Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Prefeitos e secretários conhecem modelo de tratamento de resíduos sólidos na Argentina

A comitiva de secretários de estado e prefeitos do Maranhão que cumpriu, no final de Março, uma extensa agenda de atividades na província de Córdoba, na Argentina, firmou termo de cooperação mútua objetivando impulsionar a cooperação entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão - SEMA e a Secretaria de Meio Ambiente, Minas e Água de Córdoba.

Na visita ao país vizinho, os maranhenses conheceram duas plantas de tratamento de resíduos sólidos nas cidades de Leones e Labolaye. Córdoba é a segunda mais importante província argentina com o maior parque industrial daquele pais e o maior PIB per capita.

O termo de cooperação foi assinado em reunião com o secretário de Meio Ambiente, Minas e Água de Córdoba, deputado Manoel Calvo. O secretario de Meio Ambiente Victor Mendes disse que a ida a Córdoba “foi muito importante, pois conhecemos experiências exitosas e baratas que podem ser fundamentais para a implantação de módulos de tratamento adequado dos resíduos sólidos.”

A comitiva foi recebida pela vice-governadora Alicia Pregno, que também preside o Parlamento Cordobês, no Salão Cerimonial do Palácio Legislativo, daquela província onde ocorreu uma reunião que marcou o início das relações bilaterais entre o Estado do Maranhão e a Província de Córdoba. Tratou-se também sobre legislação ambiental, políticas públicas, investimentos privados, instalação, tecnologia, operação de estação de tratamento, separação e reciclagem de resíduos.

FAMEM

O Governo de Córdoba também assinou um convênio com a Federação dos Municípios do Maranhão (FAMEM), para promover a integração entre os 217 municípios maranhenses e os 460 municípios argentinos de Córdoba, nas áreas de cultura, turismo, educação, saúde preventiva, segurança, meio ambiente e esportes. Ao assinar o convênio, o Presidente da FAMEM, Júnior Marreca, falou que “observamos aqui em Córdoba a execução de uma tecnologia de extrema importância para o destino correto do lixo e perfeitamente aplicável a realidade de boa parte dos municípios maranhenses.”

Representando o Governo do Maranhão o secretario de Assuntos Políticos Hildo Rocha agradeceu a recepção calorosa, falou sobre o bom momento econômico que vive o Maranhão e a disposição da governadora do estado de trocar experiências de políticas publicas eficaz com outras comunidades . Sobre a questão do lixo ele disse que “transformar o lixo urbano domiciliar em adubo orgânico sem prejudicar o meio ambiente, além de fomentar emprego, gerar renda e melhorar a qualidade de vida dos maranhenses é um desejo da governadora Roseana Sarney por isto estamos aqui em Córdoba no sentido de conhecer e também apoiar os municípios com tecnologias adequadas, com modelos de plantas de tratamento de resíduos sólidos compatíveis com a nossa realidade.”

COMITIVA MARANHENSE

Hildo Rocha - Secretário de Assuntos Políticos
Vitor Mendes - Secretário de Meio Ambiente
Junior Marreca - Presidente da FAMEM e Prefeito de Itapecuru Mirim
Lenoilson Passos - Prefeito de Pedreiras
Juarez Lima - Prefeito de Icatu
Gildasio Angelo - Prefeito de Poção De Pedras
Nilton Lima - Prefeito de Anajatuba
Edilson Branco - Secretário Municipal de Meio Ambiente de Pedreiras
Crezus Ralph - Assessor da FAMEM
Lúcia Marinho - Secretária De Administração e Obras de Anajatuba


Fonte: ASCOM / FAMEM.
Share on Google Plus

About Renato Viana Waquim

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.