Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Gestores de UREs participam de Encontro Técnico do Gestão Nota 10

Técnicos da Seduc e gestores durante Encontro Técnico do Gestão Nota 10 


Participação e troca de experiências marcou o III Encontro Técnico Gerencial do Programa Gestão Nota 10, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Secretaria Adjunta de Ensino, em parceria com o Instituto Ayrton Senna, na Unidade Regional de Educação de Rosário. O evento aconteceu no município de Barreirinhas, no período de 28 a 30 de setembro.

O programa Gestão Nota 10 tem como principal foco o processo ensino aprendizagem que perpassa pela aprendizagem do aluno, ambiente escolar e a qualidade dos profissionais da educação.

Para a coordenadora Geral do Gestão Nota 10 da Seduc, Ana Paula Pires, esse é um momento ímpar para a educação do Maranhão que propicia o conhecimento de detalhes do cotidiano dos gestores e das escolas. "É um momento de grande relevância porque, nos possibilita conhecer com detalhes, o dia a dia, dos gestores e da comunidade escolar para diagnosticarmos e planejarmos intervenções específicas em benefício do ensino no Maranhão", disse Ana Paula.

Fez parte da programação do encontro, exposição dialogada, debate, apresentação da metodologia da formação continuada, propostas de trabalho que serviram de base para intervenções em 2011, além do conhecimento de projetos já em execução em algumas escolas das 19 UREs.

Segundo Rita Paulon, gerente de Projetos do Instituto Ayrton Senna, a participação de todos os envolvidos no processo e o empenho da Seduc no acompanhamento da gestão é o ponto principal para o resultado positivo do programa no estado. "A condução e o monitoramento das ações e atividades do programa Gestão Nota 10, realizadas pelos profissionais da Secretaria, bem como o empenho dos 19 coordenadores regionais, gestores e diretores de educação das UREs, credencia o êxito do programa no Maranhão", enfatizou a gerente de projetos.

Além da parte teórica o encontro realizou visita a duas escolas da URE Rosário/Centro de Ensino Joaquim Soeiro de Carvalho e Unidade Escolar Barreirinhas. Após as visitas foram socializadas as impressões sobre as escolas públicas visitadas.

Uma das experiências apresentadas foi o projeto da Escola CE Professor Joaquim Santos, conduzido pela gestora Ozinia Salomão Rocha Moraes e pela professora Ana Rita Luso Santos, que falou da importância de revistas e jornais para o desenvolvimento da leitura e escrita, contemplando alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.

Este trabalho propiciou um primeiro contato com jornais e revistas na perspectiva de desenvolver a leitura e escrita no cotidiano da escola, envolvendo professores e alunos; compra de jornal com outros materiais impressos: revistas, livros, catálogos e cartazes trabalhando-os em suas especificidades.

No mês de outubro o Programa Gestão Nota 10, realizará o IV Encontro Técnico-Gerencial a ser realizado na URE Balsas, município Balsas e abordará a temática “O que o Plano Nacional de Educação tem a ver com a Unidade Escolar”.

O Programa Gestão Nota 10 é fruto da parceria entre a Seduc, Instituto Ayrton Senna (IAS), Renosa e Instituto Coca-Cola.


FonteAscom / SEDUC MA.
Share on Google Plus

About Renato Viana Waquim

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.