Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Histórico: Governo e Sarneys se unem para salvar Rio Itapecuru


Governo: O presidente da câmara Legislativa do Maranhão, o deputado João Evangelista, participou da reunião com a bancada federal na Câmara dos Deputados em Brasília e pediu apoio para o Projeto de Recuperação do Rio Itapecuru.
Antes durante uma audiência, João Evangelista anunciou que os deputados estaduais apresentarão emenda coletiva ao Orçamento do Estado no valor de R$ 5 milhões para dar início ao trabalho de revitalização do rio.

Ele afirmou que o Programa Águas Perenes não é de um deputado, mas do povo do Maranhão e que com esse sentimento é que os deputados foram externar esse pensamento e pedir apoio da bancada federal para salvar o rio Itapecuru. “Estamos buscando o apoio de todos os deputados que tenham responsabilidade com o Maranhão”, disse.




Sarneys: O coordenador da bancada, o deputado Sarney Filho (PV-MA), elogiou a iniciativa da Assembléia Legislativa e disse que uma das emendas que estão sendo discutidas para o Estado se destinará à revitalização da Bacia do Rio Itapecuru.

Sarney Filho lembra que agora será necessário buscar tecnicamente uma solução.
- Nós não podemos mandar diretamente para a Bacia, mas, a gente pode mandar para o governo do Estado para que ele faça programas de recuperação hídrica no Estado e, a partir daí, o governo do Estado pode fazer, desse programa, a revitalização. Ele pode se tornar um Projeto Piloto - disse.
Sarney Filho afirmou que este será um Projeto que, dando certo, possibilitará avançar para outras bacias.
A bancada maranhense no Senado, constituída pelos senadores Roseana Sarney, Edison Lobão e Epitácio Cafeteira, além do senador pelo Amapá José Sarney devem apoiar o projeto.




O que é – O Programa Águas Perenes foi criado pelo Poder Legislativo, através da Resolução Administrativa nº 027, de 25 de outubro de 2005, de autoria do deputado João Evangelista. A iniciativa do Parlamento maranhense conta com a parceria do governo do Estado, através da Secretaria de Meio Ambiente, Caema (Companhia de Água e Esgotos do Maranhão), UFMA (Universidade Federal do Maranhão) e Uema (Universidade Estadual do Maranhão), além de outros órgãos públicos, privados e organizações não-governamentais (Ongs).
Share on Google Plus

About RN