Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Governo Ivaldo sumiu com os recursos de um Convênio de 150 mil reais para a Restauração da Estação e a História das Ferrovias fica no Prejuízo





Por Renato Waquim



No dia 28 de Dezembro de 2005 a Prefeitura Municipal de Rosário, no primeiro ano do mandato de Ivaldo Antonio Cavalcante, recebeu de uma vez só a enorme quantia de R$ 150.000,00 de um Convênio com o Ministério do Turismo, o número do Convênio SIAFI: 536965, Nº Original: CR.NR.0178193-70 e a Contrapartida da Prefeitura foi de R$ 7.894,73 que sumiu junto com tais recursos federais. O objetivo nunca contemplado pelo Governo Ivaldo, era a Restauração da Estação Ferroviária de Rosário e de um Galpão que seriam doados pela REFESA para criar o Centro de Exposição artístico e histórico-cultural da Região. Um projeto que foi colocado no Plano de Governo na Campanha de Ivaldo Cavalcante em 2004 e nunca lembrado durante quatro anos de mandato, agora percebemos a confirmação oficial desse desvio monstruoso e criminoso.


Deboche com a História - Em 2008 a Estação recebeu uma pintura da Prefeitura (ver foto), se é que podemos chamar aquilo de pintura, foi durante as eleições, com as cores branco e amarelo daquele Governo para disfarçar um pouco a situação de ruínas de um dos maiores símbolos da História de Rosário e das Ferrovias no Maranhão.

O ano de 2009 chegou e a Estação continua a ser uma referência da cidade, uma referência em ruínas de como o Município foi deixado, ela estar localizada no Centro da cidade, próximo ao Banco do Brasil, em frente a Praça Benedito Leite (que ganhou o apelido de Praça da Estação), na Avenida Tiradentes que é acesso a Região do Munim e Lençóis Maranhenses. Em 2015 o prédio se ainda tiver em pé, completará um século de existência quando vamos torcer para vê-lo tombado como patrimônio histórico do Brasil e servindo para abrigar alguma coisa util.


História - A Estação de Rosário foi inaugurada em 01 de Junho de 1919. Pode ter sido uma inaurugação oficial em 1915 quando o prédio ficou pronto, já circulavam trens entre Rosário e Caxias, como se pode ver na revista Brazil Ferrocarril em 1915. As oficinas da EFSLT funcionavam a 1800 metros da estação, alcançadas por um ramal, no bairro do Carmo. (Fontes: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. XV, IBGE, 1959; Guias Levi, 1932-1980; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Revista Brazil Ferrocarril, 15/10/1915).

As estações ferroviárias tiveram um papel preponderante não somente no País, como em todo o mundo. Fundaram cidades, centralizaram a vida das povoações, serviram como agência de correios, trouxeram o progresso e foram em geral construídas com arquiteturas diferentes, desde as mais suntuosas até as mais simples. Porém, até os anos 50 eram em geral construções bonitas. Hoje em sua grande maioria estão abandonadas como essa localizada em Rosário, somente permanecem ativas no Brasil aquelas que se transformaram em estações de trens metropolitanos, as que se estão no caminho dos poucos trens turísticos e as poucas que são utilizadas como central de recebimento de cargas pelas atuais concessionárias das ferrovias. Na E. F. São Luís-Teresina onde está a Estação de Rosário os Trens de passageiros rodaram até o ano de 1991 e cargueiros trafegam por ela até hoje.



Por favor ex-prefeito Ivaldo Antonio Cavalcante devolva pelo menos os 150 mil reais que o senhor desviou dos recursos federais para a Restauração da Estação Ferroviária de Rosário - MA, faça um bem para a História das Ferrovias no Brasil.




Foto da revista Brazil Ferrocarril de 15/10/1915 (Nascia a Estação de Rosário)




A Estação em 1956. Foto Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. XV, IBGE, 1959




A Estação em Janeiro de 2009 (foto: Renato Waquim - Blogue Rosário Notícias).

Share on Google Plus

About RN

8 comentários:

  1. CARA ESSE IVALDO É MESMO O QUE EU SEMPRE SABIA,PEGOU NOSSO DINHEIRO E SUMIU AGORA MA NINHA OPINIAO O NOVO GESTO DEVERIA TOMAR DECISAO E METER ELE NO PAU,NA CAMPANHA VIVIA CHAMANDO BIMBINHA DE LADRAO AGORA O Q ELE TEM PAR DIZER A RESPEITO,E SÓ QUERIA SABER DELE ONDE TA NOSSO DINHEIRO???

    ResponderExcluir
  2. SE ATÉ ISSO IVALDO ROUBOU E NÃO QUER DEVOLVER, IMAGINA O DINHEIRO DOS SERVIDORES E A CASA DA FUNASA.

    ResponderExcluir
  3. Com uma fortuna de quase 10 milhões de reais, o que é 150 mil pra ti Ivaldo? Devolve isso e aproveita para entregar a Ambulância também.

    ResponderExcluir
  4. Ambulância - 79 mil, Estação - 150 mil, abastecimento de água - mais de 2 milhões, FPM - 1,5 milhões, Incra - 1 milhão, dinheiro para pagar os servidores - 1,3 milhões e ainda robou a ampola radiotiva do sesp (Ivaldo é um terrorista).

    Ivaldo tu vai ficar que nem Calvet, não vai ganhar nem mais para presidente de associação de moradores. Tu chamava Bimba de ladrão e o maior ladrão que apareceu em Rosário, foi esse barra-cordense que nada fez e ainda robou

    ResponderExcluir
  5. Ivaldo - médico incompetente e ex-prefeito ladrão e irresponsável.

    ResponderExcluir
  6. Pois é Ivaldo foi pior e isso é fato.


    Mas estou triste e decepcionado com Bimba, pois parece que quem ganhou foram a panelinha Ivaldo-Calvet, afinal de contas só estão chamando para trabalhar quem chamava Bimba de ladrão e para os melhores cargos.

    Até Concita de Cibico que caia em Bimba só de viado ladrão vai trabalhar de manhã e de tarde como professora, ela que nunca vi numa sala de aula e ainda por cima eleitora de Calvet, no dia da eleição botou um cd de Calvet esculhambando o sapo e com os jingles do 15, ela Concita e sua familia que pincharam o muro do Silo com frases anti-bimba e chamavam Calvet de meu Vizinho.

    Ali perto existe um colégio chamado Siló, lá recolocaram a diretora Maria Antônia que roubou os coputadores e equipamentos de informática na noite do 30 de Dezembro (quase já de madrugada) e que brigou com uma aluna bimbete (se não me enganou vi denuncias no RN e no Zill contra a direção de Maria Antônia por cusa de roubo de carteira, merenda e outros onjetos que estavam sendo levados dias antes do dia 30.

    Vi até a mulher de Suzique em uma festa de comemoração da sua vitória e outras pessoas que lhe esculhambavam até na sua frente como Willame Anceles.

    Até a diretora Katia que metia pau em Bimba, que era Ivaldo indo e voltando e que bimba era ladrão vai continuar.


    Até a irmã de Tabica que brigava por causa de Ivaldo na Rua do Fio ta trabalhando dentro da Prefeitura como auxiliar administrativa.

    Até a familia do vereador Necó que ainda hoje chama bimba de ladrão.

    Até Tota Calvet com sua pessima limpesa de lixo.

    Rola um comentário até que Cabral Jr vai continuar como coordenador de comunicação.

    Dizem até que Bimba vai subir no palanque de Bira em Bacabeira p/ ajudar Calvet a derrotar Venancinho.

    Senhor Marconi Bimba vou lhe dizer uma coisa, votei no senhor pela segunda vez, sou concursado na capital, não lhe devo nada e nunca vivi de Prefeitura e nem quero, mas quando votamos em você foi porque queriamos ver essa velha oligarquia de politicos viciados fora da Prefeitura, gente como Jardson (e familia) e Necó (e familia) que não peidam e não fede para sociedade esclarecida.

    Estive em Rosário esta semana, entrei rapidamente na prefeitura e secretarias, andaei pelas ruas conversei com o povo e com a oligarquia, cheguei a conclusão que o senhor Bimba está cometendo o primeiro erro de Ivaldo como prefeito empossado, ou seja botando os contrários e deixando os seus de fora, alguns que suaram a camisa nas eleições para capinar mato como vi ontem. Eu não quero emprego e na minha familia todo mundo trabalha, ninguém é vagabundo, ninguém vive as custas de psf ou aluguém de carro para prefeitura porque para mim isso não é profissão, até porque virou moda em Rosário não estudar e juntar dinheiro para ter um carro e em seguida alugar para prefeitura, isso para mim é severgonhi-se de quem não quer se qualificar quando tem condições e da prefeitura que não compra carros próprios. Só queria que o senhor pare para refleti se vale a pena encher a prefeitura de inimigos porque percebi que tudo que rola lá, no hospital, secretarias e repartições publicas vai para na rua, principalmente na casa de jardson e Necó que é onde se mais produzem inverdades contra o senhor prefeito Bimba.

    Sei que o senhor Bimba tem vontade de fazer um bom governo e por isso já começou impactando levando o carnaval para a Praça da Matriz, isso mostra que você pensa no Turismo, coisa que Ivaldo não conhece. Mas por favor mude a cara de Rosário, mudando as pessoas comissionadas do governo municipal, bote no lugar de quem estar acostumado a não trabalhar, um sangue novo gente que votou com o senhor e que quer lhe ajudar a fazer um bom governo, e não espiões. Eu não tô pedindo emprego para seu ninguém, votei consciente, mas não foi para o senhor colocar os que chamavam de ladrão os eleitores do senhor e vovê, porque nas eleições eles adversários diziam que quem vota em ladrão é ladrão.


    Não adianta mudar de Prefeito e continuar com a velha oligarquia de politicos viciados, familias de politicos que não querem trabalhar e adversários sem compromisso com a cidade, só abro excessão daqueles de competencia e inteligentes que mesmo sendo candidatos a vereador do outro lado (Siló) ou cabos do outro lado como foi o caso de Euvaldo de Jesus e que hoje está na secretaria de Cultura e Turismo, mas estar lá por competente e que foi um cara que não bateu no senhor Bimba, numa excessão dessa eu tiro o chapéu porque é pensando na cidade, botando que por capacidade. Agora esse povinho do mal aí nas direções de escola e que agora andam com o senhor e que depois vão contar tudo para Raimundo João e Jardson é palhaçada.

    Abraços a todos e desejo um bom governo, mesmo administrando com os adversários e os aliados de peões limpando as sarjetas (e muitos até de fora, gente que suou a camisa como Nazareno e que hoje não vejo no governo).

    Botar os 14 e 15 incompetens nos melhores e quase todos os cargos comissionados de confiança é nota zero (0).

    ResponderExcluir
  7. Márcio,

    Também acho que o pessoal que trabalhou na campanha de Bimba merece um tratamento especial, mas quando Marconi chama de volta determinada pessoa para o cargo que exercia, como estar acontecendo nas direções, ele estar fazendo isso pensando na cidade, pois mesmo esculhambando ele nas eleições tinha comissionado que exerceu um bom trabalho e resultados positivos.

    Agora existe um fenomeno acontecendo chamado peixadas, algumas pessoas como Edmilson que é gerente do Banco do Brasil(que era 14 até os dois últimos meses das eleições) e que misteriosamente tem mais automomia do que os secretários, e acaba botando carro, jegue, papagaio e todos os seus amiguinhos adversários de Marconi, isso é o que dar a pessoa dar poder a quem é ambicioso.

    Agora acho dificil Bimba ajudar Bira que ainda não se decidiu se é Calvet ou povo Bacabeira (mesmo assim Venancinho vai ganhar com mais de 90% dos votos).


    Agora concordo no que diz respeito a dar prioridade aos adversários em vez dos aliados, pois ninguém tem mais vontade de ver a cidade no rumo certo de quem votou em Bimba e trabalhou por ele na campanha até porque existem muitos que estão a anos contratados e que não tão nem aí para a cidade.


    Ricardo Nunes.

    ResponderExcluir
  8. Nepotismo na Secretaria de Assitência Social do Governo Bimba


    A secretaria Izis chamou irmãos, sobrinhas, primos, gato, cachorro, papagagaio, piriquito e trouxe até parente do interior para sua pasta.

    Márcio e Ricardo, vou dizer uma coisa para vocês, uma coisa é Bimba manter pessoas competentes em cargos comissionados, outra coisa é ele chamar adversários que são incopetentes e nada profissionais para serem espiões de seu governo como Izis fez ao chamar a professora Silvinha que ameaçava os professores que votaram em candidatos que não eram o 14, ela cai de ladrão em Bimba e foi a pessoa que mais se envolveu em brigas e polêmicas em confusões onde ela só faltou ir nos tapas por causa de ivaldo, denunciou até passeatas de bimba para a PM e agora ta lá em cargo de coordenação. Até a mulher do salão, acho que o nome dela é Sirlene (foi chamada para trabalhar na secretaria de assistencia social).

    E tem mais o pessoal carente não ta conseguindo receber o bolsa familia na loterica, parece que estar acontecendo desvio de recursos, espero que não seja da parte de Izis e sua familia no executivo, vamos torcer para ser roubo da loterica ou erro do sistema. Caso contrário eu vou ficar com vergonha de ter votado no 44, apesar de Ivaldo não ter feito nada e ainda ter roubado os servidores dois meses e a cidade.

    ResponderExcluir

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.