Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Disputa pela presidência da OAB do Maranhão esquenta. Saiba quem são os pré-candidatos:

Faltam pouco menos de dois meses para a eleição da OAB no Maranhão. Nos bastidores a disputa começou faz tempo, mas nos próximos dias a tendência é que a corrida eleitoral entre os prováveis candidatos seja intensificada. Diferentemente de 2012, quando ocorreu uma eleição plebiscitária entre Mário Macieira e Roberto Feitosa, o processo de escolha do novo presidente deste ano pode ter até 4 candidatos.
Valéria Lauande é a franca favorita para vencer a eleição. Candidata do atual presidente Mário Macieira e também do governador Flávio Dino, a advogada pode se tornar a primeira mulher a comandar a entidade no estado. Valéria já foi vice de Macieira no primeiro mandato e agora é Conselheira Federal. Ela lidera o movimento “Avançar Mais”, nome semelhante ao usado por seu grupo em 2012, quando adotaram “Avançar Sempre”. Uma das principais defesas de Lauande é a ampliação da participação das mulheres na OAB.
Charles Dias foi o primeiro nome que se apresentou como candidato de oposição. No mês de março ele já lançou sua pré-candidatura. O advogado criminalista encabeça o movimento “Ordem e Mudança 2015″, que tem como principal proposta a criação de um portal de transparência para que possa detalhar todos os gastos da OAB no Maranhão. Charles já foi aliado de Mário Macieira, mas diz não poder concordar com as práticas adotadas pela atual gestão que só estão levando a precarização dos advogados.
Thiago Diaz foi uma alternativa que se apresentou em relação aos dois principais nomes apresentados. Encabeçando o movimento “Renovar para todos”, o advogado diz que sua candidatura nasceu nos corredores do Fórum Sarney Costa e juizados, através de jovens profissionais e outros insatisfeitos com a atual condução da OAB/MA. Thiago levanta como principal proposta a redução da anuidade da Ordem, ele argumenta que o valor pode ser inferior e apresentar descontos progressivos, uma vez que sobra dinheiro no caixa da entidade e muitos advogados dizem que o valor obrigatório para exercício da profissão é salgado.
Por fim entrou na corrida eleitoral, o advogado Mozart Baldez, que lança nesta sexta-feira (18), sua pré-candidatura. O pretenso presidente da OAB vai defender ainda o fim da reeleição e a ‘despartidarização’ da entidade. Em material distribuído pelo próprio ele diz ter posição firme, conhecimento intelectual e experiência nacional e internacional, já tendo assumido cargos de destaque no governo do Distrito Federal (DF) e em entidades de classe, além de ser o único pré-candidato que combate implacável a morosidade da justiça.
É improvável afirmar que os quatro vão estar na disputa da eleição em novembro, afinal o processo eleitoral da OAB faz uma série de exigências e muitos não conseguem nem montar a chapa para ter condições de pedirem votos, mas a corrida eleitoral promete com embates duros entre os advogados.
Share on Google Plus

About RN

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.