Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Projeto Itapecuru - Águas Perenes





São Luís, entre outras 52 cidades maranhensesabrangidas pela Bacia do Itapecuru, retira desse rio 75% de água para consumo.

O Estado do Maranhão dispõe de grandes bacias hidrográficas, mas quase todas estão em adiantado processo de degradação. Por isso, é fundamental que ações urgentes, governamentais e não-governamentais, sejam tomadas. A Assembléia Legislativa do Estado do Maranhão, com este projeto, assume a responsabilidade de mobilizar e congregar todos os atores sociais em torno da causa da preservação do rio Itapecuru. E, assim, recuperá-lo, preservá-lo e “explorá-lo” de forma auto-sustentável, assegurando a sobrevivência das atuais e futuras gerações.


PROJETO ITAPECURU - ÁGUAS PERENES EXPEDIÇÃO AO ITAPECURU

A água é sem dúvida o elemento estratégico nas discussões sobre desenvolvimento e sobrevivência do planeta e de suas espécies. Esse recurso natural que a humanidade supunha infinito vem dando sinais claros de esgotamento. Defender os rios é um desafio de cooperação entre estados, municípios, poder público e sociedade civil. A preservação dos rios, a sobrevivência de todos os seres e o desenvolvimento sustentável passam pelo criterioso conhecimento da atual realidade e pelo engajamento de todos. Realizar o Projeto Itapecuru é urgente.

A bacia do Itapecuru abrange, atualmente, 52 cidades, com uma população estimada em 3 milhões de habitantes, em uma área de 52.000 Km2. A calha do rio mede, em termos aproximados, 1.140 Km. E São Luís, com cerca de 1 milhão de habitantes, retira do itapecuru 75% de água para consumo.
Ainda dispomos de grandes bacias hidrográficas. No entanto, quase todas, infelizmente, estão em processo de degradação, principalmente, devido a fatores antrópicos.

VAMOS SALVAR NOSSAS ÁGUAS

O Projeto Itapecuru (Projeto de Resolução Legislativa nº 027/05 de autoria do Dep. João Evangelista - Presidente da Assembléia Legislativa) representa a maturidade política e administrativa da atual Mesa Diretora da Assembléia Legislativa do Estado do Maranhão. Segundo João Evangelista - refletindo o pensamento de seus pares - , as questões de fundamental importância para a sobrevivência das atuais e futuras gerações precisam ser tratadas com a urgência e a seriedade que se espera daqueles que são os representantes do povo.

A 1ª. Expedição ao rio Itapecuru simboliza um termo de compromisso do poder legislativo maranhense com a vida de milhares de pessoas que dependem do itapecuru para viver. Do consumo humano aos projetos agropecuários e industriais, todos dependem da perenidade do rio.

Equipes de professores e técnicos, de órgãos públicos, de empresas privadas ou mistas ou do terceiro setor, utilizando-se de metodologias participativas, inter e multidisciplinares, realizarão o levantamento sócio-ambiental do rio. Depois, serão realizadas audiências públicas para discutir as questões políticas, econômicas e jurídicas relacionadas ao rio. E em seguida, virão as etapas de diagnóstico e prognóstico, que subsidiarão a elaboração de um plano diretor para a bacia do Itapecuru.



Fonte: Assembléia Legislativa do Estado do Maranhão.
Share on Google Plus

About RN

1 comentários:

  1. Estou escrevendo minha monografia sobre a ictiofauna da bacia do Itapecuru, gostaria de informações sobre a atividade pesqueira nesta importante bacia.

    de ja agradeço.

    ResponderExcluir

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.