Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


São João 2009 em Rosário - MA

Por Euvaldo de Jesus Pereira
Fotos: Renato Waquim e Jorge Ramos



O São João Rosariense de 2009, o primeiro da gestão do Prefeito Sr.Marconi Bimba Carvalho de Aquino e do Secretario Municipal da Cultura e Turismo Sr. Francimar de Oliveira Rodrigues (Preto), com duração de 13 de junho a 06 de julho, foi cercado de inovações. Primeiro pelo espaço, apesar de ser localizado no lugar costumeiro, espaço ao lado do ginásio de esportes Ferreirinha, este ano teve sua área ampliada, foram 26.956,45 m² de pura alegria com direito a estacionamento pela primeira vez. Três locais em bairros distintos foram agraciados com a programação oficial. O arraial central José Nazar, o arraial Chega Mais, no bairro da Argentina e o arraial Apoteose no bairro de São Simão. Tivemos ainda pela primeira vez uma barraca específica da Secretaria Municipal da Cultura, que serviu de apoio e exposição de diversas peças de artesanato produzidas por artistas locais e a comercialização de comidas típicas. A decoração foi um espetáculo à parte com motivos inerentes ao período, mas de uma criatividade impar ressaltando sempre o mês junino e sua importância no contexto cultural maranhense onde se apresentaram as autênticas manifestações folclóricas locais e de municípios vizinhos tais como: Axixá, Bacabeira, Cachoeira Grande, Humberto de Campos, Morros, Presidente Juscelino, Santa Rita. Na quadra inteiramente reformada para o evento evoluíram danças portuguesas, danças country, danças do boiadeiro, quadrilhas, dança do coco, dança do lêle, calipso, cacuriá, bumba-meu-boi e tambor de crioula. Ressaltamos o dia de apresentação das escolas que compõe a rede municipal que este ano realizaram as festividades nas suas respectivas escolas, mas, também tiveram seu dia especifico na quadra oficial, congregando assim todas as escolas do município, incluindo os povoados. Destaque também para o grupo da terceira idade que se apresentou sendo muito bem recebido e aplaudido por todos.

Vale ressaltar que quase a totalidade destas danças percorreram o circuito oficial, ou seja, os três arraias acima mencionados.
A toda cobertura dos custos de todo este investimento do período foram cobertos pelo poder público municipal, mostrando o compromisso com a cultura popular do município, abrangendo inclusive quase todos os municípios da região

Para finalizar o período junino em Rosário destacamos o Festival de Bumba-meu-boi de Orquestra que este ano teve uma característica diferenciada. Apresentaram-se somente grupos de bumba-bois de orquestra, dando assim a conotação ideal que é a valorização da maior manifestação cultural maranhense, o bumba-meu-boi, que teve em Rosário o seu nascimento. Apesar de vários sotaques o bumba-meu-boi do maranhão tem como referencial, imposto por si só, o bumba-meu boi de orquestra e que a partir deste ano passa denominar-se como “Rosário a Capital do Bumba-meu-boi de Orquestra”. Reforçando assim a nossa história e a identidade cultural local.

Foi o melhor São João que Rosário já teve, com o maior número de brincadeiras, pela primeira vez tivemos uma inauguração de verdade e o encerramento ficou por conta da banda de Forró Free Lance.




Confira imagens:






























































































































































































































































































































































































































































































































































Share on Google Plus

About RN

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.