Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Ensino Superior - Prefeito Marconi Bimba assinou convênio que cria um polo da UEMA em Rosário





A reunião ocorrida no último dia 10 de Fevereiro, no campus Paulo VI em São Luís/MA contou com a presença do reitor José Augusto Oliveira para a assinatura do convênio de cooperação técnica para implantação do Programa Darcy Ribeiro que interioriza a Universidade Estadual do Maranhão – UEMA com a criação de novos polos, o evento foi marcado por um número considerável de prefeitos, assessores, vereadores, secretários de educação, imprensa, ouvintes, entre outros. Desta vez os que firmaram compromisso com o “Darcy” foram os prefeitos dos municípios de Bequimão (Antonio Diniz), Arari (Leão), Rosário (Marconi Bimba) e Barreirinhas (Soraya).

Além dos representantes dos municípios que serão sede do polo, a reunião contou com a presença de autoridades municipais das cidades circunvizinhas, demonstrando interesse na implantação e participação no Programa.

Os cursos oferecidos pelo Programa Darcy Ribeiro são de Licenciatura em Ciências com habilitações em Biologia, Química, Física, Matemática, e mais dois cursos na área humanística, para 2009 já foram definidos: História e Letras (Espanhol e Inglês), ministrados de forma regular em nível de graduação, sendo oferecidas 35 vagas e períodos letivos definidos conforme a estrutura curricular de cada curso.

Os cursos de Licenciatura em Ciências oferecidos contarão com pelo menos um (01) Laboratório Multidisciplinar, destinado aos acadêmicos para a realização de aulas práticas e experimentos onde o professor terá a oportunidade de relacionar os conteúdos teóricos com os fenômenos da biologia, química, física e matemática entre si e com o dia-a-dia dos estudantes. Cada aula prática será orientada por um roteiro específico onde os acadêmicos analisarão e discutirão os resultados, facilitando o processo ensino-aprendizagem.

A publicação do Edital para o vestibular será em ABRIL/2009, a realização do vestibular em JUNHO/2009 e o início das aulas em AGOSTO/2009 junto com o segundo semestre letivo da UEMA. Haverá seletivo para Professores que vão lecionar nos cursos e estes serão capacitado por mestres e doutores da UEMA. Os cursos serão gratuitos!

O Programa recebe a denominação “Darcy Ribeiro” em homenagem a um dos intelectuais mais importantes do nosso país e forte defensor da escola pública.

Rosário – O prefeito Marconi Bimba Carvalho de Aquino além de assinar o convênio, cobrou do reitor da UEMA um projeto de extensão envolvendo a leitura para a juventude do seu município. O Presidente da Câmara Municipal o vereador Magno Nazar assinou como testemunha, estiveram presentes ainda o vereador Valmor, Jorginho (Assessor Municipal de Comunicação Social) e Renato Waquim. O local escolhido pelo prefeito para implantar o campus foi a escola municipal Professora Concita Cardoso no bairro Ivar Saldanha que será adaptada. Outros prefeitos também se comprometeram em montar e cuidar das estruturas físicas necessárias para o funcionamento dos novos campi chamados no Programa de “pólos”.





Reunião que marca o processo de interiorização da UEMA




O Programa Darcy Ribeiro será implantado em 48 Polos de Ensino Superior da UEMA onde serão ministrados cursos presenciais nos períodos letivos regulares, ou seja, todos os dias, de segunda a sexta ou segunda a sábado, dependendo da disciplina, no período de março a junho e de agosto a novembro, através de aulas presenciais. Os cursos funcionarão nos turnos matutino, vespertino e noturno, ou seja, quem fizer por ex. Ciências-Biologia terá aula todos os dias, somente em um turno. Com duração de três anos e meio, para atenderem demandas diagnosticadas nos Sistemas de Ensino estadual e municipais. A implementação curricular será realizada em 07 semestres letivos, sendo dois anuais, o primeiro nos meses de janeiro a junho e o segundo de agosto a dezembro, conforme o calendário letivo da UEMA.

O Programa Darcy Ribeiro é destinado aos egressos do ensino médio, ou seja, àqueles que já concluíram o ensino médio nos municípios que participarão do Programa. Além disso, o Programa disponibilizará 50% das vagas dos cursos, com exceção de Biologia e Química para professores da rede pública que ainda não possuem nenhuma licenciatura, mas, para ter acesso a estas vagas os professores, assim como os demais candidatos, precisam ser aprovados no vestibular que será gratuito.



Prefeitos e outras autoridades assinaram o convênio de cooperação








Os alunos terão laboratórios equipados




O Programa no período de 2009 a 2011, deve atender 213 municípios maranhenses. No ano de 2009 serão implantados 23 pólos. Cada polo agregará de 03 a 05 municípios. Em 2009 estão sendo implantados os pólos de:
1) Polo de Açailândia– Acailândia, Itinga do Maranhão, Bom Jesus das Selvas e Buriticupu.
2) Polo de Amarante do Maranhão– Amarante do Maranhão, Buritirana, Montes Altos, Senador La Roque e Sítio Novo.
3) Polo de Arari– Arari, Igarapé do Meio, Miranda do Norte, Monção e Vitória do Mearim.
4) Polo de Bequimão – Bequimão, Alcântara e Peri-Mirim.
5) Polo de Carolina – Carolina, Feira Nova do Maranhão, São Pedro dos Crentes e Riachão.
6) Polo de Cidelândia – Cidelândia, São Francisco do Brejão, São Pedro da Água Branca e Vila Nova dos Martírios.
7) Polo de Cururupu – Apicum-Açu, Cururupu, Bacuri e Serrano do Maranhão.
8) Polo de Mirinzal – Cedral, Central do Maranhão, Guimarães, Porto Rico do Maranhão e Mirinzal.
9) Polo de Pinheiro – Pinheiro, Palmerândia, Pedro do Rosário e Presidente Sarney.
10) Polo de Porto Franco – Campestre do Maranhão, Estreito, Lajeado Novo, São João do Paraíso e Porto Franco.
11) Polo de São Bento – Bacurituba, Cajapió, São Bento, São João Batista e São Vicente Férrer.
12) Polo de Viana – Cajari, Matinha, Olinda Nova do Maranhão, Penalva e Viana.
13) Polo de Balsas – Alto Parnaíba, Balsas, Fortaleza dos Nogueiras, Nova Colinas e Tasso Fragoso.
14) Polo de Barra do Corda – Barra do Corda, Fernando Falcão, Itaipava do Grajaú e Jenipapo dos Vieiras.
15) Polo de Barreirinhas – Barreirinhas, Humberto de Campos, Primeira Cruz e Santo Amaro do Maranhão.
16) Polo de Codó – Codó, Coroatá, Peritoró e Timbiras.
17) Polo de Coelho Neto – Afonso Cunha, Buriti, Coelho Neto e Duque Bacelar.
18) Polo de Grajaú – Arame, Formosa da Serra Negra e Grajaú.
19) Polo de Icatu – Axixá, Cachoeira Grande, Icatu, Morros e Presidente Juscelino.
20) Polo de Loreto – Benedito Leite, Loreto, Sambaíba, São Félix de Balsas e São Raimundo das Mangabeiras.
21) Polo de Rosário – Bacabeira, Rosário e Santa Rita.
22) Polo de São Mateus do Maranhão – Alto Alegre do Maranhão, Cantanhede, Matões do Norte, Pirapemas e São Mateus do Maranhão.
23) Polo de Timon – Matões, Parnarama e Timon.


OBS: Os outros polos serão implantados no ano de 2010 e durante a reunião os prefeitos conheceram os modelos de estruturas exigidas pela UEMA para cada curso. A meta principal do Programa é graduar até o ano de 2014, 10.080 professores para o Ensino Fundamental e Médio, contribuindo assim para a melhoria da qualidade do ensino no Estado.





Os alunos terão aulas práticas de qualidade!














































Fotos: UEMA







Fotos: Renato Waquim



















Share on Google Plus

About RN

1 comentários:

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.