Category 6

Flávio Dino anuncia projeto pedagógico e arquitetônico do Instituto Estadual do Maranhão (IEMA)

Governador Flávio Dino anuncia projeto pedagógico e arquitetônico do Iema durante Seminário de Educação Profissional. Foto: Ascom/Secti
Governador Flávio Dino anuncia projeto pedagógico e arquitetônico do Iema durante Seminário de Educação Profissional. Foto: Ascom/Secti
O governador Flávio Dino anunciou o projeto pedagógico e arquitetônico do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) durante o Seminário de Educação Profissional, nesta quinta-feira (18). Os Institutos foram criados pelo governador com o objetivo de oferecer educação profissional de qualidade aos jovens maranhenses.
Acreditar na juventude, na educação, cultura, lazer e esporte é o caminho real de superação da violência encontrado pelo governador Flávio Dino e proferido durante a abertura do Seminário de Educação Profissional e Tecnológica.  “Estamos fazendo com o Instituto Estadual de Educação a exata dimensão de que é esse o caminho a ser percorrido para oferecer novas oportunidades de estudo e de trabalho aos jovens maranhenses”, afirmou o governador.
O projeto pedagógico e arquitetônico do IEMA foi apresentado pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Bira do Pindaré. “Nunca no estado do Maranhão houve um programa de Educação Profissional e Tecnológica para os jovens. É a primeira vez que o nosso estado terá um Instituto voltado exclusivamente para a Educação, Ciência e Tecnologia em diferentes municípios do Maranhão”, disse o secretário Bira.
A instalação do Instituto prevê a oferta de ensino profissional e tecnológico de nível médio e superior em todas as modalidades. Serão investidos mais de R$ 240 milhões em obras e adaptações de prédios que abrigarão as 23 unidades construídas até 2018. Os Institutos terão unidades físicas presenciais, Centros Vocacionais Tecnológicos e Plataforma de Ensino à Distância.
A construção participativa do IEMA prevê audiências públicas e outros espaços de debate com a sociedade civil. Assim, serão respeitadas as características locais e regionais dos municípios que receberão o Instituto. Uma equipe técnica, formada por engenheiros e arquitetos é responsável por visitar e aprovar os terrenos doados pelas prefeituras. Já foram vistoriadas áreas em Carutapera, Chapadinha, Paço do Lumiar, São Vicente Ferrer e Vitória do Mearim. Outros terrenos foram indicados em Coroatá, Dom Pedro, Estreito, Matões, Presidente Dutra e São Mateus.
Participaram do Seminário de Educação Profissional e Tecnológica os secretários Marcelo Tavares (Casa Civil), Bira do Pindaré (Ciência e Tecnologia), Jhonatan Almada (Ciência e Tecnologia),Tatiana Pereira (Juventude), Felipe de Holanda (IMESC); Davi Telles, presidente da CAEMA; Gustavo Costa, reitor da UEMA; Alex Oliveira, diretor da FAPEMA; secretária municipal Tati Lima (Informação e Tecnologia); Marlon Botão, presidente da FUNC; vereadores, prefeitos, pesquisadores e estudantes.
Iema em ação
O Colégio Marcelino Champagnat, antigo Marista, se prepara para sediar o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia em São Luís. Este ano, a escola já está ofertando o ensino integrado com dois cursos na área de informática – de programação e de manutenção e suporte. As seis turmas somam 145 alunos.

O Instituto está atuando, também, na modalidade à distância, com os cursos de Auxiliar Administrativo e Auxiliar em Marketing e Vendas, que fazem parte da Formação Inicial Continuada (FIC). Estudantes de 13 municípios estão recebendo as qualificações, que acontecem nos Centros de Capacitação Técnica (CCT’s).


Share on Google Plus

About Renato Waquim (Rosário Notícias)

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.