Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Novos Grêmios Estudantis da rede estadual de ensino são empossados durante cerimônia em Rosário




Por Assis Filho
Fonte: SECOM / Governo do estado do Maranhão.

Rosário-MA: Na quinta-feira (15) às 16h00min, aconteceu a solenidade de posse dos novos grêmios estudantis da rede estadual de ensino no município de Rosário. O processo de fundação e eleição das novas entidades estudantis  foi coordenado pela União Municipal dos Estudantes Secundaristas (Umes) de Rosário, Governo do estado do Maranhão, por meio da Unidade Regional de Educação (comandada por (Lúcia Cavalcante-PTB) e que contou com apoio da Secretaria de Estado da Juventude (SEJUV).

O evento aconteceu na Igreja Batista Nacional, com a presença de estudantes e autoridades. O Presidente da Umes, Valber Neto (PTB), afirmou que o movimento da juventude no estado se expandiu e as ações afirmativas do governo voltadas para a juventude tem chegado aos diversos municípios do Maranhão.

“Aqui em Rosário estamos mobilizando os estudantes para construir uma cidadania sólida para nossos jovens, temos contado com o apoio da Secretaria de Juventude do estado para fortalecer o movimento no município”, afirmou.


O Secretário Estadual da Juventude, André Campos, destacou a importância da participação dos jovens estudantes no novo cenário que o Maranhão vive. Ele lembrou que a juventude, durante muito tempo, ficou impedida de se organizar e as entidades estudantis no Brasil foram consideradas ilegais na época da Ditadura Militar. Ressaltou o avanço da Lei 7.398 de 04 de Novembro de 1985 – a Lei do Grêmio Livre - sancionada pelo presidente da República José Sarney que garantiu a organização e a legalidade das entidades estudantis em todo Brasil.

O vereador de Pio XII, Assis Filho (PMDB), que na ocasião representou o deputado Roberto Costa (PMDB), frisou que a juventude do Maranhão está descobrindo novas perspectivas de futuro e que a UMES de Rosário, de forma muito organizada, se insere nesse contexto levando cidadania para as escolas por meio de ações como a fundando grêmios estudantis.


João Ricardo, presidente do Grêmio Estudantil do Liceu Maranhense, compareceu no evento representando os Grêmios Estudantis de São Luís.

Seis escolas participaram da cerimônia que se transformou numa grande festa de juventude com direito a palavras de ordens, apitos, batucadas, queima de fogos e faixas. 

Tomaram posses como presidentes dos grêmios estudantis: 

Saira Oliveira (C.E. Joaquim Santos); 
Ana Paula (C.E.Raimundo João Saldanha);
Irailza (C.E. Jaime Tavares),;
Renan Patrick (C.E. Benedito Leite);
Marley Silva (C.E. Luiza Sousa Gomes);
Leandro Alves (C.E. Luis Alves Madureira).
Share on Google Plus

About Renato Viana Waquim

3 comentários:

  1. Secretaria de Estado da Juventude (SEJUV)
    Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap)

    ResponderExcluir
  2. Pois é! Passou despercebido mesmo. E até a SECOM publicou esse engano de siglas do amigo Assis Filho que foi bem lembrado por você Wagner.

    ResponderExcluir
  3. O JOÃO RICARDO É EX PRESIDENTE DO GRÊMIO LICEISTA

    ResponderExcluir

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.