Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Produtores rurais de Rosário aprovam a carne e a criação de avestruz

Na última terça-feira, 15, no município de Rosário, a 60 km de São Luís, durante a Assembléia do Colegiado da Comissão para Implantação das Ações no Território Lençóis Maranhenses/Munim (Ciate), com o tema “Priorização dos projetos financiados pelo Pronaf - Infra-estrutura para o ano de 2008”, aconteceu uma palestra promovida pela Aravestruz Nordeste S/A, sediada no bairro Araçagi em São Luís, sobre criação e mercado dos produtos de avestruz. Na ocasião estiveram reunidos produtores rurais, sindicatos rurais, associações e prefeituras da região.

Durante a palestra, foi realizada uma degustação da carne de avestruz para os participantes que aprovaram, tanto no sabor quanto na maciez, sendo ainda muito saudável por ter baixos níveis de gordura, colesterol e calorias. “É uma carne muito gostosa e macia. Não é preciso força nos dentes para comer”, disse José Ribamar dos Santos, que completou: “E eu vou criar avestruz na minha terra”.

Também foram esclarecidas várias dúvidas dos produtores, sendo uma delas em relação ao espaço necessário para a criação. E, os técnicos da empresa passaram todas as informações de capacidade por hectare, sendo de 10 casais de reprodutores e sua respectiva produção aproximada de 200 filhotes por ano.

Na palestra comandada por Sérgio Tavares, gerente da Aravestruz no Maranhão, foi informado aos participantes que a empresa está elaborando um programa para criação de avestruz voltado para os pequenos produtores rurais, por meio da formação de pólos de criação no Maranhão. Serão produzidos carne, couro, plumas e outros produtos da ave, todos de alto valor agregado ao mercado nacional e internacional, e consumido em países da Europa, Estados Unidos e Ásia.

Esses pólos serão compostos de uma fazenda escola para o treinamento e capacitação dos produtores e técnicos dos municípios; central de incubação de ovos, e técnicos para o acompanhamento da produção; pois a empresa vem trabalhando na criação e no mercado há mais 10 anos e hoje tem uma demanda de exportação dos produtos da ave, superior a 250 mil aves por ano, e o plantel do nordeste e principalmente no Maranhão está muito longe de suprir essa demanda.

Entre os presentes além de vários lavradores de Rosário, esteve o secretário de Agricultura de Humberto de Campos - MA, Luis Augusto, que apóia a criação como uma das alternativas para o pequeno produtor, pelo fato de a criação de avestruz ocupar pouco espaço e pela ociosidade das pequenas propriedades rurais por terem poucas alternativas de produção auto-sustentável em áreas pequenas.
Share on Google Plus

About RN

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.