Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Rosário - Lava Pratos de São Simão fechou o período carnavalesco no Maranhão com encontro histórico

É No último fim de semana no povoado São Simão a cidade de Rosário finalizou o período carnavalesco no Maranhão com o maior Lava Pratos da Região do Munim e Lençóis. Foram três dias de folia! Vários blocos organizados e tradicionais, assim como as escolas de samba que também foram às ruas mais uma vez no Lava Pratos de São Simão que também é conhecido como "Bis do Carnaval" ou "Bis de São Simão".

Um dos pontos altos da festa costuma ser os desfiles das escolas de samba e esse ano a convite da tradicional “Organização do Lava Pratos de São Simão”, os Fuzileiros da Fuzarca, o bloco mais antigo do carnaval maranhense, que acaba de completar 72 anos de resistência, levou sua tradicional batucada e alegria para a festa que reúne anualmente uma verdadeira multidão nas ruas do maior povoado de Rosário, que fica à margem direita do Rio Itapecuru.

Os cinqüenta ritmistas e pastoras do bloco alternativo da Madre de Deus, sua maioria já na “melhor idade”, foram muito bem recebidos na casa de Seu Jorge Alves, fundador da Mangueira do Samba (Rosário-MA). A escola de samba, que existe há 71 anos, assim como os Fuzileiros da Fuzarca, ainda preserva a sua batucada original em instrumentos tradicionais cobertos com peles de animais, como ritinta, duas-por-uma, marcação e crivador.


Os Fuzileiros da Fuzarca fizeram um arrastão em São Simão


É claro que o encontro só podia dar em samba. Os ritmistas do bloco da capital e da escola de samba rosariense se uniram numa batucada contagiante e entoaram sambas de outras épocas, emocionando as pessoas que passavam.

Logo em seguida, os Fuzileiros saíram em cortejo pelas ruas de São Simão, arrastando o público com sua batucada contagiante. Em um dos palcos montados para a festa, o bloco foi homenageado por sua relevância no cenário do carnaval maranhense com um troféu entregue ao compositor Zé Pivó.

Ao final da brincadeira, restaram os sentimentos de satisfação, pelo fato de encerrarem o Carnaval de 2008 levando a batucada original do samba maranhense para além dos limites de São Luís e, claro, de saudade, afinal de contas, a vida desses “jovens de cabeça branca” que integram os Fuzileiros da Fuzarca é movida pelo samba e pela alegria do carnaval.

O Lava Pratos de São Simão é um patrimônio da cidade e do Maranhão que matém as tradições culturais do carnaval de rua do estado, está na hora de receber o devido reconhecimento e ser tombado como patrimônio cultural imaterial do município e do Estado.

Share on Google Plus

About RN

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.