Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Edivaldo Holanda visita “canteiro de obras” da Refinaria Premium I


O líder da oposição na Assembleia Legislativa, deputado Edivaldo Holanda (PTC), esteve na quinta-feira passada (4) no município de Bacabeira para ver in loco o andamento das obras da Refinaria Premium, prometida pelo presidente Lula e pela governadora Roseana Sarney para ser inaugurada em 2013.

Acompanhado pelo vereador Jefferson Calvet (PV), Edivaldo Holanda fez uma visita ao prefeito José Venâncio Corrêa Filho (DEM), o “Venancinho” e ao presidente da Câmara Alan Linhares (PTB). O parlamentar petecista afirmou que a sua visita à Bacabeira visa levantar subsídios para a discussão sobre o megaempreendimento da Petrobras quando da realização da audiência pública que será realizada a segunda quinzena do mês de março.

“A objetivo da nossa visita é colher informações e dados que sirvam de subsídio para a audiência pública que será realizada na Assembleia Legislativa no próximo mês. Quero expressar a minha posição favorável à instalação da Refinaria Premium, mas como se trata de um megainvestimento de 20 bilhões de dólares e da mais alta complexidade, devemos impedir o uso político-eleitoreiro dessa obra da Petrobras”, defendeu Holanda.

Inauguração em 2013 - Em visita recente ao Maranhão, o presidente Lula foi até Bacabeira fazer o lançamento da pedra fundamental da Refinaria Premium. Ao lado do presidente do Congresso Nacional, senador José Sarney, dos ministros Dilma Rousseff (Casa Civil) e Edison Lobão (Minas e Energia) e da governadora Roseana Sarney, Lula afirmou que a primeira fase da refinaria será entregue em 2013.

Após visitar a área onde será construída a Refinaria Premium, localizada ironicamente em frente ao que sobrou do Pólo Têxtil de Rosário, o deputado Edivaldo Holanda acha que dificilmente o empreendimento da Petrobras estará em funcionamento em 2013, como prometido pelo presidente da República e pela governadora Roseana Sarney.

“Pelas informações repassadas pela própria empresa responsável pela construção da cerca e pela supressão vegetal da área, dificilmente conseguirão entregar essa obra no ano de 2013. São 21 km de cerca, desmatamento de aproximadamente 10 hectares, sem falar nas fases mais complexas do projeto como a duplicação da BR 135, construção dos oleodutos, qualificação de mão de obra, captação de água e toda a preparação da infra-estrutura do município. Aliás, o próprio presidente da Petrobrás, Sergio Gabrieli, já deu várias declarações de que não se constrói uma refinaria como se fabrica um carro”, afirmou Edivaldo Holanda.

Pacto dos governos - O prefeito Venancinho disse estar confiante no sucesso das obras da refinaria, mas não deixou de expressar a sua preocupação quanto aos desequilíbrios sociais que o investimento pode trazer, caso não haja um criterioso processo de planejamento por parte da Petrobrás. O prefeito disse ainda que o êxito do empreendimento depende um grande pacto entre os governos federal, estadual e municipal.

“Encaro como um desafio para Bacabeira a instalação da Refinaria Premium no nosso município. Claro que um empreendimento dessa magnitude pode trazer problemas para a cidade, principalmente quanto à especulação imobiliária e a expectativa de prosperidades para as pessoas. Defendo um grande pacto nas três esferas de governo, federal, estadual e municipal, como forma de dividir responsabilidades”, assegurou Venancinho.

El Dourado - A cidade de Bacabeira já começa sentir os primeiros sinais daquilo que pode vir a ser uma grande peregrinação de pessoas em busca do “El dourado”. Uma prova disso é história dramática contada pelo vereador Jefferson Calvet. O parlamentar afirma que semana passada, foi surpreendido com a chegada de uma família vinda do estado Piauí em busca de emprego na refinaria. Segundo Calvert, um homem acompanhado da mulher e três filhos desembarcou na cidade querendo saber onde ficava a refinaria da Petrobras, pois estava chegando para trabalhar nela.

Quando foi informado que as obras da refinaria sequer haviam iniciado, o homem pediu ajuda para retornar ao Piauí, mas teve que passar a noite com a família na praça principal da cidade. “São histórias como essa que temos receio de se repetir aqui em Bacabeira. Há uma grande expectativa das pessoas quanto aos empregos que serão gerados e isso atrai gente de todos os cantos do nordeste. A cidade não tem estrutura para receber tanta gente de fora”, alerta Jefferson Calvet.

A Refinaria - A Refinaria Premium I terá capacidade para processar 600 mil barris por dia e vai refinar o equivalente a um terço de todo o petróleo nacional atualmente produzido pela Petrobras. A expectativa é de que a nova refinaria entre em operação em duas fases - a primeira, com capacidade para 300 mil barris por dia, está prevista para setembro de 2013, e a segunda, para setembro de 2015. Ela terá faixa de dutos e terminal portuário para receber petróleo e escoar derivados.

Estimativas iniciais indicam que o empreendimento irá gerar, durante a fase de construção, 132 mil postos de trabalho em todo o Brasil. No pico das obras, previsto para 2013, a empresa estima que cerca de 26 mil pessoas estejam diretamente envolvidas nos trabalhos e o governo estadual tem garantido cerca de 130 mil empregos diretos e indiretos gerados pela Premium.


Fonte: Blog do Robert Lobato.
Share on Google Plus

About RN

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.