Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Governadora Roseana Sarney entrega à prefeita Irlahi Inventário Cultural de Rosário


A Governadora Roseana Sarney, entregou à Prefeita de Rosário Irlahi Linhares Moraes a proposta para a realização do Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC) das cidades de Rosário, Santa Rita e Bacabeira. O resultado do inventário foi entregue durante uma cerimônia no Palácio dos Leões, com a presença da presidente nacional do IPHAN, Jurema Machado, da Superintendente do IPHAN Kátia Bogéa, o vice-reitor da UFMA Antônio José Oliveira, o gerente geral de Implantação da Refinaria Premium I da Petrobras, Paulo Turazzi de Carvalho, o ex-ministro do Turismo Gastão Vieira, o Secretário Municipal de Educação Joaquim Neto e vários assessores do município.
O estudo consiste no mapeamento e registro das manifestações culturais e artísticas de um povo. O objetivo é reconhecer o saber e fazer divulgar e fortalecer a história e identidade cultural de determinadas comunidades, assegurando e garantindo o direito à memória.
O inventário traz informações sobre a importância histórica e cultural, aborda comunidades tradicionais quilombolas e ribeirinhas do Itapecuru, e o modo de vida baseado na agricultura familiar, pesca e extrativismo vegetal. O estudo também apresenta a arquitetura religiosa colonial e eclética assim como as manifestações culturais através das danças do coco, dança do Lelê e o tambor de crioula, entre outras. Por intermédio do inventário cultural, se reconhece o papel da comunidade como agente principal de suas práticas culturais e perpetuação do seu saber e consequentemente sua valorização.

O resultado do mapeamento vai ser disponibilizado para todas as escolas dos três municípios inventariados. Acompanham a publicação dois DVDs, sendo o primeiro, o Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC) e o segundo o Sistema Integrado de Conhecimento e Gestão (SICG).
O gerente geral de Implantação da Refinaria Premium I da Petrobras, Paulo Turazzi de Carvalho, disse que muitas peças foram encontradas durante as obras de terraplenagem da refinaria. “São achados arqueológicos peças datadas de mais de nove mil anos atrás, que precisam ficar expostas para que a população conheça os vestígios dos primeiros moradores do Maranhão”, destacou Paulo Turazzi.

Para a prefeita de Rosário, Irlahi Linhares Moraes, "o inventário é um documento importante, pois representa a história dos primeiros moradores do município. Rosário é a quarta cidade mais antiga do Maranhão, referência de cultura e que vai ganhar um acervo que vai servir de referência para a população", declarou a prefeita Irlahi.
Fonte: SECOM / Prefeitura de Rosário.
Share on Google Plus

About Renato Viana Waquim

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.