Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Giro na Região - Conheça o Boi do UNA (Morros/São Luís)


Por Leocândida Rocha
leocandida@gmail.com


O Boi do Una é um grupo de Bumba-meu-boi cuja preocupação tem sido a de resgatar e manter, por meio da musicalidade, indumentária, organização e apresentação, os valores folclóricos da região do Baixo Itapecuru e Baixo Munim, região localizada próxima a capital São Luís. Rica em manifestações folclóricas, foi Rosário, responsável pelo surgimento há cerca de 80 anos, do sotaque de orquestra (que logo tomou conta de toda região) adotado pelo Boi do Una.

Composto por jovens – grande parte deles, advindos do município de Morros, de onde esta brincadeira junina se origina - (o Boi homenageia o balneário Una – Um dos rios que banha a cidade e que hoje é a principal atração turística do município), outra parte do bairro Cidade Operária (São Luís). O Boi do Una, mesmo sendo jovem vem se destacando no cenário folclórico por resgatar as tradições.




Mas, isso tem sido possível graças ao empenho do seu gestor Eno Cabessa-, que por meio de pesquisa e muita dedicação, apresenta à sociedade o que a região e a capital tem de melhor. Mas a sua inquietação vai além. Cabessa alia fomento cultural ao resgate social dos seus participantes.

Em seus dez anos de fundação, o Boi do UNA perpassou variadas instâncias culturais. Tendo participado de projetos como Vale Festejar/Nordeste Criativo/Salão de Turismo e Feira da Criatividade. Além disso, o grupo folclórico integra a grade de programação da temporada junina promovida pela Secretaria de Estado da Cultura (Secma) e Secretaria Municipal de Cultura de São Luís. Tendo participado ainda, da grade de programação de outros municípios maranhenses.


Boi do UNA
Contatos:
(98) 3247 8178/ 9906 7010
9612 0670/3363 1171.
E-mail: unagrandeproducoes@hotmail.com.

Share on Google Plus

About Renato Viana Waquim

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.