Blogue de notícias com a credibilidade que você merece!

Encerra na terça-feira (15) prazo para contribuir com a Base Nacional Comum

Escolas públicas e particulares, professores, entidades e sociedade têm até a próxima terça-feira (15) para apresentar contribuições à elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNC). Trata-se de uma das estratégias estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE) para melhorar a educação básica, que abrange a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio.
As contribuições podem ser individuais ou coletivas, das redes de ensino, de movimentos e organizações da sociedade civil ou de qualquer cidadão que queira colaborar, pelo endereço eletrônico da Base Nacional Comum.
“A juventude precisa de uma escola mais moderna, que atenda aos seus anseios e expectativas e a Base é uma oportunidade para definição de um currículo básico nacional e democrático em todas as escolas,” destacou o Ministro de Estado da Educação, Aloizio Mercadante, durante agenda nesta segunda-feira (7), em São Luís.
A Supervisora de Currículo da Seduc, Silvana Machado, alerta que muitas escolas maranhenses ainda não efetuaram seus cadastros para contribuir com a BNC. “A escola deve constituir uma comissão cuja responsabilidade é organizar a contribuição dos professores, alunos e pais para a consulta pública. Orienta-se que a comissão organize, também, momentos formativos, por área de conhecimentos e/ou anos/etapas da educação básica para conhecer o documento preliminar da BNC”, explica.
A comissão deve ser formada pelo gestor da escola; representantes dos alunos, pais e professores; supervisor escolar, e o orientador de estudos do PNEM (Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio), envolvendo todos os turnos de funcionamento da escola.
A Base é o maior documento a receber sugestões e contribuições da sociedade durante a sua elaboração. Já são mais de 10 milhões de contribuições. A partir de abril, a segunda versão do documento será divulgada, e serão realizados seminários em todos os estados, para que as secretarias estaduais e municipais deem suas últimas contribuições.
“No Maranhão estaremos realizando depois de 15 de março o processo de compilação – que é a consolidação de todas as contribuições subjetivas originárias das escolas,” acrescentou Silvana Machado.

Mais informações podem ser obtidas pelos contatos: (98)3210-2324, (98)3218-2323, (98) 99171-3236 ou através do e-mail:supervisaodecurriculo@educacao.ma.gov.br.

Share on Google Plus

About Renato Waquim (Rosário Notícias)

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.