Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Governo dialoga com a comunidade escolar dos municípios de Axixá e Presidente Juscelino

A Secretária de Estado de Educação, Áurea Prazeres, e equipe técnica do órgão, vistoriaram, nesta semana, as escolas da rede estadual nos municípios de Presidente Juscelino e Axixá.  O acompanhamento às escolas é parte das ações do programa ‘Escola Digna’, criado pelo governador Flávio Dino, como macro política de educação para elevar os indicadores educacionais do Maranhão.
“Nosso governo compreende que é essencial ouvir estudantes e professores, acompanhar de perto e dialogar com as pessoas envolvidas no processo educacional, saber das necessidades e encaminhar as ações com o foco na melhoria da aprendizagem”, enfatizou a secretária Áurea Prazeres.
No município de Presidente Juscelino, a escola visitada foi o Centro Educacional Vitorino Freire, onde estão matriculados 672 estudantes, na sede e no anexo. Nessa escola, a secretária Áurea Prazeres percorreu todas as salas de aula, ouvindo os estudantes.
Ribamar César, da 2ª série do Ensino Médio, elogiou os professores e a iniciativa do diálogo como forma de construção de uma nova realidade. “Nossos professores são excelentes”, ressaltou.
O estudante, também da 2ª série do Ensino Médio, Helvis Rocha, reforçou que as novas inciativas podem contribuir para revelar talentos. “Muitos alunos têm talentos escondidos que nas condições adequadas podem ser descobertos e quem sabe pode sair daqui uma pessoa de destaque na sociedade”, frisou.
No terceiro ano, a conversa girou em torno do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O estudante João Vitor, que também é representante do Colegiado, assinalou a necessidade de materiais com o conteúdo do Enem. “Precisamos de materiais e aulas que nos deixem mais familiarizados com as provas do Enem, porque na hora da prova, temos dificuldade por não conhecer”, disse. Sobre o assunto, a secretária sinalizou que a Seduc está estudando, junto com seus técnicos, um material pedagógico voltado exclusivamente para o exame.
A visita ao CE Vitorino Freire foi marcada por gratidão e surpresa. “Estou na escola desde o sexto ano e nunca tinha acontecido a visita de um secretário de Educação aqui”, afirmou com admiração a aluna da 3ª série do Ensino Médio, Mirian Cabral.
A auxiliar operacional, Maria Cecy Silva, que trabalha há 21 anos na escola, explicou que o tratamento e a proximidade estimulam a uma melhor prestação de serviço. “Em todos esses anos de trabalho, nunca tinha visto a visita de uma secretária de estado neste município interessada em ver de perto a situação. O tratamento é diferente, a gente vê que tem possibilidade de mudar com a atual gestão”.
Para a secretária Municipal de Educação de Presidente Juscelino, Francirene da Graça Batalha a visita tem um significado especial. “É de grande relevância, pois sinaliza que existe compromisso e seriedade do Estado em reverter os indicadores”, comentou.
Axixá
No município de Axixá, a secretária Áurea Prazeres visitou o Centro de Ensino Estado do Acre. A escola com mais de 900 alunos, está completando 50 anos. De acordo com a diretora-geral, Josiethe de Jesus Protazio, é a primeira vez que a gestão estadual sinaliza que uma postura de diálogo e proximidade.
“Neste meio século de fundação da escola, nunca tinha acontecido uma visita de um secretário de Educação”, destacou a diretora-geral. O mesmo sentimento esteve presente entre os professores. “Esta visita é um marco histórico, em 23 anos de magistério, nunca tinha recebido uma secretária de Estado de Educação, que viesse aqui de perto conhecer nossos anseios”, destacou a professora de história, Maristela Coelho, explicando que essa atitude gera uma grande expectativa.
Ao encerrar a visita, Áurea Prazeres lembrou a necessidade de elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no Maranhão.  “Quero agradecer a acolhida dos professores, equipe pedagógica, alunos e lideranças. É isso que nos motiva. O governo tem como prioridade a Educação. É necessário cuidar das distorções para elevar os indicadores educacionais”, acentuou a secretária Áurea Prazeres.
Share on Google Plus

About Renato Viana Waquim

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.