Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Governo do Estado do MA construirá e reformará escolas em Cururupu e Rosário

Francisco Pestana, Lourenço Vieira da Silva, Marconi Bimba e o dep. José Lima



Os municípios de Cururupu e Rosário serão contemplados com a construção de escolas de ensino médio e reforma e ampliação dos prédios onde funcionam colégios de ensino fundamental. A garantia foi dada pelo Secretário Estadual de Educação, Lourenço Vieira da Silva, ao receber em audiência, no prédio da Secretaria de Educação (Seduc), as visitas do prefeito reeleito de Cururupu, José Francisco Pestana, e do prefeito eleito de Rosário, Marconi Bimba Carvalho de Aquino. Eles estavam acompanhados do deputado estadual José Lima dos Santos Filho, presidente da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto da Assembléia Legislativa.

Durante a audiência com o secretário Lourenço Vieira da Silva, o prefeito reeleito de Cururupu, José Francisco Pestana, solicitou obras de reforma e ampliação para diversas escolas de seu município. Entre as quais a completa reforma do Centro de Aprendizagem e Integração de Cursos (Caic), que foi uma referência na educação do Maranhão e conta com um amplo espaço de lazer e espaço para a juventude, e também da Escola de Ensino Fundamental José Pires.

Depois de anunciar que a educação também será prioridade no seu segundo mandato, José Pestana disse que até o final do ano sua administração vai entregar três grandes escolas de ensino fundamental. “Estas novas escolas irão contribuir para a melhoria da qualidade de ensino em Cururupu, que conquistou a melhor posição do Índice de Desenvolvimento Básico (Ideb) da região”, destacou. José Pestana observou ainda que Cururupu será contemplada com a construção de três escolas previstas no Plano de Ações Articuladas (PAR), duas das quais localizadas em ilhas e uma na sede do município.

O prefeito reeleito recebeu sinal verde do secretário para suas reivindicações e comemorou. “Se outros governos tivessem tido a preocupação de levar a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) para os municípios, assim como o programa Darcy Ribeiro, o Maranhão não estaria nesta situação de atraso. Mas o tempo perdido está sendo recuperado pelo governo Jackson Lago e o secretário Lourenço Vieira da Silva, que têm compromisso com a educação de qualidade”, destacou.

Ensino profissionalizante - A principal reivindicação apresentada ao secretário Lourenço Vieira da Silva pelo prefeito eleito de Rosário, Marconi Bimba Carvalho de Aquino, foi a construção de escola de ensino médio integrada à educação profissionalizante.

Ele explicou que a construção da escola criará possibilidades para atender a demanda de mão-de-obra resultante dos novos investimentos que o governo federal fará em Bacabeira, entre os quais a instalação da maior refinaria de petróleo da América Latina e a implantação de uma siderúrgica. Com estes novos investimentos, analisa Marconi Bimba, torna-se premente a qualificação da mão-de-obra para que os empregos gerados nestes empreendimentos sejam ocupados por moradores da região.

O secretário Lourenço Vieira da Silva se comprometeu em colaborar com a construção de uma escola com cursos profissionalizantes. “O secretário nos deu a garantia de que a escola será construída, reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento da educação maranhense”, comemorou.

Marconi Bimba ressaltou que pretende construir uma parceria expressiva com o Governo do Estado para elevar os indicadores educacionais de Rosário e do Estado, para que as ações trabalhadas em conjunto apresentem resultados rápidos e positivos.

O presidente da comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto da Assembléia Legislativa, deputado José Lima, defendeu a implantação de escolas profissionalizantes pelo Governo do Estado para preparar os maranhenses para o mercado de trabalho. “O Governo do Estado precisa, de forma urgente, construir escolas, fazer concurso e botar programas para a educação profissional. Na educação profissional tem cursos básicos e cursos técnicos, além de cursos tecnológicos”, explicou o deputado.

José Lima disse que o Estado precisa de cursos profissionalizantes, porque não existe desenvolvimento sem a tecnologia. Assegurou que a base de tudo é a educação, depois a ciência e a tecnologia.



Fonte: Secretaria de Comunicação (Governo do Estado do Maranhão).
Share on Google Plus

About RN

2 comentários:

  1. Bimba estar de parabéns por lutar para trazer um campus da UEMA e um centro profissionalizante, além das novas escolas de ensino médio e fundalmental, além das reformas. A educação de verdade é a grande revolução que essa cidade precisa.

    ResponderExcluir
  2. Bimba e Lima estão de parabéns.

    E não vejo a hora, para garantir minha vaga nesse centro de capacitação. Valeu.

    ResponderExcluir

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.