Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Recém-nascida de Santo Amaro foi reanimada pela equipe aeromédica da Secretaria de Saúde


Grávida de nove meses, Maria da Conceição dos Santos Sousa, de 32 anos, foi socorrida pela equipe aeromédica da Secretaria de Estado da Saúde (SES), na quarta-feira (8), e deu a luz a uma menina, Vitória, enquanto o helicóptero de resgate do Grupo Tático Aéreo (GTA) da Polícia Militar sobrevoava a Baía de São José de Ribamar. Vitória nasceu com poucos sinais de vida e ainda foi reanimada em pleno voo.
A recém-nascida Vitória não poderia ter recebido nome mais adequado. A luta pela vida começou a 285 quilômetros de São Luís, na cidade de Santo Amaro, onde Maria da Conceição vive e onde iniciou o trabalho de parto. Ela deu entrada no Hospital Municipal Monsenhor Amaro onde começaram as contrações. Porém, o bebê ficou preso no canal de parto.
O pedido de transferência de Maria da Conceição para São Luís chegou à central de regulação da SES por volta das 12h e foi prontamente atendido pela equipe aeromédica e pelo GTA. “O chamado era para tentar salvar ao menos a mãe, pois a informação que recebemos foi que o bebê estava sem sinal de vida. Quando a mãe conseguiu dar a luz, o bebê não tinha cor normal e poucos sinais de vida”, conta o médico Rafael Machado ao explicar a necessidade da reanimação ter ocorrido ainda em voo.
Após o susto, Maria da Conceição finalmente respirou aliviada. “Eu já estava sem forças e pensei que não fosse conseguir. Só tenho a agradecer a Deus e a todos que ajudaram a salvar a minha vida e a da minha filha”, disse. Maria da Conceição é mãe de outras três meninas e mais dois meninos. Ela disse ainda que nunca havia passado por complicações no parto.

Com informações do Blog dos Leões.
Foto: SES.

Share on Google Plus

About RN

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.