Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Rosário se despede de Amália Saldanha que era viúva do ex-governador Ivar Saldanha


Amália Aquino Saldanha, viúva do ex-governador do Maranhão e ex-prefeito de São Luís, Ivar Figueiredo Saldanha, morreu aos 93 anos no final da noite de Domingo (20), no Hospital UDI, onde estava internada para tratamento médico.

Já em Rosário o corpo da ex-primeira dama da capital e do Maranhão foi velado na segunda-feira (21) em sua residência conhecida como "Quinta de Ivar" e por volta das 14h00min foi levado a Igreja da Matriz para as últimas homenagens, em seguida no final da tarde foi levado ao cemitério municipal central Jardim das Almas num grande cortejo que parou a cidade. Uma multidão acompanhou e emocionada prestou homenagens, entre familiares, amigos, empresários, estudantes, políticos, militares, lideranças comunitárias e população em geral.




Sua família tem diversos representantes na política e no mundo empresarial, entre eles:

Amália é irmã de Orlando Brito de Aquino (ex-deputado estadual e ex-prefeito de Rosário) e mãe de Raimundo João Pires Saldanha Neto (ex-prefeito de Rosário).

Seu esposo Ivar Figueiredo Saldanha foi uma personalidade ilustre na História recente do Maranhão. Ocupando cargos de vereador de Rosário, presidente da Caixa Econômica no Maranhão, prefeito de São Luís por três vezes, deputado estadual por sete vezes (exercendo quatro vezes o cargo de presidente da Assembléia Legislativa) durante 23 anos, deputado federal por duas vezes e conselheiro do Tribunal de Contas do Estado.

Na condição de presidente da Assembléia Legislativa, Ivar Saldanha foi escolhido governador do Maranhão (de 14 de maio de 1982 a 15 de março de 1983) em substituição a João Castelo, que renunciou ao mandato para concorrer ao Senado Federal e também em virtude do falecimento do General Artur Carvalho, vice-governador do estado, em São Luís à 29 de janeiro de 1982 em virtude de uma parada cardiopulmonar.

Em 2 de fevereiro de 1999, morreu em acidente autobilístico em São Luís.
Share on Google Plus

About Renato Viana Waquim

2 comentários:

  1. talvez ainda vai nascer um politico em rosario como sr iva saldanha e uma primeira dama como dona amalia saldanha.espero esta vivo pra ve.

    ResponderExcluir
  2. O sr.Ivar Saldanha e D.Amalia nos deixaram muitas saudades.que DEUS os tenham.

    ResponderExcluir

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.