Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Governadora Roseana e ministro Lobão visitam as obras da Refinaria Premium


As obras de instalação da Refinaria Premim I, no município de Bacabeira e Rosário, foram vistoriadas, no último dia 07, pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão; pela governadora Roseana Sarney; e pelo diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa. Durante a visita, o ministro e o diretor da Petrobras afirmaram que a obra está seguindo o cronograma previsto e que os recursos para sua conclusão já estão alocados dentro da empresa. Nesta etapa da obra, operários e máquinas trabalham nos serviços de terraplenagem.
A governadora Roseana Sarney afirmou que ela é uma das mais atentas fiscais da obra. 'Estou acompanhando os avanços dos trabalhos. Só temos a agradecer ao ministro, ao ex-presidente Lula e à presidente Dilma Rousseff por essa grande obra que vai ser um marco na economia do Estado', destacou.
Lobão declarou que a visita serve para mostrar que a obra da refinaria nunca parou. 'Eu quis fazer essa reunião hoje, aqui, com a imprensa, os deputados, os empresários e as universidades para demonstrar que a obra está em franco andamento, não será paralisada e que será o maior benefício que o estado do Maranhão recebeu em toda a sua história', disse Edison Lobão.
O ministro do Turismo, Gastão Vieira; o senador Lobão Filho; o presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo; o vice-governador, Washington Luiz Oliveira; o diretor da Agência Nacional do Petróleo, Alan Kardec; o reitor da Universidade Federal do Maranhão, Natalino Salgado; deputados estaduais; prefeitos dos municípios que ficam no entorno da refinaria; e empresários também acompanharam a visita.
Maior do Brasil – Com capacidade para processar 600 mil barris por dia a Premium I será a maior refinaria do Brasil e a quinta do mundo. O empreendimento entrará em operação em duas fases, ambas com capacidade para processar 300 mil barris por dia. A primeira etapa está prevista para ser concluída em 2016 e a segunda, em 2019. A governadora Roseana reafirmou que uma das grandes preocupações do governo é garantir que as vagas de emprego que estão sendo abertas pelo empreendimento sejam preenchidas pelos trabalhadores maranhenses. 'Neste momento, dos 3.423 trabalhadores contratados, 70% são maranhenses. Temos que preparar cada vez mais os nossos jovens para que eles estejam prontos para assumir as novas vagas e também os empresários, prestadores de serviços para que possam trabalhar nesta refinaria', destacou.
Durante a obra serão empregados em torno de R$ 40 bilhões. Durante a fase de construção devem ser gerados 132 mil postos de trabalho, diretos, indiretos e por efeito renda. Na fase de obras civis, previstas para serem realizadas entre 2010 e 2016, serão mobilizadas cerca de 15 mil pessoas. Para a operação da refinaria, o efetivo estimado é de aproximadamente 1.500 trabalhadores.
Etapa da obra – A área da Premium I é de 20 quilômetros quadrados, o equivalente a 2.800 campos de futebol. Durante a visita, o ministro, a governadora, e demais autoridades assistiram a uma apresentação sobre o empreendimento feita pelo diretor geral da Refinaria, Fernando Martinez, e pelo gerente-geral de Engenharia da Petrobras, Sandoval Dias Aragão.
Na apresentação, foram mostradas todas as fases da obra e quais as próximas etapas a serem realizadas. Já foram concluídas, segundo Martinez, 17% da terraplenagem, a previsão é de que essa etapa da obra termine em dezembro de 2012.

Fonte: Jornal Pequeno.
Share on Google Plus

About Renato Viana Waquim

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.