Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Governos apostam em Transposição do Rio Parnaíba para salvar o Rio Itapecuru

Na última quarta-feira, o requerimento que pede a realização de visita à região do médio sertão maranhense, com integrantes da Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional e com técnicos do Ministério da Integração Nacional para verificar a viabilidade da transposição do Rio Parnaíba, de autoria do deputado federal Carlos Brandão, vice-líder do PSDB na Câmara dos Deputados, foi aprovado.



Carlos Brandão e o técnico do Ministério da Integração Nacional, Celso Rodrigues: transposição é possível



O requerimento apresentado tem o objetivo de estabelecer os critérios a serem adotados para a transposição do Rio Parnaíba, no sentido de perenizar os riachos da região do médio sertão do Estado. “Quero evitar que no período de escassez das chuvas esses pequenos riachos sequem, dificultando ainda mais a vida da população que vive nessa região, justifica o parlamentar.

Sexta-feira, 9, Brandão esteve em duas cidades que serão incluídas no projeto. A primeira, Nova Iorque, é onde está localizada a Barragem da Boa Esperança. A outra, Pastos Bons, será o local onde às águas, após a transposição, correrão para o Riacho Balseiro e de lá escorrerão para o rio Itapecuru. Estiveram na comitiva o deputado estadual Arnaldo Melo (PSDB), o técnico do Ministério da Integração, Celso Rodrigues, além de lideranças locais.

Segundo Brandão, esta será uma boa oportunidade para levar qualidade de vida à população da região. “Esse projeto é um sonho do sertanejo. Nós temos terra fértil, temos energia, duas BR (135 e 230), além de um povo trabalhador que precisa de uma oportunidade de trabalho”, diz.

O deputado Arnaldo Melo, grande incentivador da proposta, acredita que com a união de forças locais e nacionais será possível efetivar a transposição num tempo curto.

Para o técnico do Ministério da Integração, o projeto é absolutamente viável.

“Existe uma grande chance de que o projeto saia do papel. Carlos Brandão está dando um grande passo rumo ao futuro. É preciso que a população e autoridades do Maranhão abracem esta proposta”, afirmou.

Após a elaboração da Nota Técnica do Ministério da Integração, que dará viabilidade oficial ao projeto, a comunidade e as lideranças locais poderão participar da nova fase, em que serão realizadas audiências públicas. Opiniões e questionamentos serão fundamentais para a otimização do projeto. Atualmente, enquanto em toda a Região Nordeste precisa de quase 300 km de transposição, no caso da Barragem Boa Esperança será necessário um desvio de apenas 15 km para levar água aos sertanejos. Estima-se que barragens sejam construídas no percurso do Riacho Balseiro, para que aconteça a subsistência das famílias, com horticultura, fruticultura, piscicultura, dentre outros, tornando-se um grande celeiro produtor no estado.

Brandão acrescentou que, com a transposição das águas da barragem Boa Esperança, o volume do rio Itapecuru deverá aumentar. “São Luis será a grande beneficiada, já que o abastecimento da ilha é, em sua maioria, do velho Itapecurú”.
Share on Google Plus

About RN

1 comentários:

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.