Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Mesmo de recesso, presidente Brandão convoca vereadores para votar PME de Rosário



Mesmo estando de recesso parlamentar desde a última segunda-feira (22), o presidente da Câmara Municipal de Rosário, vereador Agenor Brandão (PV), convocou os vereadores para votar o Plano Municipal da Educação de Rosário.

Apesar de ser uma sessão extraordinária, mas não terá ônus para a prefeitura de Rosário. Ou seja, os vereadores não receberam pagamento extra pela realização da sessão.

 
Como o projeto tem até esta quarta-feira (24) para ser votado, no caso até amanhã, Brandão tratou de agilizar e mobilizar o parlamento a fim de que os professores e a municipalidade não sofra penalidades pelo Ministério da Educação – MEC.

Na última segunda-feira (22), o secretário municipal de educação, Joaquim Neto, apresentou todo o plano aos vereadores, após a sessão solene de encerramento dos trabalhos legislativos, do primeiro semestre de 2015.

O líder do governo Irlahi Linhares (PMDB), vereador Pedrosa Necó (PSB), teria tentado boicotar a sessão, sugerindo a vereadores que não comparecessem à sessão por que o plano precisaria sofrer alterações. Segundo os vereadores, Necó justificou que precisaria emendar pontos no plano e, que, por isso, não compareceria para votar o mesmo na sessão desta terça-feira (23), um dia antes do final do prazo.

A sessão contou apenas com a presença dos vereadores Agenor Brandão (PV), Magno Nazar (PRP), Ademar do Sindicato (PRP), Preto do Raça (PP), Kiko (PP), Carlos do Remédio (SD) e Jorge do Bingo (PTdoB).

Pedrosa Necó (PSB), Josias Santos (PMDB) e Nazareno Barros (PTdoB) faltaram.

Os vereadores Léo Cavalcante (PTB), Jardson Rocha (PP) e Sandro Marinho (PSD) foram representar o município de Rosário no projeto “Rota das emoções”, no estado do Ceará, e por isso não compareceram à sessão.

O Plano Municipal de Educação -PME estabelece regras e diretrizes para as estratégias da educação para os próximos 10 anos.

Preto do Raça lamentou a postura do líder de governo em tentar barrar a votação de um projeto de interesse do próprio governo municipal. Segundo Preto, Necó realizou manobra para que a sessão não acontecesse e o plano não tivesse sido aprovado. O vereador disse ainda que o líder ligou para vários pares, a fim de não dá quórum suficiente para a realização da sessão.

Magno disse que a prefeita encaminhou a mensagem à Câmara municipal para votar a proposta, mas, mesmo assim, membros do próprio governo não atenderam sua líder maior, que é a prefeita Irlahi.

Ademar também disse que recebeu telefonema, porém justificou que não atende pedido dessa natureza de um vereador.

O vice-líder do governo, vereador Carlos do Remédio disse que é importante priorizar a educação, principalmente a pública. Ele disse que sempre esteve do lado da educação, pois sabe que é a base para a construção da sociedade.

Kiko, por sua vez, disse que deixou compromissos importantes para comparecer à sessão.

Jorge, que está aniversariante nesta terça-feira (22), lembrou que deixou familiares e amigos em sua residência para comparecer na Câmara e votar no PME de Rosário.

Brandão aproveitou para agradecer aos vereadores que compareceram e atenderam ao chamado para votar um projeto tão importante para o município. Ele disse ainda que não aceitaria emendar o projeto, por que foi devidamente planejado, estudado e construído pelos profissionais da educação do município de Rosário, e, que, portanto, não precisaria sofrer alteração.

O presidente da câmara teve que criar uma comissão especial para analisar e dar parecer ao projeto. Após análise, o projeto foi aprovado por maioria simples.
Share on Google Plus

About Renato Viana Waquim

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.