Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Confirmado! Rosário seriará o CAPS AD III Regional

Valeu a pena: "Só a luta muda a vida".

Rosário (MA) - Como resultado da pactuação realizada na reunião da Comissão Intergestores Regional - CIR Rosário no dia 24 de Maio, o blog Rosário Notícias foi informado sobre uma histórica e grande notícia para muitas famílias, trata-se da chegada do sonhado Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e outras Drogas III /24 horas - CAPS AD III que com sede em Rosário vai abranger as seguintes  cidades:  Santa Rita, Bacabeira, Icatu, Axixá, Morros, Presidente Juscelino e Cachoeira Grande, todas na Região do Baixo Itapecuru e Baixo Munim. 

A implementação está prevista para o ano de 2013, segundo informou o Sr. Reinaldo Cantanhêde Lima, um dos mobilizadores sociais que através de milhares de assinaturas coletadas, cobraram com afinco às autoridades competentes essa importante conquista.

O CAPS AD III é o Ponto de Atenção do Componente da Atenção Especializada da Rede de Atenção Psicossocial destinado a proporcionar a atenção integral e contínua a pessoas com necessidades relacionadas ao consumo de álcool, crack e outras drogas, com funcionamento nas 24 (vinte e quatro) horas do dia e em todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados.

No caso de Rosário, deverá constituir-se como referência regional, de acordo com implantação pactuada pela Comissão Intergestores Regional (CIR) respectiva e desde que previsto no plano de Ação da Região de Saúde ou em instrumento equivalente.

De acordo com a Portaria Nº 130, de 26 de Janeiro  de  2012, que regulamenta o funcionamento deste tipo de Centro, o Plano de Ação da Região de Saúde ou o instrumento equivalente deverá indicar o Hospital Geral de referência  (que provavelmente não será em Rosário) para o CAPS III Regional, garantindo-se apoio qualificado aos usuários que apresentem quadros de abstinência, intoxicação aguda ou outros agravos clínicos relacionados ao consumo de álcool, crack e outras drogas.


Share on Google Plus

About Renato Viana Waquim

2 comentários:

  1. Olha aí secretária Saúde Mauricéia! Mão se precisa tr muitos recursos, aliás, nem precisa se receber salário pra fazer algo em prol da cidade.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a todos os que acreditaram e lutaram por essa conquista.

    ResponderExcluir

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.