Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


M. DA SAÚDE SUSPENDE REPASSES DO PSF PARA ITAPECURU-MIRIM POR IRREGULARIDADES



De acordo com uma portaria do Ministério da Saúde em Brasília, datada do dia 18 de Agosto de 2011, estão suspensos os repasses do PSF para o município de Itapecuru-mirim.
A Portatia Nº 1.973/11 publicada pelo Ministério da Saúde em Brasília determina a imediata suspensão dos repasses do programa Saúde da Família para o muncípio de Itapecuru-mirim. No documento estão expressos os motivos como sendo a descobertas de IRREGULARIDADES na prestação dos serviços de atendimento nas equipes de PSF tanto na zona urbana como na rural.
Em determinado trecho o documento é enfático, “...Considerando a existência de irregularidades na gestão das ações financiadas por meio do Incentivo Financeiro Parte Variável do Piso da Atenção Básica (PAB) para a Saúde da Família,”. Mais à frente o órgão do governo federal, responsável pela fiscalização do trabalho das equipe de PSF em todo o país, determina:

Art. 1º Suspender, a partir da competência financeira julho de 2011, a transferência de incentivo financeiro referente às equipes de Estratégia Saúde da Família do Município de Itapecuru Mirim (MA).
Parágrafo único. Tal suspensão deve-se às irregularidades constantes no Relatório de Fiscalização nº 10790 do Departamento Nacional de Auditoria do SUS, especialmente no que tange ao descumprimento da jornada de trabalho de 40 horas semanais dos profissionais vinculados às equipes de Saúde da Família.

Ou seja, os repasses foram suspensos porque os profissionais que foram contratados pelaprefeitura não estavam cumprindo seus horários de trabalho, o que já vinha sendo denunciado pela comunidade. A equipe do Itapecuru Notícias já havia por várias vezes abordado a falta de médicos, enfermeiros, ondotólogos e mesmo de medicamentos nos postos de saúde do muncípio.
A suspensão dos recursos atinge 18 equipes de PSF em Itapecuru e perdurará até que seja solucionado o problema.
ATENÇÃO BÁSICA - O ministério trabalha no fortalecimento da ESF, que já conta com uma cobertura de mais de 100 milhões de pessoas. Atualmente são 32.029 Equipes de Saúde da Família, 246.976 Agentes Comunitários de Saúde e 20.763 Equipes de Saúde Bucal atendendo no país. Junto às comunidades acompanhadas, as equipes desenvolvem ações de promoção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico e tratamento, recuperação e reabilitação de doenças.
O Programa Saúde da Família é a principal estratégia do Ministério da Saúde para reorientar o modelo de atenção à saúde da população a partir da atenção primária. Equipes multidisciplinares - formadas por um médico, um enfermeiro, um técnico ou auxiliar de enfermagem e até 12 agentes comunitários de saúde - atendem as famílias de determinado território. 
A secretária de saúde do município não foi encontrada para falar sobre o assunto.
Veja o Documento abaixo ou CLIQUE AQUI para acessar direto.

Alberto Júnior
Share on Google Plus

About Renato Viana Waquim

1 comentários:

  1. Que bom que o blog voltou!!! Já estava com saudades de me deliciar com as notícias do RN. Podem falar o que for, mas não temos nessa cidade nada igual ao RN. Abraços.

    ResponderExcluir

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.