Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Veja o resultado da eleição de Conselho Tutelar mais desorganizada da História de Rosário



Rosário-MA: Quem foi votar no domingo (04) na eleição do Conselho Tutelar de Rosário enfrentou uma desorganização nunca antes vista em Rosário. A eleição quase foi comprometida no início por conta do sumiço de uma chave, referente ao local onde estavam guardadas as urnas e demais materiais do processo eleitoral, que segundo foi informado pela própria Prefeitura estaria de pose do secretário de Juventude Valber Neto, mas ninguém conseguia localizar o dito secretário ou a chave e por conta disso o pleito começou com um pequeno atraso, no entanto a confusão foi abafada e terminou mal explicada.

Quando a eleição começou, os problemas por conta da desorganização ficaram nítidos, faltaram iniciativas para facilitar a vida do eleitorado, por exemplo, colocar os nomes nas paredes, pois muita gente não compreendeu relação (divisão) das seções da Justiça Eleitoral com as seções unificadas da presente eleição do Conselho Tutelar, ou seja, cada escola tinha uma seção que correspondiam a várias seções da Justiça Eleitoral. Muitos enfrentavam as filas e só depois descobriam dentro da sala (seção) que estavam no colégio errado. Os eleitores foram divididos por algumas escolas municipais da sede e dos povoados com base nas seções da Justiça Eleitoral. 

Em cada escola haviam duas filas para uma única seção, uma geral e outra para idosos, gestantes, deficientes físicos e pessoas com algum tipo de prioridade, algo justo, porém sem fiscalização virou bagunça, mas tinham pessoas que não se enquadravam e mesmo assim se aproveitaram, sem falar naqueles que furavam as filas.

Outro grande problema foram os atrasos na utilização de livros para identificar eleitores aptos a votar, o que ocasionou a demora nas filas e muitas reclamações, fato que somado a desorganização na formação de filas e com fiscais deixando a desejar fez com que muita gente abandonasse as ditas filas.

Pela manhã até o começo da tarde, o titular do blog monitorou as filas e comprovou a demora, no Colégio Siló Aquino, onde a média de espera foi de uma hora e meia. A eleição seguiu conturbada e muita gente não acertou o local de votação.


Sentido na pele - A própria prefeita Irlahi Moraes (PMDB) percebeu a atmosfera de revolta quando chegou à escola Siló Aquino, onde teve que escutar reclamações pela desorganização e até engolir eleitores que se recusaram a tirar foto com a mesma.

Os locais de votação foram:
Escola Municipal Siló Aquino - Rua Coronel Augusto Rocha – Rua 13 de Maio / Centro
Escola Municipal Klepper Aquino - Bairro Vila Ivar Saldanha
Unidade Integrada Maria das Merces Teixeira - Bairro Cidade Nova (Iraque)
Escola Integrada Januário Carvalho - Bairro São Simão
Unidade Integrada Jorge Henrique Rocha - Povoado São Miguel
Unidade Integrada Deputado Ivar Saldanha - Povoado São João do Rosário




Resultado:

ELEITOS:
1º Gustavo Castro Vieira 233
2º Venilza Cristina Mota Silva 210
3º Raimundo Nonato de Jesus Marques (Chinês) 174
4º Maria Sandra Silva dos Santos 167
5º Vânia Maria da Silva Marques 166

Suplentes:
6º Eliana  138
7º Nita 114
8º Neto de Zico 86
9º Max 83
10º Ronald 68

Ficou de fora:
11º Rafaella 02

Com tantos problemas, o resultado não poderia ser outro, um número de votantes abaixo do esperado, um total de 1.456 eleitores.



Share on Google Plus

About RN

1 comentários:

  1. A comissão organizadora e vários funcionários da prefeitura esculhambaram o Valber Neto. Disseram no Siló Aquino pra todo mundo ouvir que Valber tava dormindo de ressaca de uma festa que ele tinha ido na noite anterior com o seu candidato Max fosrasteiro espoca urna

    ResponderExcluir

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.