Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Obras da adutora do Italuís estão em estágio adiantado



Foto: Nestor Bezerra

Bacabeira-MA:  Obras de substituição dos 19 quilômetros da adutora do Sistema Produtor Italuís, em Campos de Perizes em Bacabeira, estão em ritmo acelerado. Foram concluídos 15 quilômetros do aterro e 50% das estacas de concreto que darão sustentação à nova estrutura e que estão cravadas no aterro, a uma profundidade que varia de oito a 32 metros e um espaçamento de 24 metros entre cada uma. A conclusão da obra, orçada em R$ 106.887.593,62, está prevista para novembro de 2013.
A base das estacas receberá um bloco de concreto para colocação da nova tubulação de aço patinável, que ficará suspensa para facilitar os trabalhos de manutenção e evitar a criação de bolsões de ar nos tubos. A nova adutora está sendo instalada sobre pilotis, paralela à BR-135 e distante 40 metros das torres de alta tensão da Eletronorte, o que evita a indução magnética.
A obra está sendo realizada por meio da parceria entre os governos federal e estadual. O Sistema Italuís é responsável pelo abastecimento de 60% dos bairros da capital. O serviço, também, apresenta uma ponte de treliça sobre a qual a adutora atravessará o Estreito dos Mosquitos, segundo explica o presidente da Companhia de Saneamento Ambiental (Caema), João Moreira Lima.
O remanejamento da adutora vai estabilizar o sistema de abastecimento e garantir sobra de água para utilização em outros setores da cidade. "O novo sistema terá um ganho de vazão com o aumento do diâmetro da tubulação e uma maior confiabilidade", explicou João Moreira. Serão 19 km de tubos de ferro dúctil DN 1.200mm que serão substituídos por modernos tubos de aço de 1.400mm de diâmetro (aço patinável, mais resistentes à corrosão, com espessura de chapa 12,7mm com costura helicoidal, revestida interna e externamente).
O Sistema Produtor Italuís tem sofrido, nos últimos anos, constantes rompimentos, ocasionados pelo alto teor de corrosão grafítica na tubulação da adutora. A expectativa é que, após a conclusão da obra de substituição, terminem as interrupções no abastecimento de água em toda a São Luís.
Além da substituição da adutora, a Caema vai instalar 130 mil hidrômetros nas residências da capital, visando diminuir os vazamentos e as perdas de água contabilizadas atualmente. O objetivo é fazer melhor controle da distribuição de água dos sistemas e diminuir o desperdício, melhorando a qualidade dos serviços prestados.

Share on Google Plus

About Renato Viana Waquim

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.