Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Trabalhos de alunos do polo da UEMA de Rosário ficam entre os melhores na MACCBio


        O Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) vem construindo com grande sucesso a Mostra Acadêmico-Científica em Ciências Biológicas (MACCBio). Trata-se de um evento construído e marcado, em sua essência, pela perseverança, confiança e união de estudantes, professores e funcionários do curso.
       
A VI MACCBIO propôs o tema “Ciência Sustentada, Tecnologia Inovada!” com o lema: “A Ciência atuando para o Desenvolvimento Sustentável” e provocou discussões pertinentes durante quatro dias sobre a realidade atual que exige uma reflexão cada vez menos linear, e isto se produz na inter-relação dos saberes e das práticas coletivas que criam identidades e valores comuns e ações solidárias diante da reapropriação da natureza pautada em conhecimentos de cunho científico e tecnológico, numa perspectiva que privilegia o diálogo entre saberes.

       O evento divulgou ações e atividade de pesquisa realizadas por estudantes de graduação de iniciação cientifica, estágios, monitoria ou extensão, bem como de pesquisas de estudantes de pós-graduação. Além disso, a VI MACCBIO visou a integração acadêmica e cultural dos discentes e docentes dos diversos Campi da UEMA e diferentes instituições de Ensino Superior acerca dos diferentes campos do conhecimento científico.


       Além de acadêmicos do Campus da Uema em São Luís, também estiveram presentes discentes dos Centros de Estudos Superiores de Bacabal, Timon, além dos estudantes do Programa Darcy Ribeiro.

       Auditório lotado de estudantes e muita expectativa. Essa foi à tônica que marcou a   apresentação de cinco trabalhos orais, que avaliados a partir da apresentação em pôster dos dezenove trabalhos inscritos no evento, destes cinco apresentados de forma oral, os três melhores trabalhos avaliados por uma banca serão premiados na cerimônia de encerramento da VI MACCBIO. No evento, serão premiados os trabalhos desenvolvidos pelos alunos de graduação, extensão e pesquisa da UEMA, Programa Darcy Ribeiro/UEMA e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA.

       Acadêmicos do Darcy Ribeiro, dos Polos de Rosário e São Mateus do Maranhão, tiveram trabalhos escolhidos entre os cinco melhores. 

 Do Polo de Rosário foram selecionados dois trabalhos, ambos orientados pela professora Nayara Barbosa Santos.  Segundo, a professora ter ficado entre os cinco melhores foi uma grata surpresa: “Fiquei muito satisfeita com o trabalho deles, com o empenho em realizar este projeto, apesar de todas as adversidades que eles enfrentaram. Esse resultado é o reconhecimento pelo trabalho que realizei com os alunos”.

Para o acadêmico de Física, Fredson Santos Cardoso, do Polo de Rosário, ter seu primeiro trabalho acadêmico entre os melhores é a realização de um sonho: “Só o fato de ter ficado entre os cinco primeiros já é uma alegria enorme, principalmente por este ser o meu primeiro projeto como acadêmico. Foi uma experiência impar, um sonho”.
      
No Polo de São Mateus do Maranhão foi selecionado um trabalho, realizado por acadêmicas do Curso de Ciências Biológicas. Segundo Alenna Beatriz Moraes, uma das autoras, ter ficado entre os melhores representa uma vitória: “Espero que o nosso trabalho fique entre os três melhores, mas caso isso não aconteça, já somos vencedores por ter chegado até aqui”.
      
Os cinco melhores trabalhos selecionados para apresentação oral foram:
Título: OS IMPACTOS AMBIENTAIS PROVOCADOS PELA AÇÃO ANTRÓPICA NO RIO TAPUIO DA ZONA RURAL DE ALTO ALEGRE DO MARANHÃO
Discentes: Alenna Beatriz Moraes; Juliana Batista; Luana de Jesus
Orientador (a): Janaína Gomes Dantas 
Co-Orientador (a): Nágela Gardênia Rodrigues dos Santos
Instituição: Programa Darcy Ribeiro/UEMA – Polo de São Mateus do Maranhão
Título: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ROSÁRIO – MARANHÃO QUANTO AO USO DE ENERGIA ELÉTRICADiscentes: Vera Lúcia Oliveira Silva; Fredson Santos Cardoso; Waltemir Rocha Oliveira; Laurileny da Silva Vieira.
Orientador (a): Nayara Barbosa Santos
Instituição: Programa Darcy Ribeiro/UEMA – Polo de Rosário

Título: PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE ROSÁRIO - MA EM RELAÇÃO AOS IMPACTOS SOFRIDOS PELO RIO ITAPECURU CAUSADOS PELO LIXO E FORMAS DE REUTILIZAÇÃO
Discentes: Ana Cláudia Santos Silva, Andréa Caroline Santos Souza, Patrícia Cristina Sousa Duarte, Rita da Conceição Silva.
Orientador (a): Nayara Barbosa Santos
Instituição: Programa Darcy Ribeiro/UEMA – Polo de Rosário

Obs.: com fotos e textos extraídos do blog Rosário Notícias e com uma pequena ajuda do Renato Viana Waquim.
Título: BIOECOLOGIA DE FLEBOTOMÍNEOS (DIPTERA, PSYCODIDAE) DO MUNICÍPIO DE BURITICUPU
Discentes: Rarilson Silva; Yrla Nívea
Orientador (a): Tereza Silva
Instituição: Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia do Maranhão
Título: PERCEPÇÃO AMBIENTAL SOBRE A ATIVIDADE DE PISCICULTURA REALIZADA NA APA DO MARACANÃ
Discentes: Jonatas da Silva Castro; Josielma dos Santos Silva; Lucenilde Carvalho de Freitas; Luciana Belfort; Caroline Bogéa Souza.
Orientador (a): Raimunda Nonata Fortes Carvalho Neta
Instituição: Universidade Estadual do Maranhão - UEMA 









Breve histórico - Foi criado em reunião ocorrida no dia 10 de Fevereiro 2009, no campus Paulo VI em São Luís/MA que contou com a presença do prefeito de Rosário Marconi Bimba Carvalho de Aquino (PRP), do presidente da Câmara Municipal de Rosário Carlos Magno Cabral Nazar (PRP) e do reitor José Augusto Oliveira (autorizado pelo então governador Jackson Lago) para as assinaturas do convênio de cooperação técnica para implantação do Programa Darcy Ribeiro que interioriza a Universidade Estadual do Maranhão – UEMA com a criação de um novo polo em Rosário.

A inauguração aconteceu no dia 25 de Janeiro de 2010 com participaram no evento, do prefeito de Rosário, Marconi Bimba, secretários municipais, além da representante e membro da Comissão de Implantação do Programa. O Polo de Rosário fica na Vila Ivar Saldanha e engloba outros dois municípios: Bacabeira e Santa Rita.

Com a implantação de 06 cursos de nível superior (Biologia, Química, Física, Matemática, História e Letras) a sociedade agradeceu o esforço da administração em tornar a educação do município um diferencial dentro do Estado.

Em seu discurso, Bimba reafirmou seu compromisso de continuar priorizando a educação como fonte de crescimento do município. “Os investimentos na educação é algo fundamental que está sendo desenvolvido pela nossa administração”, disse.

O ponto chave do discurso, foi quando Bimba falou sobre a importância do Programa Darcy Ribeiro. “O programa se tornou uma referência nacional em ação de descentralização da Universidade a outros municípios do Maranhão. O programa permite que os alunos tenham a oportunidade de se formar em sua própria cidade”, ressaltou.

Após a solenidade, todos foram convidados para conhecer as dependências do prédio. As salas de aula são climatizadas, possui laboratório multidisciplinar, sala de estudo e coordenação.

O prefeito Bimba junto a outras autoridades fez o descerramento da placa inaugural da obra, que foi construída e equipada com recursos da Prefeitura, inclusive com um laboratório modelo e até hoje é mantido com ajuda municipal em parceria com o governo do estado.


Link Importante:

Ensino Superior - Prefeito Marconi Bimba assinou convênio que cria um polo da UEMA em Rosário


Share on Google Plus

About Renato Viana Waquim

2 comentários:

  1. nossa kra mt bom! essa eh a grande rosario q eu conheço em constante desenvolvimento! pelo visto, rosario com um nivel maior de valor e reconhecimento vais bem longe, pq potencial estas no sangue do rosariense, como tbm em outras cidades maranhenses q estaum mostrando as krinhas! vlw!

    ResponderExcluir
  2. São matérias como essas que nos enchenm de orgulho de ser rosariense.

    ResponderExcluir

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.