Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Bacabeira: Enquanto Venancinho não escolhe candidato, Reinaldo Calvet e Bira empatam em pesquisa

Se a eleição fosse hoje no município de Bacabeira, o ex-prefeito Reinaldo Calvet venceria com 16,1% da preferência do eleitorado na consulta espontânea e com 25,4% na estimulada (não tivemos acesso aos números de Bira nestes casos), mas perde para Bira no confronto direto apertado.

Vale ressalta que o prefeito Venancinho ainda não definiu quem será seu candidato.

A pesquisa foi realizada entre os dias 17 e 18 deste mês, pela Econométrica.

Conforme o Instituto, o nome de Calvet lidera em boa parte da sede e dos povoados, exceto em Videl, Zé Pedro e Ramal do Abude.

O ÚNICO CENÁRIO ONDE CALVET PERDE
No confronto direto entre Ubirajara Torres, o Bira(PDT) e Reinaldo Calvet, o primeiro leva pequena vantagem de 35% ao passo que o segundo fica com 32%, pode se dizer que é um empate técnico.

No item rejeição, o nome de Ivan Linhares lidera com 25%, enquanto Calvet é o segundo colocado com 20% e o pré-candidato Arrumadinho tem 12%.

Para sair candidato, o ex-prefeito de Bacabeira terá que enfrentar obstáculos judiciais. Reinaldo Calvet tem uma conta rejeitada pela Câmara Municipal, além de condenações no Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Tribunal de Contas da União (TCU). Mas existem juristas que defendem a tese de que a lei da ficha limpa não vai prevalecer para as eleições de 2012, por não ter ficado bem esclarecida na última votação do Supremo.

O prefeito Venancinho não tem ainda seu candidato definido. Ele trabalha com três opções, mas existem indicativos de que deve aparece uma quarta via.

Venancinho tem o apoio da governadora Roseana Sarney, que, pelos resultados da Econométrica, é aprovada por 71% da população de Bacabeira.

FICHA LIMPA DEVERÁ VALER EM 2012
A informação é do próprio presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, que afirmou em entrevista ao Jornal Tribuna do Norte que, a lei da Ficha Limpa terá validade para o ano que vem. Segundo ele, a lei da Ficha Limpa, cuja constitucionalidade está sendo analisada no Supremo, deve ser posta em prática já na eleição do próximo ano.
Share on Google Plus

About Renato Viana Waquim

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.