Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Brandão e presidentes de Câmaras Municipais de todo MA participaram da palestra sobre a implatação de Rádios e Tvs Legislativas


Brandão participou do evento


Fonte: Marcelo Vieira / Agência Assembleia

Vereadores e presidentes de Câmaras Municipais de todo o Maranhão participaram na tarde desta sexta-feira (3), do Seminário ‘Rede Legislativa de Rádio e Tv Digital no Interior do Brasil’, no Auditório Neiva Moreira do Complexo de Comunicação.

O evento promovido pela Assembleia Legislativa do Maranhão em parceria com a Câmara Federal teve como objetivo orientar tecnicamente os presidentes que irão receber em seus municípios, por parte da Câmara Federal, a concessão de uma rádio e o transmissor para divulgação de suas atividades diárias no Legislativo municipal.

Após a abertura dos trabalhos, os participantes ficaram atentos para as palestras que ajudaram a esclarecer pontos importantes para a implantação de rádio e Tv nas Câmaras de Vereadores.

A diretora de coordenação da Rede Legislativa de Rádio e Tv da Câmara de Deputados, Evelin Maciel, abriu o ciclo de palestras com tema ‘Rede Legislativa de Rádio e Tv’. Em seguida, o diretor da coordenação de Infraestrutura da Câmara dos Deputados, Flávio Menezes, fez uma breve explanação sobre como emissoras Legislativas de Rádio e Tv’. O último palestrante abordou o tema grades de programação e troca de conteúdos em emissoras Legislativas de Rádio e Tv’, ministrada por Cláudio Ferreira, da coordenação de Conteúdo da Câmara de Deputados.

Eveliny Maciel apresentou a Rede Legislativa de Rádio e TV e o trabalho realizado pela Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (ASTRAL). Ela destacou que pelo fato da Câmara Federal integrar a União fica mais célere o processo de liberação de canais de Rádio e TV junto ao Ministério das Comunicações. “Não se trata, no caso, de outorga ou permissão, mas sim de liberação para a Câmara Federal”, esclareceu.

Eveliny apresentou as etapas para adesão à Rede Legislativa em municípios do interior, como a  manifestação de interesse, solicitação do canal pela Câmara dos Deputados ao Ministério das Comunicações, contratação de engenharia e elaboração de projeto técnico de instalação pela Câmara Municipal, assinatura do acordo técnico e aquisição de equipamentos pela Câmara Municipal.

Segundo Eveliny, os municípios de Paço do Lumiar, Codó, Imperatriz, São José de Ribamar, Barreirinhas, Caxias, Timon, Balsas e Santa Rita foram os primeiros a fazerem a adesão. “Acredito que Imperatriz, Ribamar e Balsas serão os primeiros municípios a disporem de Rádios Legislativas Municipais”, acrescentou.

Luís Flávio Menezes, coordenador de Infraestrutura da Câmara, falou sobre os equipamentos de transmissão necessários para a instalação de rádios, destacando que eles variam de marcas, preços e circunstâncias locais como, por exemplo, se a localidade fica numa área plana ou não. “De acordo com a potência, há rádios de vários tipos: Classe Especial, A, B e C, o que vai determinar o tipo de equipamento a ser adquirido”, explicou.

Grades de programação e troca de conteúdos em emissoras legislativas de Rádio e TV foi outro tema debatido no evento. “A transmissão das sessões do plenário e a transparência nas votações da lei são os focos principais das Rádios e TVs legislativas”, afirmou o jornalista Cláudio, da Câmara Federal.

Ele explicou ainda que a programação é um processo e que cada Câmara pode começar com uma grande pequena e aos poucos essa programação ir crescendo de acordo com suas condições. Ele também alertou para algumas condições, como não ter programas dirigidos por políticos e não utilizar a Rádio ou a Tv para divulgar trabalhos pessoais dos vereadores, que não seja da atividade parlamentar.

Após o seminário, os convidados prestigiaram uma apresentação do Boi de Nina Rodrigues, uma das mais belas atrações do São João do Maranhão.
Share on Google Plus

About RN

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.