Durante a tarde de ontem, municípios integrados à Agência Intermunicipal de Consórcios das Micro-regiões do Munim, Lençóis e Baixo Parnaíba (Age Consórcios), e à Agência Intermunicipal de Consórcios da Micro-região dos Lagos Maranhenses (Conlagos) se reuniram no auditório do Sebrae, no Jaracati em São Luís-MA, para discutir formas de alocar recursos para a realização do carnaval 2008.
Prefeitos e gestores de cultura dos municípios participantes dos consórcios conheceram o projeto do Carnaval Consorciado e também o edital do carnaval, com as regras de participação de cada município. Após as discussões sobre as cláusulas do edital, os prefeitos e gestores chegaram à conclusão de que é inviável a liberação do recurso após o carnaval, pois as prefeituras têm que quitar seus débitos com as bandas e grupos locais de forma antecipada. E, por isso, pleiteiam junto à Secretaria de Planejamento do Estado e a Secma a liberação dos recursos até o dia 31 de janeiro, da mesma forma como será pago o funcionalismo estadual.
De acordo o presidente da Conlagos, o prefeito de Pindaré-Mirim, Henrique Salgado, a reunião de ontem teve como objetivos viabilizar recursos junto ao governo do estado e facilitar a integração dos municípios que participam dos dois consórcios.
O Circuito Carnavalesco Consorciado consiste na valorização da cultura do carnaval regional e local, trabalhando o conceito de maranhensidade, além da geração de emprego e renda para as famílias dos municípios e o desenvolvimento do turismo regional.
O projeto ainda prevê a criação de circuitos carnavalescos dentro das regiões do Munim, Lençóis e Baixo Parnaíba, e dos Lagos Maranhenses com a promoção das potencialidades turísticas dos municípios.
Segundo o presidente da Age Consórcios e prefeito de Icatu, Juarez Lima, "o carnaval da forma consorciada pode baratear custos, aumentar a integração regional, mostrar as culturas dos municípios para outros, além de facilitar a circulação de capital nas cidades envolvidas".
Ainda de acordo com Juarez Lima, "dessa forma, a Age Consórcios também faz uma amostragem dos municípios que integram a Conlagos para futuramente fazer deste circuito carnavalesco um evento único". Juarez Lima frisou que a solidariedade humana também se faz presente na realização do evento.
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
0 comentários:
Postar um comentário
Blog de Notícias de Rosário e Região
Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.