Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Comissão de Saúde da AL visita Rosário e confirma que Flávio Dino vai construir o Hospital Regional

Willame acompanhou os deputados Levi e Stênio / Iniciativa foi do vereador Pedrosa Filho (Necó)



Rosário-MA: A pedido do vereador Pedrosa Filho (PSB), conhecido como ‘Necó’, a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa (AL) do Maranhão, representada pelos deputados estaduais Stênio Rezende (PRTB) – presidente – e Dr. Levi Pontes (SD) - que também é membro titular da CPI da Saúde da Casa - se reuniram na tarde desta terça-feira (29), na Câmara Municipal de Rosário, para discutir a possível reativação da obra de construção do Hospital Padrão de 50 leitos, orçado no valor de 18.281.164,49, que está em situação de abandono.

De acordo com o vereador, 25% do valor, cerca de 4 milhões, já teriam sido liberados desde 2014 pelo Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) para dar início a construção  do hospital, porém, apenas a terraplanagem do local teria sido feita.

Na reunião, Pedrosa esclareceu a situação aos deputados e disse que Rosário aguarda uma resposta imediata do governo do estado para que o recurso tenha um destino. Caso a ordem para a continuidade do Hospital Regional não seja dada, o investimento deve ser direcionado à Unidade Mista de Saúde do município, como por exemplo, a reativação do centro cirúrgico.

Em seguida, o deputado Levi Pontes anunciou que o governador Flávio Dino (PC do B), juntamente com o secretário estadual de Saúde, Marcos Pacheco, garantiram a conclusão do hospital. Levi explicou que o processo apesar de garantido, será finalizado a longo prazo por questões burocráticas.

“Foi uma alegria poder trazer a mensagem do governador de que o hospital de 50 leitos está dentro do seu programa de governo. A entrega do hospital levará um tempo, porque o executivo vem revisando e corrigindo as distorções contratuais iniciadas na gestão passada, que não deixam de respingar de forma negativa atual. Mas que, enquanto isso não se constrói, vamos tentar ajudar a Unidade Mista, que é muito carente e precisa de ajuda para melhorar a qualidade”, contou o parlamentar.

A prefeita da cidade, Irlahi Linhares Moraes (PMDB), e a secretária municipal de saúde, Mauricéa Rodrigues Lopes, que também acompanharam a visita, reforçaram a ideia de que a curto prazo o governo, pelo menos, traga melhorias para o Hospital Municipal. “Nós ficamos muito satisfeitos com o compromisso da Assembleia. Não conseguimos de imediato a vinda do Hospital Regional como solicitamos, mas agora temos a garantia de que ele está nos planos do governo e que o Hospital Municipal agora terá uma assistência. Já é um grande passo”, agradeceu a prefeita.


Visita

Após a reunião a comitiva de deputados e vereadores visitou in loco a Unidade Mista De Saúde (antigo SESP) que é o Hospital Municipal. Lá, foi constatado que apesar da ampla estrutura física, o hospital ainda é muito precário em equipamentos, além disso, está com muitas alas desativadas, a exemplo do centro cirúrgico, completamente abandonado cheio de materiais enferrujados.

Os deputados foram ainda conhecer o local onde seria construído o Hospital Regional e encontraram apenas um enorme terreno que foi feito a etapa de terraplanagem e que abriga máquinas retroescavadeiras deterioradas.

Stênio Rezende avaliou a visita e reforçou a garantia de que o hospital será finalizado. “O que nós vimos foi que não tem se quer, um tijolo colocado pra construir as paredes, porém, o governo do estado já determinou que a sua equipe providenciasse encaminhamento à  justiça, haja vista que  houve desvio de recurso da saúde. É somente através da justiça que se pode cancelar a licitação da construtora que não deu conta de construir o hospital para que possa fazer uma nova e torcer para que uma construtora competente e honesta possa ganhar e fazer esse hospital tão desejado e sonhado”, enfatizou.


Willame Anceles com os deputados Levi Pontes e Stênio Resende durante visita ao SESP



Descaso com a Saúde foi alvo de críticas e cobranças

Durante a visita, os deputados puderam conhecer de perto o porquê de Rosário ter a pior saúde da região, fruto do descaso da prefeita Irlahi Moraes (PMDB) e da sua equipe que fazem vista grossa para os problemas.

Quem apareceu de durante a visita, apesar de não ter sido convidado pela Câmara Municipal, foi o gestor da Unidade Regional de Saúde, Willame Anceles (PCdoB), o maior defensor da revitalização da Unidade Mista de Saúde de Rosário.

Willame fez questão de mostrar os problemas nas dependências daquela casa de saúde e na presença dos deputados pediu para a prefeita aplicar corretamente os recursos. "Agradeço a presença dos deputados Levi Pontes e Stênio Resende em Rosário que conheceram de perto a decadente realidade do nosso Hospital Municipal e do terreno onde deveria estar funcionando o Hospital Regional. É importante a aplicação de mais recursos para o nosso Hospital Municipal, mas isso não terá sucesso se não houver aplicação correta. Prefeita Irlahi reative o SESP! Abra de verdade a radiografia (Raio-X) que se encontra novamente fechada e também os outros serviços que foram desativados por sua administração! O Centro Cirúrgico motivo de maior reclamação pela população está abandonado e sucateado devido à má gestão, pois a Prefeitura já teve todo tempo do Mundo para colocá-lo em funcionamento. Por tudo isso, cabe a nós fiscalizarmos, como serão aplicadas essas emendas que foram prometidas, para que de fato se concretize uma saúde de melhor qualidade, mas de nada adianta achar que o Hospital Regional é a solução de todos os problemas, se o Governo Municipal não faz a sua parte, primeiro temos que garantir o funcionamento do Hospital do povo de Rosário que é o Municipal", reclamou Willame.


Veja imagens exclusivas da Unidade Mista de Saúde de Rosário que mostram o atual abandono no Centro Cirúrgico:



















Com informações da Assembleia Legislativa e Rosário Notícias.
Share on Google Plus

About RN

17 comentários:

  1. Willame não tem que ficar chateado porque também não convidaram a maioria dos vereadores.

    ResponderExcluir
  2. Engraçado que eles não despacham quem precisa bater raio-x, ficam enrolando a gente, estou com dois meses tentando, não posso ta me deslocando pra outros municipios, já moro na zona rural e é dificil ta no SESP e impossivel pagar o que me cobram na clínica da prefeita.

    ResponderExcluir
  3. Quem ligou pra Willame vim fomos nós que trabalhamos na Unidade Mista por que esses babões dela tavam covardemente enxendo o saco comentando a ausência dele.

    ResponderExcluir
  4. Temos um vereador na cidade e se chama Necó, o resto é o resto. Mesmo com a prefeita ele tem feito a diferença.

    ResponderExcluir
  5. Esse Willame é um arrogante, nem foi chamado e veio de penetrar quere bagunçar. Tão arrogante que pegou os deputados pelo braço e levou eles pro centro cirúgico. Willame tu pensas que tu eres o que? Tu não é autoridade, tu és um subordinado do secretário de estado da saúde, te toca rapaz! A reunião era só com a a prefeita e vereadores, se ela quis chamar estudantes foi porque quis destacar o trabalho dos mesmos para abrilhantar a visita. Esse povo da oposição é muito paranóico, nunca teve uma prefeita pra trabalhar tanto poque ela já fez o que os outros não fizeram inbclusive na saúde tem feito muitas coisas boas e não é da noite pro dia que vai solucionar todos problemas.

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de saber onde vc mora, pois isso é fantasia sua, wilame é autoridade estadual, e o q foi feito na saude em rosario rapa. Só clinica q ficou com arede segonha e outros convenio que seriao parao sesp e geram milhōes a prefeita. Estude amigo.

    ResponderExcluir
  7. Willame estar certo ao se preocupar com o hospital municipal. Basta ver os exemplos de Morros e Barreirinhas onde os prefeitos fecharam os municipais e os regionais que são estaduais não tão dando conta. Na prática os hospitais regionais só funcionam bem quando os prefeitos mantem os municipais. Aqui em Barreirinhas a gente até para atendimentos de baixa a média complexidade temos que disputar com pacientes de outras cidades, até falta material de curativo porque esses hospitais são preparados para média a alta complexidade e sem falar que o foco deles nunca são os problemas de saúde do municipio e sim da região como todo.

    ResponderExcluir
  8. Só lembrando também que na escuta popular do novo PPA realizado em Barreirinhas o governador se prontificou de fazer o hospital daí de Rosário. E na hora dos projetos, todos municipios queriam pra sí o regional, mas o povo preferiu vota no projeto de Rosário para ir de encontro com o que o governador queria. Não entendo essa nigrinhagem que estão fazendo a respeito do hospital aí, acho que ta na hora da prefeita de vocês largar de falar mal de Flávio e seus aliados e procurar é arregaçar as mangas porque Rosário está abandonada, sem comando e com uma saúde horrivel pior do que em gestões antiores e só exportando pra cá seus pacientes, tem gente que vem pra ca pra pari, é o cumulo do aburdo.

    ResponderExcluir
  9. Parabens ao vereador Necó e a prefeita, nossa cidade agradece o empenho dos senhores nessa causa.

    ResponderExcluir
  10. Cada uma mesmo esse babão da prefeita só pode ser doido tem a cara de pau de dizer que ninguém nunca trabalhou tanto como ela hora pergunta pró povo de rosário se ela ta com essa bola toda vamos deixar essa babaçao de lado e olhar pra o que realmente interessa rosário precisa de alguém que queira mudar rosário pra melhor não ficar só enchendo os bolsos chega de tanta bandidagem nessa prefeitura quem sofre é o povo mais isso vai acabar pois o povo não é besta já estar de saco cheio de tanta promessa e na hora só leva na cara não ta dando certo vamos tirar pode esperar.

    ResponderExcluir
  11. Espero que o hospital de fato venha para nosso município, não podemos deixar que mais uma vez o governo estadual nos engane, como vem enganando anos e anos, brigue por isso prefeita.

    ResponderExcluir
  12. Willame está certo tem que participa sem ser chamado ele ama esse hospital

    ResponderExcluir
  13. Diante da expectativa, a prefeita Irlahi realiza o pior governo da história da cidade. Descaradamente mete a mão no dinheiro da Saúde do povo e mistura com o dinheiro de sua clínica particular.
    Isso é s@c@n@g!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  14. Se ele puxou o deputado pelo braço pra mostrar, ele está certo, mostrar oq essas bandida dessa prefeita tá fazendo com Rosario, matando nossa população. Vai lá Willame, mostre mesmo, você está incomodando, sinal que está fazendo coisa boa!!!!!!

    ResponderExcluir
  15. Willame pode ser autoridade mais nao foi convidado então não tinha porque tá lá. Deixem a mulher trabalhar que este é o melhor goverbo da História de Rosário e ela ta melhorando nossa saúde, infelizmente nao dá para resolver tudo com essa crise que tá no Brasil. Tem entrado pouco dinheiro em Rosário tanto na saúde como em outras áreas. Willame largue de perseguir a prefeita e ficar defendendo esses funcionários da saúde que nao querem trabalhar porque estes que são culpados pela situação que o sesp se encontram, sucateiam pra nao ter que trabalhar, Irlahi deveria exonerar tudinho

    ResponderExcluir
  16. Rapaz nao convidaram wilame pra ele nao apresentar as fraudes que a clinica ta fazendo, internacoes e outros procedimentos fantasma, coisa que rendeu quase 2 milhoes a ela. Eles tao com medo.

    ResponderExcluir
  17. Ta certo wilame, tudo que voce falou na conferencia eles falaram tambem e todos concordaram, diziam que o SESP nao prestava mais, foi só dizerem que vinha 250 mil ai agora presta?

    ResponderExcluir

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.