Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


UEMA apresenta plano de difusão tecnológica do estado

O reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) esteve, na última quarta-feira (01), na secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Sectec), em uma reunião para apresentação do plano de metas “Ciência, Tecnologia e Inovação para Todos Nós”. Participaram do encontro os Pró-Reitores: de planejamento, Roberto Serra; e de Administração, Gilson Mendonça, e o professor Antônio Pereira, assim como representantes da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico (Fapema), secretaria de Estado da Educação (Seduc), Universidade Federal do Maranhão (Ufma) e Instituto Federal do Maranhão (Ifma).

“Definir bem nossas ações é de extrema importância para a difusão tecnológica no nosso estado. Para isso, contamos com as instituições parceiras, a fim de garantir o acesso à educação e a oferta de oportunidades”, assinalou o secretário Bira do Pindaré.

Dentre os eixos estratégicos apresentados pelo secretário Bira do Pindaré, estão a democratização do acesso à Educação Superior nos municípios com baixo IDH, através da implantação do Programa Estadual de Estágio Acadêmico Profissional; o fortalecimento da cidadania digital para ampliar o acesso da população à internet e a democratização do acesso ao ensino; fomento à pesquisa e inovação tecnológica através da implantação de programas de incentivo ao ensino e ao emprego (Pronatec), programas de captação de conhecimentos e Habilidades (ProUni; a criação de Centros de Vocação Tecnológica e etc.

Para o reitor Gustavo Pereira, a reunião oportunizou a discussão de ideias para angariar avanços para o estado. “Estou feliz pelos avanços virão com os mecanismos que foram traçados. Esse é um momento de mudança porque nos dá a possibilidade de dialogarmos conjuntamente na condução da difusão tecnológica e na inclusão digital”. O reitor ainda destacou que a Uema participará ativamente das estratégias e que está de alinhada com as diretrizes do governo Flávio Dino para assegurar a evolução no âmbito acadêmico e profissional aos maranhenses.


Com informações do Jornal Pequeno.
Share on Google Plus

About RN

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.