Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


7ª CI (ROSÁRIO) ENCERRA 2008 SEM REGISTRO DE HOMICÍDIOS EM 04 CIDADES DA REGIÃO DO MUNIM E LENÇÓIS MARANHENSES

Major Donjie, Comandante da 7ª CI.





Por Euvaldo de Jesus



Conforme relatório com a estatística de homicídios em toda área de atuação da 7ª Companhia Independente de Polícia Militar, elaborado pela 3ª seção da unidade, dos doze municípios da 7ª CI na chamada Região do Munim e Lençóis Maranhenses, quatro possuem motivos de sobra para comemorar. Morros, Axixá, Santa Rita e Primeira Cruz, fecharam o ano de 2008 sem homicídios. Merecendo destaque Axixá, na qual já é o segundo ano consecutivo apresentando esse índice e Santa Rita, que possuía um histórico de, em média, oito homicídios ao ano, fechando 2008 sem homicídios, no caso da cidade de Rosário, com apenas 02 homicídios, houve uma redução de aproximadamente 33, 34% em relação ao ano de 2007, o qual registrou 06 homicídios.

De acordo com a avaliação dos resultados, a redução dos homicídios aconteceu de forma significante, graças às ações de prevenção e orientação realizadas pela PM, bem como a qualificação de quase 90% do efetivo policial da 7ª CI através de cursos de especialização profissional, como exemplo, o Curso Nacional de promotor de Polícia Comunitária, Direitos Humanos, entre outros.

De forma específica, destaca-se a implementação de sede própria, em Santa Rita e em Axixá, uma vez que, ambas funcionavam em Delegacias; os trabalhos na área de trânsito como as operações “Se Liga” e “Pé na Estrada”, uma parceria com o Detran com a realização de palestras nas escolas e blitzes educativas, em Axixá e em Morros; reuniões comunitárias com prefeitos, delegados, juízes e promotores, em Santa Rita; cumprimentos de mandados de busca e apreensão, em Morros; e a recuperação da viatura L-200, com tração nas quatro rodas em Primeira Cruz, viabilizando o deslocamento até povoados distantes de difícil acesso devido o terreno arenoso.

Além dessas ações, a 7ª CI, vem intensificando a segurança em seus municípios, por meio do serviço de ronda policial militar, o qual segue um cartão-programa elaborado de acordo com levantamentos baseados nos locais e horários considerados ofensivos à tranqüilidade da sociedade.

A eficiência de tais serviços comprova-se na diminuição dos índices de homicídios na área da 7ª CI no transcorrer dos anos. Tendo em 2008, totalizado 15 homicídios, um decréscimo de 40% em relação ao ano de 2005, o qual registrou 25 homicídios; um decréscimo de 37,5% em relação ao ano de 2006, que registrou 24 homicídios e um decréscimo de 11,8% em relação ao ano de 2007 que registrou 17 homicídios.
Share on Google Plus

About RN

6 comentários:

  1. Dois (02) homicidios em Rosário? Isso é mentira senhor Major Donjie.

    Vamos fazer as contas:
    1 mulher num tirotei no arraial do Iraque (bala perdida), não sei quantas mortes de arma branca (inclusive no Bairro Ivar Saldanha o mais perigoso do Estado Maranhão), e ainda teve um filho que matou a mãe em Buenos Aires e que foi linchado na cadeia, teve um que morreu furado em S. Simão, um taxista cujo carro foi encontrato no campo do São Simão... Rosário teve aproximadamente 25 homicidios, pelo menos 10 foram registrados e nem tô contado os filhinhos de papai que atropelam idosos na MA - 402 (entre Prata e São Simão).

    Faz favor Donjie!! Faz favor!! Dois homicidios foi o fim da picada meu caro.

    ResponderExcluir
  2. Discordo da Lorena Paz.
    Eu creio que a Polícia em Rosário, neste ano, aumentou a segurança, principalmente qualificando e diversificando seus serviços, um exemplo o policiamento de bicicletas no centro!
    E outra, existem pessoas que ainda não sabem o que significa o crime "homicídio" é muito diferente de atropelamentos e de tentativas de homcídios.
    Eu parabenizo a Polícia Militar de Rosário e acredito da estatística.
    ass: Helena Veira

    ResponderExcluir
  3. Helena,

    Sei conceito de Homicidio, não disse que atropelamento era isso, mas que a insegurança estar imperando. Se você pensa o contrário, vá na Vila Bacural a noite ou no Bairro Ivar Saldanha pela manhã com um celular nos ouvidos para ver se você pagar pedágio meu bem ou entregar o celular para os bandidos menores de 12 anos.

    Moro em Rosário e sei onde fica cada boca de fumo de drogas, sem ter usado drogas até hoje, lá no Bairro Argentina tem uma rua que já foi apelidade de Cracolândia 2, se tu passar carro, vai ver os comerciantes de drogas aparecendo para vender todo tipo de droga, abaixe e vidro e se espante com os preço, minha filha isso é Rosário.

    Claro que a PM tem melhorado a segurança e o major tem sido reponsavel (desenvolvendo medidas de grande impacto não tenha duvida), mas seja realista, faltam políticas voltadas a segurança pública por parte do poder público, faltam um maior efetivo da PM (são poucos os policiais de plantão) e faltam equipamentos, essa tal dobradinha aí com a GM é sem duvidas uma das melhores iniciativas, assim com a bike patrulha que economiza combustivel, mas quando digo que Rosário estar insegura estou criticando os ex-prefeitos (principalmente Ivaldo que sustentava as gangues de menores delinquentes como Patos Loucos e GR) e o governo do estado (a Sra. Vidigal) que nada faz, além claro da estatistica apresentada pelo Major de dois mortos em homicidios, se Rosário bateu recordes ano passado de homicidios (procure no google e vai encontrar vários homicidios relacionados a Rosário aqui no RN e no JP).

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Helena vai na UFMA e procura o IML de S. Luís, lá você vai conseguir um balanço dos mortos de Rosário, e vai ver que os casos de homicidios só aqui alcaçaram os dois digitos.

    Faz favor! faz favor Helena!

    ResponderExcluir
  5. Major Donjie responde a Lorena Paz

    Vamos aos dados estatísticos:

    Homicídio doloso(com intenção de matar):
    vitima: Maria Cruz Santos Vieira,por arma de fogo, mês de junho,Bairro Cidade Nova; Acusado preso;

    vítima: Francisco Luis de Souza Neto, mês de outubro, arma branca, mês de outubro, Bairro Ivar Saldanha;Inquérito em andamento na Policia Civil;
    Filho que matou a mãe,tratava-se de um doente mental,local Santa Quitéria e não Buenos Aires como afirma, já faz parte do Município de Bacabeira e está registrado lá entre os quinze homicídios da região.
    Um carro de um taxista foi encontrado em São Simão como foi, está correto, porém seu corpo foi descoberto no campo de Perizes no ano de 2007 e não em 2008 e está registrado na estatística de Bacabeira.
    Finalmente os acidentes de trânsito que ocorreram na BR no caso os atropelamento com vítima fatal são homicídios culposos por lei, os casos enumerados os seus autores estão respondendo criminalmente em liberdade por ser crime de trânsito. O Trânsito na BR é competência direta da Polícia Rodoviária Federal, no Município é competência direta da Prefeitura Municipal, e residual da Polícia Militar que atua indiretamente.
    A Constituição Federal no seu Art 144 diz que a segurança pública é dever do Estado, direito e RESPONSABILIDADE DE TODOS, aí está inserida a comunidade, a 7ª CI agradece a sua preocupação em passar todos os dias no IML, em acompanhar as ocorrências de vulto,está fazendo sua parte, só esqueceu de denunciar os outros 23 homicidios (dia, hora, local,vítima etc.) que estão na cifra negra.
    Desde já agradecemos e convidamos a sra Lorena Paz a participar de uma reunião comunitária que ocorrerá no dia 14/02/09, na Ivar Saldanha para tratar de Violência e Criminalidade, sua contribuição será de suma importância.

    "É muito fácil ser criticado quando você se dipõe em fazer algo, para não ser criticado basta você não fazer nada"
    " Para que o mal triunfe, basta que os bons não façam nada"

    Major Donjie, Cmt da 7ªCI.

    ResponderExcluir
  6. Meu Deus!


    Não estou lhe criticando Major, pelo contrário até elogiei várias ações, a PM tem feito a sua parte e até mais mesmo, mas critiquei os ex-prefeitos (principalmente Ivaldo) e a secretária estadual de segurança cidadã a Vidigal.

    A única coisa que discordei do senhor Major Dojie foi a estatistica de dois homicidios em Rosário no ano de 2008.

    ResponderExcluir

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.