Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


MAIS DE 500 PESCADORES DE ROSÁRIO MA ASSISTIRAM O FILME "UM OUTRO OLHAR" EXPERIÊNCIA DE CAPS

 Parabenizamos a Presidente Rosângela de Jesus Muniz e toda Diretoria da Colônia de Pescadores Z – 21 de Rosário - MA por permiti fosse apresentado o filme “UM OUTRO OLHAR” -  Manual Audiovisual sobre Centros de Atenção Psicossocial e Saúde Mental na Atenção Básica em seu Auditório para um público de aproximadamente 500 pessoas. Após a apresentação do filme com a duração de trinta minutos, Reinaldo Lima disse aos presentes serem Agentes Sociais Voluntários estão informando aos munícipes da existência de 04 Programas sobre Saúde Básica para serem implantados nos municípios por regiões: Rede Cegonha, Rede de Atenção às Urgências, Rede de Atenção Psicossocial  e Rede de Atenção ao Câncer de Útero e de Mama.

Apesar de o prazo estabelecido ter sido a parti  do ano 2012/2015 para consolidar o processo, entende que Rosário não pode ficar a mercê da espera de quem quer que seja. Em reunião realizada no dia 12/07/2012 no Gabinete da Secretária Municipal de Saúde Mauricea Rodrigues Lopes disse: que em 2012 foi implantado na Cínica Nossa Senhora do Rosário de propriedade da Senhora prefeita Irlahi Linhares Moraes, a Rede Cegonha trabalharam três meses e não receberam dinheiro, por culpa do Secretário de Estado da Saúde Ricardo Murad, por não ter elaborado o Plano Operativo.
Sobre a Rede de Atenção às Urgências Reinaldo informou de ter sido acidentado no dia 13 deste mês de julho de 2013 e que foi ao hospital não havia médico e nem medicamento. Que os recursos destinados pelo Ministério da Saúde para custear as despesas depende da implantação dos mencionados Programas. Que a verba virá Fundo Nacional de Saúde ao Fundo Municipal de Saúde.  Disse que O CAPS  ad III, vai ser implantado em São Simão Povoado além Rio próximo da  sede do município presume-se seja dois quilômetros de distância de Rosário.

Por fim, foi citado sobre a Rede de Atenção ao Câncer de Colo de Útero e de Mama. Acrescentou Reinaldo de está de posse de documento contém inclusive valor dos repasses para custear os programas. Entende que com a implantação dos mencionados programas será minorado sofrimentos. Acrescentou,  de estarem promovendo uma Reunião com o Colegiado CIR – Comissão Intergestores Regionais de Rosário e, se comprovado que os entraves sejam por parta da SES. Pretende a Comissão Mista PRÓ - CAPS E SAÚDE BÁSICA  mobilizar pessoas para irem até a Secretaria de Estado da Saúde.   Agradecemos e parabenizamos a todos os presente deixamos abraços fraternos.

Por Reinaldo   Cantanhêde  Lima – funcionário público estadual, Diretor do SINTSEP, Autodidata,  Educador Alternativo e Mobilizador Social Blog. www.reinaldocantahede.blogspot.com  E-mail  reinaldo.lima01@oi.com.br- Telefone: (098) 3345 1298- Residência; 9161 9826 –Móvel;
Apoio: SINTSEP Sindicato dos trabalhadores no serviço Público do Estado do Maranhão filiado à CUT- MA
Share on Google Plus

About Renato Viana Waquim

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.