Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


UFMA estreita parcerias com a Refinaria Premium I

A Universidade Federal do Maranhão tem estreitado os seus laços de parceria com o Governo do Estado do Maranhão, e por consequência, com o Ministério das Minas e Energia e com a Petrobrás no desenvolvimento de várias áreas de monitoramento do Projeto da Refinaria Premium I, que está em fase de terraplanagem no município de Bacabeira. O Reitor Natalino Salgado Filho e os Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação, Fernando Carvalho e o de Extensão, Antonio Luiz Amaral estiveram hoje no local, juntamente com o Ministro das Minas e Energia, Edison Lobão e da Governadora Roseana Sarney e outras autoridades, sendo informados do andamento das obras e das próximas etapas até 2019, quando a refinaria pretende produzir 600 mil barris/dia.

Para além da realização dos Estudos de Impacto Ambiental dos dutos, adução e descarte; dos estudos de Impacto Ambiental para o Terminal do Mearim e outro semelhante para o Terminal do Itaqui, a UFMA têm contribuído no levantamento da fauna e da flora, na qualidade das águas superficiais e subterrâneas na área principal e de entorno do projeto; no controle do ar; no acompanhamento e controle dos processos corrosivos; no monitoramento da biota aquática de influência da refinaria Premium; na implantação de viveiros e no monitoramento dos indicadores sócio-econômicos dos municípios da área de influência do projeto.

Uma outra área de ação que a UFMA tem se envolvido é com a identificação de três sítios arqueológicos, cujas pesquisas já catalogaram 25.480 peças das mais diferentes épocas históricas, inclusive com uma descoberta inédita: a de que o homem pré-histórico esteve em terras maranhenses há oito mil anos atrás e não seis mil anos como se pensava antes. A intenção da UFMA, conforme ressaltou o reitor Natalino Salgado, é levar todo esse acervo para que a Universidade faça o restauro e conservação das peças para disponibilização de futuros estudos, pesquisas e intercâmbios entre centros de referência em arqueologia e a Sociedade Civil.

A Refinaria Premium, que está sendo implantada no Maranhão, é a maior do Brasil e a quinta maior refinaria do mundo, considerando que atualmente o planeta conta com cinco mil refinarias espalhadas pelos cinco continentes, segundo o Ministro Edison Lobão. No final do projeto, a refinaria deverá custar R$ 40 bilhões de reais, para garantir uma produção de um terço de todo o petróleo que o país produz hoje que é de dois milhões de barris. A governadora Roseana Sarney que têm sido uma incansável fiscal e incentivadora do projeto conclui a apresentação dizendo orgulhosa que o Maranhão conta para além dos recursos da Refinaria de uma carteira de investimentos na ordem dos R$ 100 bilhões de reais de outras empresas com projetos em implantação no Maranhão.
Share on Google Plus

About Renato Viana Waquim

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.