Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Governo do MA promoveu Seminário de Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias


O governador Flávio Dino durante a abertura do evento. (Foto: Francisco Campos/SES)
O governador Flávio Dino durante a abertura do evento. (Foto: Francisco Campos/SES)
Com o tema “Fortalecendo a integração das ações de Atenção Primária e Vigilância em Saúde”, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou na última quarta-feira (15), o I Seminário Estadual de Agentes Comunitários de Saúde (ACS), e Agentes de Combate às Endemias (ACE), no Centro de Convenções da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).A iniciativa inédita faz parte das metas do governo Flávio Dino para fortalecer a integração das categorias com as Políticas de Atenção Primária e Vigilância em Saúde.
O Seminário reuniu mais de cinco mil profissionais de todo o Estado para discutir a importância estratégica dos agentes comunitários (ACS) e de endemias (ACE) para a proteção da vida, função ressaltada pelo secretário de Estado da Saúde, Marcos Pacheco. “Proteger a vida é a nossa função primordial, e os ACS e ACE possuem qualificação para exercer o atendimento preventivo e tornar possível a concretização da nossa meta de priorizar a atenção básica”, afirmou o secretário Marcos Pacheco.
Participaram da mesa de abertura do evento o governador Flávio Dino; o prefeito de São Luís, Edvaldo Holanda Júnior; o secretário de Estado da Saúde, Marcos Pacheco; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Humberto Coutinho; o reitor da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), Natalino Salgado; o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Maranhão, Domingos Santos; o presidente da Federação Maranhense de Agentes Comunitários de Saúde, Raimundo Nonato Lima; o presidente do Sindicato de Agentes Comunitários de Saúde de São Luís, Sérgio Gutemberg e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Controle de Endemias do Estado do Maranhão, Bernardo Carmo.
Na abertura do seminário, profissionais que participaram efetivamente do processo de conquista dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Controle de Endemias, receberam placas de homenagens entregues pelas autoridades citadas. O governador Flávio Dino, ressaltou que o governo tem priorizado a questão da Saúde Pública do Estado. “Desde o início da gestão definimos que o nosso foco está na atenção básica para mudar a cultura hospitalar no Maranhão. As questões principais da saúde estão na atenção primária, por isso, é chamado de atenção básica e, investindo nos profissionais que trabalham diariamente com este foco, juntos iremos avançar”, explicou o governador.
Cerca de seis mil agentes participaram do Seminário Estadual. (Foto: Francisco Campos/SES)
Cerca de seis mil agentes participaram do Seminário Estadual. (Foto: Francisco Campos/SES)
A ‘Importância Estratégica dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias para a proteção da vida’, foi o tema da palestra do secretário Marcos Pacheco, seguido durante o dia, por outros temas pertinentes ao cenário de atuação dos agentes. “Com o trabalho de todos, vamos conseguir diminuir a demanda por leitos de hospital no Maranhão, e conseguiremos mudar a saúde, pois queremos e podemos fazer isso em benefício das vidas que dependem dessa mudança”, garantiu Marcos Pacheco.
O investimento na atenção básica é considerado pelo prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, importante para o Maranhão. “Parabenizamos o governador por mais um compromisso cumprido com os agentes de saúde com o cofinanciamento estadual que beneficiará tanto os profissionais, e, consequentemente, toda a população maranhense”, disse Edivaldo Holanda Júnior.
O presidente do Sindicato de Agentes Comunitários de Saúde de São Luís, Sérgio Gutemberg, pontuou que nos últimos 12 anos em que se dedica ao trabalho como agente comunitário, não havia presenciado o Governo do Estado investindo na categoria. “Esse seminário é muito importante para todos que estão aqui, pois representa, sobretudo, que estamos amparados e temos apoio para realizar nosso trabalho com satisfação, contribuindo para consolidar as atividades preventivas da atenção básica”, afirmou Sérgio Gutemberg.

Share on Google Plus

About RN

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.