Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Sedihc debate Direitos Humanos e Assistência Social com municípios

A Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania (Sedihc) encerrou, nesta sexta-feira (22), o Seminário Regionalizado das Políticas Públicas de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania, em Barreirinhas. O evento teve o objetivo de fomentar o debate e promover a articulação e a intersetorialidade política e institucional entre municípios, Estado, e sociedade civil organizada.

Participaram do evento, técnicos e gestores dos municípios de Barreirinhas, Cachoeira Grande, Presidente Juscelino, Axixá, Santo Amaro, Icatu, Morros, Tutoia, Humberto de Campos, Rosário, Paulino Neves e Primeira Cruz. Na ocasião, foram discutidos os avanços e as carências nas áreas centrais do tema do seminário em cada município, além de aperfeiçoar a articulação e a integração entre os participantes para a efetivação de políticas públicas para a população.

A secretária de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania, Luiza Oliveira, destacou a importância de unir esforços a fim de que o Maranhão avance nessas áreas. “O Estado é forte quando os municípios estão fortes, então para que o Maranhão seja reconhecido por seu avanço na área de direitos humanos e assistência social, é preciso que os gestores municipais e a própria sociedade civil estejam organizados e qualificados para trabalhar e monitorar a execução de políticas públicas eficazes”, disse Luiza Oliveira.

Na programação, foram ministradas palestras sobre estratégias de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes; políticas públicas para o combate ao tráfico de pessoas; monitoramento e avaliação do Plano Estadual Maranhão Sem Homofobia; estratégias para o enfrentamento ao uso de drogas; entre outras.

“O nosso papel, enquanto articuladores de políticas públicas, é de levar ao máximo número de pessoas o conhecimento e é por meio desse acesso à informação que se pode mudar a realidade local, no que tange às violações de direitos e acesso à benefícios socioassistenciais”, concluiu a secretária Luiza Oliveira.
Share on Google Plus

About Renato Viana Waquim

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.