopes, secretária municipal de Saúde de Rosário, deixando claro que na visão do Governo não é a Prefeitura que tem que se conscientizar e sim a população. "Quem tem que se conscientizar são as pessoas que jogam lixo na calçada de um posto de saúde, existe coleta de lixo, porque não acondicionam seu lixo e esperam a coleta passar? A população também tem que fazer a sua parte", escreveu ela dando a entender que a Prefeitura faz a sua parte.





É claro que existe falta de consciência de grande parte da população e em parte a secretária está correta, mas colocar a culpa toda no povo é fugir de suas responsabilidades. Enquanto a Prefeitura não fizer nada, será igualmente ou até mais culpada que a população. Afinal, onde a população e turistas vão jogar o seus lixos de produtos consumidos na rua? A Prefeitura tem que colocar depósitos na cidade, pois nem todos tem o hábito (educação) de carregar seu lixo, principalmente que não mora na rua e quer se livrar logo do lixo. Mas não basta só colocar depósitos de lixo e não realizar campanhas de conscientização. Existe alguma campanha ou algum simples debate promovido pela Prefeitura de Rosário a respeito do lixo, dos problemas que ele pode causa quando descartado de forma incorreta? A resposta é não! O que existe é uma morosidade no que diz respeito a assumir a responsabilidade.

Cadê as caçambas que combatiam os lixões e entulhos? Cadê os depósitos de lixo? E como ficam as ruas onde os caminhões de lixo não entram mais para fazer a coleta? São questionamentos que precisam ser feitos a gestão de Irlahi que prefere apontar o dedo contra a população e esquece de sua responsabilidade.

Ainda na postagem de Diana, entre comentários de pessoas mais preocupadas em defender ou atacar a prefeita, o blog encontrou alguns que merecem todo o nosso respeito, entre eles, foram destacados os seguintes (veja nas imagens):





Opinião - Para o titular deste blog não existe essa de só a Prefeitura ou só a população ou parte dela é culpada, todos precisam assumir suas responsabilidades. Mas fica difícil quando não se tem nem um cesto ou lata de lixo, não se tem uma política pública voltada à questão, isto tem sido uma das maiores reclamações dos turistas. Infelizmente a Prefeitura optado por uma resposta que não tem "colado", ou seja, de se promover à custa de caminhões compactadores de lixo como se isso fosse uma conquista da atual gestão. 

Cadê os vereadores desta cidade? Existe alguma lei aprovada pela Câmara Municipal para multar os sujões? Se existe tal lei, ela já foi sancionada pela prefeita Irlahi Moraes (PMDB)? O blog fica a disposições dos nobres parlamentares para esclarecimentos. 

Parabéns Diana Cantanhede por fazer o seu papel de cidadã, levantando um debate muito pertinente e cobrando o que é direito do povo, principalmente agora com o período chuvoso, muita água parada nos lixões e as epidemias de Dengue, Febre Chikungunya e Zica derrubando praticamente metade da população rosariense. 

Vale lembrar que neste mês o blog já tinha mostrado um pouco da triste realidade da Rua Henrique Rocha (clique aqui) e pelo visto a situação só piora.

E você leitor o que pensa? Quem tem culpa? Participe deste debate!


Veja também:




Share on Google Plus

About RN

10 comentários:

  1. Cada povo tem o governante que merece e o povo escolheuu agora que aguente bem feito

    ResponderExcluir
  2. Cada povo tem o governante que merece e o povo escolheuu agora que aguente bem feito

    ResponderExcluir
  3. Só tem uma coisa que eu discordo.

    O PREFEITO DE ROSÁRIO SE CHAMA PEDRO VASCONCELOS E NÃO IRLAHI MORAES.

    Podem anotar que ele vai gastar o dinheiro da cidade na campanha do filho em Cachoeira Grande.

    ResponderExcluir
  4. Ele vai se releger e vocês que criticam vão ter que aturar kkkkkkkkkkkkkkkk é 15 de novo Pra Frente Rosário. Porque Flávio Dino não da dinheiro pra prefeita melhorar essa limpeza? Ele ta se lixando pro povo de Rosário a única coisa que ele quer é eleger Willame e não vai conseguir por que o povo já decidiu que quer mais quatro anos de Irlahi

    ResponderExcluir
  5. So jogada politica quando se aproxima as eleições Calvet filho ta so comendo dinheiro da articulação de flavio dino e nada vem pra rosario

    ResponderExcluir
  6. É muito fácil e comodo botar a culpa na população quando a gente não tem onde jogar. Uma coisa é você guardar o lixo de casa e outra é andar com lixo produzido na rua. Se for pra multar tem que ter lata de lixo primeiro e muita conscientização é o que eu acho.

    ResponderExcluir
  7. A culpa é da prefeita que não faz nada.

    ResponderExcluir
  8. O povo de Rosário é mal educado mesmo mais a Prefeitura faz o que mesmo? Nada!

    ResponderExcluir
  9. A Prefeitura é um lixo, a cidade tá um lixo e a secretária de Saúde uma bost@!!!

    ResponderExcluir

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.