Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


"Calote Premium"

Por Joaquim Itapary‏

O deputado Rubens Jr. registrou, nessa manhã de quarta-feira (06), na tribuna da Assembleia legislativa, para registrar um artigo lúcido sobre a Refinaria Premium, no município de Bacabeira. O texto de autoria do colunista do jornal O Estado do Maranhão, Joaquim Itapary, aliado e amigo do senador José Sarney, reprovando o desmonte da obra da Refinaria Premium, o que seria a maior refinaria do Brasil.

O artigo “Premium: Otimismo Frustado” discorre sobre um estelionato eleitoral, o calote prometido pelo ministro Edison Lobão, no qual está no museu de grandes novidades do repertório das falsas promessas do grupo ligado à governadora Roseana Sarney.

“Confesso haver cometido o grave pecado do otimismo. Mas, bem a tempo, arrependi-me da imprudente apostasia da minha fé no pessimismo como o princípio mais adequado à avaliação de anúncios de progresso para o Maranhão. ESTOU CURADO, porém. Graças a Deus, livrei-me de ilusões de quatro anos e voltei a professar o pessimismo responsável, politicamente correto.

Explico-me: em 15 de janeiro do já longínquo 2010, quando vi na tevê as imagens de Lula e Dilma, entre risonhas “autoridades civis, militares e eclesiásticas”, lançarem a pedra fundamental da fabulosa Refinaria Premium, nos descampados de Bacabeiras, com a promessa de 30.000 brasileiros diretamente empregados no processamento de 600.000 barris/dia de óleo bruto, meu natural pessimismo sofreu terrível baque, a frase de Adhemar de Barros, em suas campanhas presidências: “Desta vez, vamos!”.


Entretanto não foi o que aconteceu. Então, ainda não nos advertiríamos de que o fenômeno da aceleração tanto pode dar-se para frente quanto para trás. Também, mal suspeitávamos que aquela comédia de mau gosto fosse mais uma vigarice, um estelionato eleitoral perpetrado às escâncaras com um único e exclusivo objetivo de comprar votos incautos.

O anúncio pomposo da vinda da Refinaria Premium há quatro anos que nos enganou, que nos alimentou de esperança, na verdade não se tratava puro e simplesmente de um estelionato eleitoral. Assim, seguimos cegados pelo otimismo até hoje, quando, tendo-se passado quatro anos daquelas cenas de logro dos pobres coizinhos maranhenses, a verdade veio À tona, na cabal confirmação das palavras do Evangelho: Nada há oculto que não venha a ser revelado!

Hoje, o projeto da Refinaria Premium, que nos encheu de esperanças, vaticínio de um futuro feliz e risonho para os deserdados filhos deste maranhões, sonho de uma terra mais rica e de um povo menos pobre acalentado durante séculos, não passa de verdadeiro Calote Premium em todos quantos nos deixamos ludibriar pela farsa petista....”.

Artigo do colunista semanal Joaquim Itapary, publicado no Jornal O Estado do Maranhão, no dia 17 de julho de 2014, no jornal de propriedade da família Sarney.

Share on Google Plus

About Renato Viana Waquim

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.