Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


IstoÉ Mentira: Ranking das melhores cidades “força” e inclui as do MA que estão entre os piores IDHs

Arte que circula nas redes sociais e aplicativos de mensagens
através dos internautas maranhenses e paraenses

Premiação nacional da IstoÉ
Sempre que chega o final de ano, vários veículos de comunicação apresentam os seus rankings/pesquisas e/ou prêmios de melhores do ano.  Nesse contexto, um ranking com base em um levantamento realizado pela consultoria Austin Rating, em parceria com a Revista IstoÉ está sendo motivo de piadas e muitas críticas, principalmente por classificar municípios com indicadores sociais ruins. O "estudo" supostamente classificou as cidades de acordo com indicadores sociais, fiscais, econômicos e digitais, dividindo-os em três categorias: pequeno, médio e grande porte. A pesquisa foi publicada pela revista no anuário “As melhores cidades do Brasil”e as melhores classificadas receberam o prêmio simbólico.

No Pará, blogueiros e a população em geral criticaram os dados que apontaram Parauapebas com a melhor situação financeira entre as cidades brasileiras de porte médio. Apesar de aquela cidade receber inúmeros recursos, está devendo muito e comprometendo a sua atuação, "inclusive correndo o risco de ter vários prédios públicos com a energia cortada", segundo informou o Grupo de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público do Estado do Pará.

No Maranhão, o ranking passou dos limites e ficou sem credibilidade ao apresentar cidades que enfrentam má gestão pública e/ou estão longe das políticas de sustentabilidade, principalmente na lista das melhores cidades de pequeno porte, por exemplo, com Bom Jardim, aquela da ex-prefeita ostentação que desviava recursos da Educação, incluindo a Merenda Escolar. 

Outro motivo de questionamentos nas redes sociais, é a ausência de Vargem Grande entre as primeiras colocadas, ficando bem atrás, tendo em vista a recente consultoria da Urban Systems (clique aqui) para a Revista Exame (que usou critérios semelhantes), onde a mesma ficou entre as 49 cidades pequenas mais desenvolvidas do Brasil. Apesar de que a Exame também não pode ser usada como referência, pois este ano apresentou um outro estudo com Vargem Grande entre as 20 cidades do Brasil onde falta tudo, segundo o IPEA (clique aqui). Na verdade, o que se percebe é a falta de seriedade, nas publicações de pesquisas, em ambas revistas.

Cidades com IDH péssimos entre as melhores do MA?

Porém, nada é mais assombroso que ter nessa lista da IstoÉ as cidades, que de acordo com dados dos Censos Demográficos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estão, entre as mais pobres do Maranhão e do Brasil cujos baixos IDHs, ou seja, péssimos, já são motivos suficientes para exclusão das mesmas de quaisquer pesquisas/rankings e/ou premiações sobre melhores cidades para se viver. Das 30 piores cidades maranhenses com base nos IDHs (Índice de Desenvolvimento Humano), 23 aparecem: Jenipapo dos Vieiras,  Arame, Humberto de Campos, Itaipava do Grajaú, Paulino Neves, Primeira Cruz, Satubinha, Santo Amaro do Maranhão, São Benedito do Rio Preto, Alto Alegre do Pindaré, Cajari, Amarante do Maranhão, Presidente Juscelino, Pedro do Rosário, Governador Nunes Freire, Serrano do Maranhão, Conceição do Lago-Açu, Presidente Vargas, Matões do Norte, Bom Jardim, Mirador, Nina Rodrigues e Santana do Maranhão.



A prefeita Irlahi até tentou se promover no Facebook, 
mas internautas rosarienses não perdoaram

Posição de Rosário virou motivo de piada  
Outra surpresa que não foi bem aceita foi o "forçado" quinto lugar da cidade de Rosário, entre as melhores cidades maranhenses de pequeno porte (1070º a nível nacional), isto se deve ao fato de ser considerada uma das mais violentas da Região Metropolitana de São Luís e ao cenário de crise na saúde pública devido à má gestão municipal, onde ninguém mais nasce no Hospital Municipal (já quase fechado), desde o fechamento do Centro Cirúrgico em 2013, sem falar dos vários serviços de saúde, por exemplo, radiografia (raio-x e análises clínicas) que foram cortados ou praticamente não existem, devido à morosidade do Governo da prefeita Irlahi Moraes (PMDB) que se quer consegue terminar metade das suas obras.

Nas redes sociais, diversos internautas ironizaram a classificação de Rosário e o próprio ranking que já virou alvo de várias chacotas.




E o Prêmio Óleo de Peroba 2015 vai para...
Share on Google Plus

About RN

31 comentários:

  1. Infelizmente só quem sofre é o povo com tantas mentiras e falcatruas. O Povo acreditou que votar em uma MULHER .. Seria um governo de sensibilidade. Mas foi o inverso. Um governo desumano. O Slgam deveria ser "Descuidando da Nossa Gente". Cadê a saúde meu povo? Asfalto Sonrizal NÃO! Saúde para o Povo Sim!A verba VEM! É SÓ APLICAR!

    ResponderExcluir

  2. Sabia que tinha marmota nessa estória.

    Me compre um bode Irlahi!

    ResponderExcluir
  3. Não são sei como não botaram também Belágua e Marajá do Sena. kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Sabia que era marmeladamesmo e gostei por que matou a cobra e mostrou o pau.

    ResponderExcluir
  5. Essa prefeita ela tenta enganar ela mesma isso e uma palhaçada

    ResponderExcluir
  6. Essa revista na eleição presidencial também errou. kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  7. O problema não é da prefeita e sim da revista.

    Quero ver o que vão dizer quando ela se reeleger! Kkkkkkkkkkkk

    Essa é da mulher de novo!

    ResponderExcluir
  8. A PARTIR DO MOMENTO QUE A PREFEITA USOU SUA PÁGINA PESSOAL PRA FAZER PROPAGANDA DESSA PESQUISA FRAJUNTA ELA TA ERRADA SIM TAMBÉM PORQUE SÓ CEGO NÃO VER A SITUAÇÃO DE ROSÁRIO. A GENTE NÃO PODE NEM USAR MAIS CELULAR NESSA PRAÇA DA FOTO QUE ELA QUIS FAZER GRAÇA.

    ResponderExcluir
  9. A PARTIR DO MOMENTO QUE A PREFEITA USOU SUA PÁGINA PESSOAL PRA FAZER PROPAGANDA DESSA PESQUISA FRAJUNTA ELA TA ERRADA SIM TAMBÉM PORQUE SÓ CEGO NÃO VER A SITUAÇÃO DE ROSÁRIO. A GENTE NÃO PODE NEM USAR MAIS CELULAR NESSA PRAÇA DA FOTO QUE ELA QUIS FAZER GRAÇA.

    ResponderExcluir
  10. ESTA PREFEITA É MUITO SINDICA MESMO UMA CIDADE QUE NÃO TEM SAUDE, N;AO TEM SEGURANÇA, NÃO TEM EDUCAÇÃO, NÃO TEM INFRAESTRUTURA O POVO ESTA MORRENDO NA PORTA DO HOSPITAL POR NÃO TER UM REMEDIO PRA DOR E ELA FICA E O BLOG DELA FICA DIZENDO QUE ROSARIO É A 5º MELHOR CIDADE PARA VIVER ME VAI COMPRAR UM BOBE IRLAHIR. LARGAR DE MENTIR AINDA BEM QUE NÓS TEMOS BLOG SERIO PARA DIVULGAR ESTA MENTIRA.

    ResponderExcluir
  11. Quando eu li eu não acreditei mesmo eu sabia que este blog da prefeita quer botar ela lá em cima mais o POVO prefeita não é besta não a casa CAIU e vc é a PIOR prefeita do Maranhão.

    ResponderExcluir
  12. Ainda acho que ela se reelege porque o povo é besta.

    ResponderExcluir
  13. Pior de tudo que gastaram 40 mil reais nessas palhaçada de quinto lugar. Seria 100 mil o primeiro lugar e ela quis pinchinchar pra gastar o resto com mídia divulgando o resultado mais o tiro saiu pela culatra e o povo já sabe que foi farsa de Irlahi.

    ResponderExcluir
  14. Isso na verdade foi invenção do marketeiro que ela trouxe de Pernambuco.

    ResponderExcluir
  15. Esta prefeita é muito mentirosa. Rosário nem aparece na lista dos municipios prefeita, eu acho que a senhora esta equivocada pode até ser futuramente daqui uns 50 anos mais hoje agente ver Rosário jogado pra cobra, ou melhor, Rosario esta na UTI e o melhor que o Ministerio Público já esta de olho.

    ResponderExcluir
  16. Ela não pode divulgar uma coisa dessa na impresa que não é verdade ela pode ser prejudicada.

    ResponderExcluir
  17. PESSOAL É MENTIRA RÓSARIO ESTA NO FUNDO DO POÇO NÓS NÃO TEMOS NADA O POVO ESTA ROUBANDO PARA VIVER AQUI EM ROSARIO NÃO TEM EMPREGO, NÃO TEM SAÚDE, EDUCAÇÃO SÓ TEM O NOME NOS COLÉGIOS RUA EMBURACADAS. AGORA SE DISER QUE ROSARIO É A PIOR CIDADE DO MARANHÃO EU ACREDITO.

    ResponderExcluir
  18. Parabens a prefeita, e não ligue para os que nada contribuem para melhoria da nossa cidade dizem, so querem poder e não tão nem ai para o povo. Willame e Calvet Filho tudo farinha do mesmo saco.

    ResponderExcluir
  19. O CENTRO CIRURGICO VEM FECHADO DESDE BIMBA, E WILLAME TAVA CALADINHO PORQUE FAZIA PARTE DA MAMADA

    ResponderExcluir
  20. Eu fico p.. da vida quando vejo este tipo de coisa. É só mentira que Rosário esta precisando de muito coisas. Só pra vocês tem um ideia o esgoto daqui de Rosário corre pela sajeta e ela fica dizendo que Rosário esta bem MENTIRA e ela sabe quem esta falando aqui é uma pessoa bem proxima dela. Thau!!!

    ResponderExcluir
  21. Agora eu vou voltar para minhha cidade, deve tá tua as mil maravilhas, será que Sao Miguel também está assis tão bom?até que enfim a minha cidade progride. coitadas das que estão abaixo de Rosário.

    ResponderExcluir
  22. Mentira que o centro cirúrgico foi fechado em 2013 e Bimba não era mais prefeito, mais isso não importa mais, já se passaram os anos e nada dela botar pra funcionar.

    ResponderExcluir
  23. Gente talvez seja Rosário da Suíça rsrs...lá que é um país bom de viver. Inclusive eu vir dizer que o dinheiro da prefeita está todo lá

    ResponderExcluir
  24. Este Rosário que ela fala aí pode ser outro Rosário e não do Maranhão ou pode ser o município de Pedro do Rosário talvez tiraram o Pedro kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  25. Já pararam pra pensar que existem outros municipios piores que o nosso?

    ResponderExcluir
  26. Sim! Existem e inclusive estão nessa lista dos melhores. kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  27. Eita prefeita kkkk não é nem 1º de abril kkkkkk... vai mentir assim lá na china.

    ResponderExcluir

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.