Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Governo promove ações de assessoria técnico-pedagógica nos 30 municípios com baixo IDH

Governo do Estado, por intermédio das Secretarias de Estado da Educação (Seduc) e da Fazenda (Sefaz), iniciou, nesta segunda-feira (15), em Pedreiras, no auditório da Unidade Regional de Educação, ações de assessoria técnico-pedagógica, destinadas aos 30 municípios de menor IDH, no âmbito do Programa Escola Digna.

Técnicos da Supervisão de Temas Socioeducacionais da Seduc e da Assessoria de Desenvolvimento Institucional, da Sefaz realizarão, através de palestras e oficinas do Programa de Educação Fiscal, ações relacionadas: a descentralização dos recursos públicos, bem como a análise dos procedimentos legais e administrativos e utilização e prestação de contas dos recursos da escola. 

As ações, que serão realizadas em oito Unidades Regionais, começaram em Pedreiras, reunindo os municípios de Lagoa Grande do Maranhão, São Raimundo do Doca Bezerra, São Roberto e Santa Filomena. 

O Supervisor de Temas Socioeducacionais, Luís Câmara destacou o objetivo da ação. “O principal objetivo é garantir a efetividade da gestão financeira participativa e transparente nas escolas, tendo em vista, contribuir com a qualidade da educação pública”, ressaltou. 

A próxima regional a receber as ações será Bacabal (dias 18 e 19), contemplando os municípios de Brejo de Areia, Conceição do Lago Açu e Marajá do Sena. Logo após, em Rosário (22 e 23), e Chapadinha (25 e 26).

Escola Digna
O Programa Escola Digna integra o Plano de Ações Mais IDH, prevendo além da substituição de escolas de taipa, barro e palha por estruturas de alvenaria, a integração com a Macropolítica de Educação do estado. Encontrando-se alicerçado em seis eixos estruturantes: Ensino Médio Integrado em tempo Integral; Formação Continuada; Regime de Colaboração com os Municípios; Gestão Educacional; Avaliação da Aprendizagem e Institucional; e a transversalidade da pesquisa, ciência e tecnologias.

Além disso, o Programa encontra-se em consonância com o Plano Estadual de Educação (PEE) e articula os setores da Seduc, institucionalizando as orientações que direcionam as práticas educativas com o objetivo de construir uma escola acolhedora, democrática, participativa e inclusiva.

  
                            MUNICÍPIOS         UREs               SEDE           
Lagoa Grande do Maranhão, São Raimundo do Doca Bezerra, São Roberto e Santa Filomena.PEDREIRAS E PRESIDENTE DUTRAPEDREIRAS

Brejo de Areia, Conceição do Lago Açu e Marajá
do Sena.
BACABALBACABAL

Primeira Cruz e Santo Amaro

ROSÁRIO

ROSÁRIO
Água Doce do Maranhão, Araioses,
Milagres do Maranhão, Santana do Maranhão e Belágua.
CHAPADINHA E ITAPECURU MIRIMCHAPADINHA
Amapá do Maranhão, Centro Novo do Maranhão, Governador Newton Bello, São João do Caru e Satubinha.
ZÉ DOCA E 
SANTA INÊS
ZÉ DOCA
Pedro do Rosário, Serrano do Maranhão e Cajari.PINHEIRO E VIANAPINHEIRO
Afonso Cunha, Aldeias Altas, São João do Sóter e São Francisco do Maranhão.CAXIAS E TIMONCAXIAS
Arame, Fernando Falcão,
Itaipava do Grajaú e Jenipapo dos Vieras
BARRA DO CORDABARRA DO CORDA



Data16/06/2015
FonteAscom/Seduc.
Share on Google Plus

About RN

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.