

A reunião ocorrida no último dia 10 de Fevereiro, no campus Paulo VI em São Luís/MA contou com a presença do reitor José Augusto Oliveira para a assinatura do convênio de cooperação técnica para implantação do Programa Darcy Ribeiro que interioriza a Universidade Estadual do Maranhão – UEMA com a criação de novos polos, o evento foi marcado por um número considerável de prefeitos, assessores, vereadores, secretários de educação, imprensa, ouvintes, entre outros. Desta vez os que firmaram compromisso com o “Darcy” foram os prefeitos dos municípios de Bequimão (Antonio Diniz), Arari (Leão), Rosário (Marconi Bimba) e Barreirinhas (Soraya).
Além dos representantes dos municípios que serão sede do polo, a reunião contou com a presença de autoridades municipais das cidades circunvizinhas, demonstrando interesse na implantação e participação no Programa.
Os cursos oferecidos pelo Programa Darcy Ribeiro são de Licenciatura em Ciências com habilitações em Biologia, Química, Física, Matemática, e mais dois cursos na área humanística, para 2009 já foram definidos: História e Letras (Espanhol e Inglês), ministrados de forma regular em nível de graduação, sendo oferecidas 35 vagas e períodos letivos definidos conforme a estrutura curricular de cada curso.
Os cursos de Licenciatura em Ciências oferecidos contarão com pelo menos um (01) Laboratório Multidisciplinar, destinado aos acadêmicos para a realização de aulas práticas e experimentos onde o professor terá a oportunidade de relacionar os conteúdos teóricos com os fenômenos da biologia, química, física e matemática entre si e com o dia-a-dia dos estudantes. Cada aula prática será orientada por um roteiro específico onde os acadêmicos analisarão e discutirão os resultados, facilitando o processo ensino-aprendizagem.
A publicação do Edital para o vestibular será em ABRIL/2009, a realização do vestibular em JUNHO/2009 e o início das aulas em AGOSTO/2009 junto com o segundo semestre letivo da UEMA. Haverá seletivo para Professores que vão lecionar nos cursos e estes serão capacitado por mestres e doutores da UEMA. Os cursos serão gratuitos!
O Programa recebe a denominação “Darcy Ribeiro” em homenagem a um dos intelectuais mais importantes do nosso país e forte defensor da escola pública.
Rosário – O prefeito Marconi Bimba Carvalho de Aquino além de assinar o convênio, cobrou do reitor da UEMA um projeto de extensão envolvendo a leitura para a juventude do seu município. O Presidente da Câmara Municipal o vereador Magno Nazar assinou como testemunha, estiveram presentes ainda o vereador Valmor, Jorginho (Assessor Municipal de Comunicação Social) e Renato Waquim. O local escolhido pelo prefeito para implantar o campus foi a escola municipal Professora Concita Cardoso no bairro Ivar Saldanha que será adaptada. Outros prefeitos também se comprometeram em montar e cuidar das estruturas físicas necessárias para o funcionamento dos novos campi chamados no Programa de “pólos”.
Reunião que marca o processo de interiorização da UEMAO Programa Darcy Ribeiro será implantado em 48 Polos de Ensino Superior da UEMA onde serão ministrados cursos presenciais nos períodos letivos regulares, ou seja, todos os dias, de segunda a sexta ou segunda a sábado, dependendo da disciplina, no período de março a junho e de agosto a novembro, através de aulas presenciais. Os cursos funcionarão nos turnos matutino, vespertino e noturno, ou seja, quem fizer por ex. Ciências-Biologia terá aula todos os dias, somente em um turno. Com duração de três anos e meio, para atenderem demandas diagnosticadas nos Sistemas de Ensino estadual e municipais. A implementação curricular será realizada em 07 semestres letivos, sendo dois anuais, o primeiro nos meses de janeiro a junho e o segundo de agosto a dezembro, conforme o calendário letivo da UEMA.
O Programa Darcy Ribeiro é destinado aos egressos do ensino médio, ou seja, àqueles que já concluíram o ensino médio nos municípios que participarão do Programa. Além disso, o Programa disponibilizará 50% das vagas dos cursos, com exceção de Biologia e Química para professores da rede pública que ainda não possuem nenhuma licenciatura, mas, para ter acesso a estas vagas os professores, assim como os demais candidatos, precisam ser aprovados no vestibular que será gratuito.
Prefeitos e outras autoridades assinaram o convênio de cooperação
Os alunos terão laboratórios equipados O Programa no período de 2009 a 2011, deve atender 213 municípios maranhenses. No ano de 2009 serão implantados 23 pólos. Cada polo agregará de 03 a 05 municípios. Em 2009 estão sendo implantados os pólos de:
1) Polo de Açailândia– Acailândia, Itinga do Maranhão, Bom Jesus das Selvas e Buriticupu.
2) Polo de Amarante do Maranhão– Amarante do Maranhão, Buritirana, Montes Altos, Senador La Roque e Sítio Novo.
3) Polo de Arari– Arari, Igarapé do Meio, Miranda do Norte, Monção e Vitória do Mearim.
4) Polo de Bequimão – Bequimão, Alcântara e Peri-Mirim.
5) Polo de Carolina – Carolina, Feira Nova do Maranhão, São Pedro dos Crentes e Riachão.
6) Polo de Cidelândia – Cidelândia, São Francisco do Brejão, São Pedro da Água Branca e Vila Nova dos Martírios.
7) Polo de Cururupu – Apicum-Açu, Cururupu, Bacuri e Serrano do Maranhão.
8) Polo de Mirinzal – Cedral, Central do Maranhão, Guimarães, Porto Rico do Maranhão e Mirinzal.
9) Polo de Pinheiro – Pinheiro, Palmerândia, Pedro do Rosário e Presidente Sarney.
10) Polo de Porto Franco – Campestre do Maranhão, Estreito, Lajeado Novo, São João do Paraíso e Porto Franco.
11) Polo de São Bento – Bacurituba, Cajapió, São Bento, São João Batista e São Vicente Férrer.
12) Polo de Viana – Cajari, Matinha, Olinda Nova do Maranhão, Penalva e Viana.
13) Polo de Balsas – Alto Parnaíba, Balsas, Fortaleza dos Nogueiras, Nova Colinas e Tasso Fragoso.
14) Polo de Barra do Corda – Barra do Corda, Fernando Falcão, Itaipava do Grajaú e Jenipapo dos Vieiras.
15) Polo de Barreirinhas – Barreirinhas, Humberto de Campos, Primeira Cruz e Santo Amaro do Maranhão.
16) Polo de Codó – Codó, Coroatá, Peritoró e Timbiras.
17) Polo de Coelho Neto – Afonso Cunha, Buriti, Coelho Neto e Duque Bacelar.
18) Polo de Grajaú – Arame, Formosa da Serra Negra e Grajaú.
19) Polo de Icatu – Axixá, Cachoeira Grande, Icatu, Morros e Presidente Juscelino.
20) Polo de Loreto – Benedito Leite, Loreto, Sambaíba, São Félix de Balsas e São Raimundo das Mangabeiras.
21) Polo de Rosário – Bacabeira, Rosário e Santa Rita.
22) Polo de São Mateus do Maranhão – Alto Alegre do Maranhão, Cantanhede, Matões do Norte, Pirapemas e São Mateus do Maranhão.
23) Polo de Timon – Matões, Parnarama e Timon.
OBS: Os outros polos serão implantados no ano de 2010 e durante a reunião os prefeitos conheceram os modelos de estruturas exigidas pela UEMA para cada curso. A meta principal do Programa é graduar até o ano de 2014, 10.080 professores para o Ensino Fundamental e Médio, contribuindo assim para a melhoria da qualidade do ensino no Estado.
Os alunos terão aulas práticas de qualidade!






Fotos: UEMA







Fotos: Renato Waquim
















Agora sim!!!
ResponderExcluir