Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Grupo Natalino conhecido como Pastor de Rosário faz apresentação em S. Luís hoje

Segundo informações da Superintendência de Cultura Popular do Maranhão grupos natalinos do interior devem se apresentar hoje dia 27 na capital. Entre eles estão o grupo "Pastor de Rosário" e os "Reis de Jacaré dos Pretos" de Icatu-MA.

A saída do Cortejo está marcada para às 17:30h do Largo do Desterro, dirigindo-se à Praia Grande. Logo em seguida serão feitas apresentações dos respectivos grupos às 18:00h, nas Praças da Seresta (Pastor Caminho de Belém/Iguaíba e Reis de Jacareí dos Pretos/Icatu), na Nauro Machado (Pastor de Rosário e Reis Pastoral/São José de Ribamar) e da Praia Grande, ao lado da Casa do Maranhão (Pastor de Penalva e Reis de Urbano Santos).

Pastor - é um auto natalino onde são reproduzidas cenas que lembram o nascimento do Menino Jesus. O auto é dividido em três atos: a anunciação, quando o anjo Gabriel anuncia o nascimento do menino Jesus a Maria; a romaria, quando os pastores se reúnem, guiados pela estrela de Belém, para visitar o menino; e a adoração, momento em que os pastores chegam a Belém para adorar o menino que nasceu.

Com variação de forma e de personagens, o auto natalino é apresentado em outros estados do Brasil. No Maranhão, é revivido sob a forma de pastor ou pastoral com poucas diferenças.

O pastor é uma festa com fortes raízes no catolicismo popular, originada na Europa e trazida para o Brasil pelos colonizadores, onde ganhou novos elementos, mesclando canto, dança e a dramatização.

Uma pequena orquestra, composta de clarinetes, banjo, violão, viola, violino, saxofone, trombone e flauta, dá o tom da brincadeira, tendo o acompanhamento de pandeiros e castanholas, tocados pelas pastoras.

Os autos natalinos são encontrados com maior freqüência nos municípios de Rosário, Mirinzal, Guimarães, Humberto de Campos, Alcântara e São Luís.

Os grupos de pastor iniciam as apresentações geralmente na noite de 24 de dezembro prolongando-se até janeiro, o Pastor de Rosário costuma realizar apresentações durante os festejos juninos.
Share on Google Plus

About RN

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.