Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Vereador quer proibir o Governo Irlahi de botar os nomes das pessoas no SPC e SERASA por dívidas no SAAE

Projeto de Necó vai contra os interesses de Irlahi


Rosário-MA: Um projeto surpreendente foi apresentado pelo vereador Pedrosa Filho (Necó), líder do Governo Municipal na Câmara e que "peita" uma prática recém-criada pelo governo da prefeita Irlahi Moraes (PMDB). Trata-se do Projeto de Lei Nº 32/2015 que dispõe sobre a proibição da inclusão de usuários inadimplentes com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) em cadastros do Serviço de Proteção ao Crédito - SPC e SERASA, em consonância com os Artigos 22 e 42 da Lei Nº 8.078/1990, Código de Defesa do Consumidor e toma outras providências.

Vale ressaltar que é público e notório que o número de inadimplentes aumentou depois que o Governo Municipal aumentou a taxa de consumo em 57% (alguns casos até mais) e passou a cobrar  nos povoados onde o abastecimento era gratuito. E ainda teve um vereador que usou estrutura de som na rua para pedir ao povo que não pagasse mais as contas enquanto não fosse derrubado o aumento.

O vereador Necó explicou que diante do atual cenário de crise da economia é preciso repensar as políticas fiscais, criticou que seja aplicada uma punição maior que a suspensão do serviço de abastecimento de água aos usuários inadimplentes, ou seja, duas punições, e classificou a atual prática da direção do SAAE de imoral.

-“O objetivo é que os usuários sejam expostos ao ridículo, pois o proposito de incluir o nome dos usuários inadimplentes nos cadastros do SPC e SERASA, em nossa ótica é uma atitude no mínimo imoral, que não deve prosperar concordar que o SAAE em razão da inadimplência dos seus usuários aplique sanção maior que a suspensão do serviço, não comungamos com tal prática, visto que a negativação nos serviços de créditos, cria obstáculos na vida daquelas que buscam financiamento para atendimento de necessidades do dia a dia, como crediário em estabelecimentos comerciais, bem como em programas sociais para aquisição da casa própria, microcréditos e outros, otimizando a melhoria de sua qualidade de vida, não havendo, portanto, argumentos que justifique a postura abusiva da direção do SAAE, os consumidores em epígrafe já são punidos quando deixam de pagar as contas pelo corte na prestação do serviço, água é um serviço essencial, não podendo gerar prejuízos para o consumidor pela restrição de crédito ou dano à imagem. Ademais, não podemos esquecer que são possíveis situações esporádicas como desemprego ou aperto financeiro, capazes de prejudicar o pagamento dos serviços e que a inclusão de pessoas na situação acarretaria ônus demasiado severo, vivemos em um mundo contemporâneo, que boa parte das empresas atualmente exigem a inexistência de débitos na praça para contratação de um trabalhador, e a inclusão nos serviços de proteção ao crédito geraria constrangimentos para que o devedor conseguisse um novo emprego e saísse de eventual situação de penúria financeira.”, disse Necó.

Share on Google Plus

About RN

8 comentários:

  1. Cadê o vereador Nazareno que andava pedindo para o povo não pagar depois do aumento?

    ResponderExcluir
  2. Viiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiixeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. parabéns por ficar do lado do povo de Rosário vereador Necó, é uma pena que o povo não reconhece o seu brilhante trabalho.

    ResponderExcluir
  4. Mas nunca que ela vai sancionar essa lei. Tu queres és te parecer Necó.

    ResponderExcluir
  5. É isso ai concordo! O povo realmente deveria conhecer melhor o se trabalho vereador
    .vereador do povo.inteligente.que fez,faz e continua fazendo uma linda historia na vida publica.parabéns!!!

    ResponderExcluir
  6. Isso é uma falta de respeito com o povo Rosariense onde já se viu isso na minha casa chegou uma nota do SAAE no valor de praticamente 600 reais.Onde é notório que maior parte da população rosariense não usa essa água pra beber porque a nossa água é contaminada cheia de bactérias. Cadê que nossa atual gestora procura pelo menos mandar tratar a água que ela tem cobrado um aumento absurdo.

    ResponderExcluir
  7. Estou revoltada com o nome sujo porque não pude pagar o reajuste no valor cobrado da água. Aí cortaram minha água como punição. Fui no Paraíba tentar tirar um ventilador porque o meu quebrou e descobrir que meu nome estava sujo. A prefeita Irlahi deveria pelo menos informa o povo que iria fazer isso com quem tivesse devendo o SAAE. Isso é uma sacanagem! Precisamos de um PROCON em Rosário para nos defender de abusos como este.Imagina na zona rural onde o povo não pagava nos tempos de Bimba.

    ResponderExcluir

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.