
Já virou rotina das sextas-feiras na cidade, dezenas de jovens partem para São Paulo e outros estados atrás de melhores oportunidades. Pois em Rosário não temos nem mesmo opções de capacitação, não tem nem se quer cursos técnicos ou profissionalizantes, não existem cursos superiores, temos ainda por cima a pior escola de ensino médio do Maranhão segundo o INEP (escola Joaquim Santos), as escolas do município estão sucateadas e agora a merenda escolar foi bloqueada. Já mostramos a odisséia de estudantes de vários povoados se deslocando quilômentos atrás do povoado mais próximo onde passa um ônibus escolar. É duro estudar em Rosário... Para quem é pobre chega a ser quase impossível.
Depois que terminam o ensino médio os jovens rosarienses pobres têm três opções, estudarem muito passar nas universidades públicas de São Luís, trabalhar na cidade com baixos salários ou ir embora. A última opção tem sido a preferida dos jovens sem qualificação profissional ao completar 18 anos. Na última sexta-feira nosso companheiro de redação Marcelo Vilaça foi mais jovem a deixar a cidade de Rosário por motivos óbvios, "a cidade não oferece nada" dizia ele, "e o Pólo de Confecções que poderia ser a salvação virou o pesadelo de muitos num passado recente" afirmou Marcelo Vilaça.
Nossos governates nunca moveram um pé em prol da juventude estudantil e quando ela se levanta para cobrar é logo vitíma de perseguições... Até quando esse marasmo dos governates vai continuar expulsando os filhos de Rosário para outros estados? Só o futuro vai dizer! Até lá muitos rosarienses já foram embora.
Fonte: Jornal Pequeno.
Quero parabenizar o RN, por expor a realidade em que vivi a cidade de rosario:Totalmente abandonada por seus representantes,que aproveita a falta de conhecimento da grande maioria da populacao,para tirar proveito unicamente politico.Essa deve ser a explicacao para o descaso na educacao publica.
ResponderExcluire a situaçao e muito ruim ,ruim e pouco vamos ser claros esta precaria, a minha opçao foi ter que me separar da minha familia para ter um estudo melhor e ter um emprego para que possa pagar um curso profissionalizante alias nem isso tem cursos para que os estudantes possam fazer os representantes nao fazem nada em pro dos estudantes , quero voltar mas as vezes me pregunto se e essa cidade para qual quero ir ,onde as pessoas nao tem nem como estudar ,trabalhar entao nem se fala demora seculos para conseguir um emprego e quando consegue recebe um salario baxissimo.
ResponderExcluirEu sei o que é isso!
ResponderExcluirE isso não é justo!
"Expresso Brasil"
Nada combina e muita coisa está errada!
A foto me passa uma sensação de tisteza e melancolia.
Boa sorte a todos e sucesso ao Marcelo.
Um grande abraço.