Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Professores de Cachoeira Grande (MA) entram em greve por melhorias na educação

Trabalhadores em educação do município de Cachoeira Grande, no Norte do Maranhão, a 98 quilômetros de São Luís, suspenderam suas atividades nesta sexta-feira, 16, em protesto contra a postura do prefeito da cidade, Francivaldo Vasconcelos (PSD), que insiste em aprovar um Plano de Cargos e Carreira que não contempla as necessidades da categoria.



Segundo o coordenador do núcleo do Sinproesemma, de Cachoeira Grande, Cleomar Gomes, o projeto já foi enviado à Câmara Municipal para aprovação. “O prefeito não aceita negociar com a categoria, que reclama dos baixos salários, devido à falta de incentivo como a gratificação do magistério, a Gam, por exemplo”, ressalta o sindicalista.

Processo judicial

Além do desrespeito à carreira dos educadores da cidade, Cleomar denuncia que está sendo vítima de perseguição do prefeito, que abriu processo judicial contra ele, em consequência de denúncias feitas acerca da existência de escolas municipais, na área rural de Cachoeira Grande, em péssimas instalações, não oferecendo ambiente seguro para as crianças atendidas.

Segundo Cleomar, após as denúncias, a prefeitura alugou outros espaços para instalar os alunos e está destruindo as provas de que as escolas funcionavam em ambientes precários, alegando no processo judicial que o professor mentiu ao denunciar a situação das escolas.

Denúncia ao MP

Mas não foi apenas à direção geral do Sinproesemma que a situação de Cachoeira Grande foi denunciada. No início deste mês, um grupo de professores denunciou a situação da educação no município ao Ministério Público Estadual, inclusive com relatório fotográfico. Os educadores enviaram uma carta ao promotor Paulo Avelar mostrando escolas em condições degradantes - casebres de taipa, bastante deteriorados; mesa de bilhar em ambiente escolar, fonte de água para consumo humano de procedência inadequada, retirada de uma cacimba a céu aberto, entre outras irregularidades.

Fonte: Sinproesemma.
Share on Google Plus

About Renato Viana Waquim

2 comentários:

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.