Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Mais de 40 mil pessoas no Bloco das Carroças 2010

Por Renato Waquim e Arilson Texeira


Na quarta-feira de cinzas (17) o Bloco das Carroças completou 30 anos e atraiu cerca de 40 mil foliões a cidade de Rosário-MA. A brincadeira deste ano homenageou o saudoso Xololó que faleceu no último Natal e o Sr. Manoel Domingues (mais conhecido como Manoel Sapateiro) fundador do Bloco do Galo.

Euvaldo de Jesus (coordenador do bloco) e o Sr. Manoel com seu famoso Galo


Renato Waquim, o prefeito Marconi Bimba e a primeira-dama Cintia Aquino durante o show do Bicho Terra na Praça da Matriz


Glauber Carvalho e Allan Jorge anunciando as carroças campeãs


Foram mais de 60 Carroças inscritas e vários trios elétricos naquele que é o maior bloco do Maranhão, considerado de grande relevância para a cultura rosariense, o bloco tornou-se Patrimônio Imaterial do Município graças ao Projeto de Lei Nº 032 de 2009 do vereador Pedrosa Filho (o Necó) do PSB.

O bloco começou quando um grupo de amigos resolveu continuar o carnaval na quarta-feira de cinzas. Eles se reuniram, alugaram uma carroça e um equipamento de som. A partir daí, várias pessoas começaram a se conglomerar para sair no bloco, carinhosamente apelidado pelos moradores da cidade de Bloco das Carroças.

“Pessoas de toda região vêm participar do bloco. É uma festa democrática porque todos podem participar”, diz Glauber Carvalho, um dos organizadores do evento.

A grande vencedora neste carnaval foi a carroça organizada pelos 'Amigos da Frei', intitulada “Homenagens Eternas”, trouxe nomes que fizeram parte da cultura popular de Rosário, já falecidos como Barbosa e Xololó, causando muita emoção no momento do desfile. A segunda colocada veio do povoado de Curimatá, chamada 'Jegue Folia', estava com a temática 'Criança Esperança', com cerca de duzentos componentes, há oito anos eles participam da brincadeira. A terceira colocada foi a carroça do bloco Os Acabados. Outras carroças não participaram do concurso oficialmente, mas levaram mensagens educativas tal como a 'Carroçateca' de incentivo à leitura, e a 'Amburrança' da Secretaria Municipal de Saúde, com distribuição de preservativos.

Ao fim do trajeto, o Bicho Terra, sob o comando dos cantores Inácio Pinheiro e Roberto Brandão, deram novo ânimo aos foliões cantando e tocando grandes sucessos como “Costela de Adão”, “Bicicleta”, “Gostosa”, entre outros.

"O Bloco das Carroças pretende manter uma tradição local de grande relevância para a Região. A organização busca também reafirmar o Carnaval rosariense como opção em roteiro turístico do Maranhão e do Brasil; valorizar a música carnavalesca maranhense; e fomentar produções culturais locais em todas as suas etapas (criação, pesquisa, produção, circulação e difusão), respeitando a diversidade local", destacou Allan Jorge que é coordenador do bloco.

Confira imagens do 30° Bloco das Carroças:




























































































































































































Share on Google Plus

About Renato Viana Waquim

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.